quarta-feira, 15 de abril de 2009

O que é a dengue?




É uma doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, causada por 4 diferentes tipos de vírus. Se a pessoa for contagiada por um dos vírus terá a dengue clássica, mas se posteriormente for infectada por um dos outros vírus, terá a dengue hemorrágica que pode levar à morte.


> Quais as diferenças entre dengue clássica e hemorrágica?Dengue clássica, é digamos, uma doença benigna, semelhante à gripe, a pessoa apresenta os sintomas citados abaixo, mas após uma semana já está praticamente recuperada. Dengue Hemorrágica, é mais grave, a pessoa infectada também apresenta os sintomas abaixo mas sua principal característica é a alteração na coagulação sangüínea, como o próprio nome já diz, o doente apresenta hemorragias, que se não forem tratadas rápido podem levar à morte.


> Quais são os sintomas da dengue?
Os sintomas aparecem de 3 à 15 dias após a picada e começam com:- Súbita febre alta,- Dor de cabeça,- Cansaço intenso,- Falta de apetite,- Dores musculares,- Manchas vermelhas na pele,- Vômito,- Sangramento no nariz ou nas gengivas.


> Como a pessoa deve agir se desconfia que está com dengue?
- Procurar ajuda médica o mais rápido possível,- Beber bastante líquido,- Evitar ingerir bebidas com cafeína,- Não tomar nenhum remédio por conta própria,- Informar ao médico caso esteja fazendo uso de qualquer medicamento,- Não utilizar medicamentos antitérmicos que contenham Dipirona, medicamentos antiinflamatórios e para dor de cabeça e febre, como os que contêm ácido acetil-salicílico.


> Como evitar que o mosquito e a dengue se proliferem?
- Basicamente não deixar água parada,- Colocar terra ou areia nos pratos das plantas,- Não deixar acumular sujeira nas calhas do telhado,- Tampar caixas d'água, cisternas, barris, etc- Cobrir ou furar pneus,- Virar de boca para baixo garrafas vazias.Uma dica muito interessante e com custo zero é borra de café, você pode jogar no jardim e colocar nos pratinhos das plantas, isso faz com que os mosquitos não depositem os ovos, e mesmo que isso aconteça, eles são se desenvolverão.
Fonte - Google

Nenhum comentário: