segunda-feira, 27 de abril de 2009

Gripe Suína - Surto para "caos" da Cidade do México


Casas noturnas fecham e missas são celebradas pelo rádio para evitar aglomerações; ruas e o aeroporto ficaram vazios
Prefeito da capital mexicana cogita suspender transporte público; Banco Mundial anuncia US$ 205 milhões para combater gripe suína
FOLHA DE SÃO PAULO
A Cidade do México, que rivaliza com São Paulo em termos de caos urbano, está calada como nunca se viu. As ruas e o aeroporto estão vazios.
Há um silêncio estranho, parecido com aquele que se registra em dia de final de Copa do Mundo.A tranquilidade só é perturbada pelo ocasional "O que eles sabem que não querem contar?" aqui e ali. Mas todos sabem que o silêncio tem motivo.
A capital mexicana está tomada pelo símbolo do surto de gripe suína: as máscaras cirúrgicas. O Exército está distribuindo 6 milhões delas, que vêm sendo usadas em pontos estratégicos, como estações de metrôs e terminais de ônibus. A notícia pegou a população de surpresa. Ela chegou na noite de sexta-feira, por meio de mensagens das escola informando que as aulas ficariam suspensas até segundo aviso. Mas de forma geral não há sinais de pânico. As recomendações do presidente Felipe Calderón e das autoridades sanitárias são repetidas exaustivamente nos rádios, TVs e jornais. Não saudar com aperto de mão. Beijo, muito menos. Manter limpas maçanetas de portas, torneiras e afins. Não se automedicar. Lavar as mãos, muitas, muitas, muitas vezes ao dia. Não frequentar lugares fechados -o que não requer muito esforço, uma vez que os museus e cinemas foram fechados, e concertos e teatros, cancelados.

Nenhum comentário: