quinta-feira, 2 de abril de 2009

Filhos bons de grana


9 dicas para educar seu filho financeiramente e garantir um futuro livre de dívidas


Noção de segurança
Até que a criança complete 2 anos, você deve ajudá-la a ver o mundo como um lugar livre de perigos. Sentir-se protegida é o início para que ela se torne segura em tudo, inclusive com o dinheiro.

Só o necessário
De 2 a 4 anos, a criança precisa aprender a diferenciar o gostar, o querer e o precisar. Faça ela perceber que não precisa de tudo aquilo que é mostrado na TV.

Primeiras explicações
Dos 4 aos 6 anos, converse com seu filho sobre dinheiro. Conte para ele porque as coisas “custam o que custam”.

Início da mesada
Dos 6 aos 12 anos, a mesada está liberada. Mas, antes, mostre aos filhos que o dinheiro tem outras finalidades além do consumo, como a caridade.

Vida real
A partir dos 12 anos, já dá para abrir uma conta e, por menor que seja o valor da mesada, seu filho pode aprender a usar os cartões de débito e crédito. Só a partir dos 16 anos, em alguns bancos, é possível o adolescente usar talão de cheques.

Imagem positiva
Evite discutir sobre problemas financeiros na frente dos filhos. Isso cria neles uma imagem negativa sobre o dinheiro.

Sem chantagens
Não prometa um aumento na mesada se o seu filho cumprir a lição de casa ou outra tarefa. Assim ele pode achar que o dinheiro compensa qualquer má situação. Ele deve entender que o dinheiro não compra felicidade.

Evite o consumismo
Ensine seu filho a ter outros prazeres na vida, além de gastar no shopping, como namorar, trabalhar, fazer amigos.

Ordem no dindim
No fim do mês, peça ao seu filho para contar como gastou a mesada e o encoraje a fazer um miniorçamento para a próxima. Ensine que, se ele souber poupar, terá um futuro mais seguro.


Fonte: Como Criar Filhos Financeiramente Inteligentes, Editora Landscape, R$ 39

Nenhum comentário: