sábado, 18 de abril de 2009

DESPERDÍCIO INEXPLICÁVEL



MARIA INÊS DOLCI [defesa do consumidor]


Não aprendemos a tomar banho, a escovar os dentes e a lavar roupa e louça sem jogar, literalmente, água pelo ralo


VIVEMOS A ERA do desperdício, e isso não mudou mesmo em meio a uma das maiores crises econômicas da história moderna. Continuamos agindo como se comprar compulsivamente substituísse outras formas de gratificação pessoal, como as amizades e os demais relacionamentos afetivos.

O pior é que todos os desperdícios, de uma forma ou de outra, impactam negativamente no ambiente. Isso sem falar no acúmulo de dívidas.

Levante a mão quem não deixa várias luzes acesas em casa, nos locais em que não há ninguém.Ainda não aprendemos a tomar banho, a escovar os dentes, a lavar a roupa e a louça sem jogar, literalmente, água tratada pelo ralo. Além disso, as vassouras foram trocadas pelos jatos de água quente para a limpeza das calçadas, um crime ecológico praticado impunemente nas cidades brasileiras.

Mais exemplos?Abra o seu guarda-roupa e anote em um papel quantas peças de vestuário já não são usadas há um ou dois anos. Isso vale também para sapatos, tênis e botas.Talos, folhas e raízes de verduras são descartados no lixo, embora nutricionistas advirtam que podem e devem ser utilizados em receitas mais nutritivas.Passar a ferro somente uma ou duas camisas ou calças é doar dinheiro às empresas de energia elétrica e agredir a natureza. Assim como abrir a geladeira a cada um ou dois minutos.Ligar a TV, o som e o computador ao mesmo tempo é perda de tempo e consumo excessivo de energia.A preguiça é outra grande aliada do desperdício. Ir de carro à farmácia, à padaria ou à banca de jornal, quando uma caminhada de dez ou 15 minutos seria suficiente, ajuda a acumular quilos extras, além de torrar combustíveis.

O consumo consciente é um movimento sério e global, que nos afeta individual e coletivamente. Protege o único planeta conhecido com condições favoráveis à vida humana, enquanto reduz os buracos deixados no orçamento.

O mau exemplo, porém, mais uma vez, vem de cima, com senadores gastando milhares de reais por mês em contas de telefones celulares pagas por nós. Ou passeando de jatinho pelos céus da pátria amada, idolatrada, salve, salve!Que venham logo as campanhas para a troca de fogões e geladeiras antigas por versões mais modernas, com menor consumo de energia.

E, já que temos de estimular o consumo para evitar mais desemprego, está passando da hora de oferecer benefícios fiscais para quem trocar carros, caminhões e ônibus velhos, altamente poluentes, por veículos novos, com catalisador.Devemos também na hora de comprar um produto ou de contratar um serviço, verificar se os fornecedores já praticam e promovem o consumo consciente.

Você pode achar que, sozinho, não resolverá nada. Não é bem assim.Se em uma cidade com o mesmo número de habitantes de São Paulo cada pessoa economizar um litro de água por dia, no final serão poupados 11 milhões de litros. Já seria um bom começo

Nenhum comentário: