quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Toots Thielemans em Guaramiranga




Os amantes da boa música não têm do que se queixar nesse carnaval. Toots Thielemans, para muitos atualmente o maior músico de jazz do mundo, será a principal atração do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga na edição deste ano.

Aos 86 anos , o consagrado músico costuma lotar os festivais de jazz pelo mundo afora. Apaixonado pela música brasileira, Toots lançou THE BRAZIL PROJECT. São dois CD’s com os principais autores brasileiros, onde ele toca sua inconfundível gaita de boca ao lado de Chico Buarque, Edu Lobo, Djavan, Ivan Lins, Dori Caymmi, Gil, Caetano & Cia. As músicas naturalmente são desses compositores, os quais também cantam ao lado do prestigiado músico.

Essa não vou deixar passar. Já estou de passagem comprada e estarei presente na “fila do gargarejo” para escutar Toots ao vivo.
Cliquem no endereço abaixo, liguem as caixas e vejam o que ele é capaz. Nessa música, ao lado de Stevie Wonder ele toca Bluesette, uma de suas composições.
Sérgio Almeida Franco, Salvador/Ba
A gaita do século XX
Infojazz nr 05
Dez anos de Jazz & Blues no carnaval, na terra do sol e do forró, tinham que ser comemorados em grande estilo, com grandes nomes. O Festival foi buscar na Bélgica um dos maiores gaitistas de jazz do século XX. Toots Thielemans vem ao país para participação exclusiva no Festival em Guaramiranga e Fortaleza.
Aos 86, Toots Thielemans tem uma carreira marcada por parcerias lendárias. Tocou com Benny Goodman, Miles Davis e Milt Jackson. Gravou com Bill Evans, Ella Fitzgerald, Paul Simon, Shirley Horn, Pat Metheny, Diana Krall, Dianne Reeves e Shirley Horn. Thielemans também esteve envolvido com a música brasileira por meio do Brazil Project e da sua co-participação nos discos de Elis Regina e Ivan Lins.
Nascido em Bruxelas, em 1922, aos três anos Toots já se apresentava no bar de seus pais, tocando acordeon. Foi durante a Grande Guerra que ele descobriu o jazz e aprendeu a tocar harmônica, instrumento com o qual conquistou respeito e admiração de milhares de fãs. No final da década de 1940 caiu nas graças também dos grandes nomes do jazz, com quem passou a se apresentar.
O prazer pelos estúdios o manteve afastado do jazz por alguns anos e seu retorno aconteceu no final da década de 1960. A convite de Quincy Jones, Thielemans entrou para o selo A&M, tendo como destaque o disco “Smackwater Jack”. Sua participação nas trilhas sonoras dos filmes Midnight Cowboy, Sugarland Express e The Getaway também contribuiu para seu reconhecimento diante do público e da crítica especializada.

Nenhum comentário: