quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Luciano abriu Festival de Jazz de Guaramiranga




No ano da X edição deste que hoje é o Festival de Jazz mais antigo do país, Luciano Franco teve privilégio de fazer o show de abertura sábado último no Teatro Raquel de Queiroz na cidade serrana de Guaramiranga, sob um intenso (para os padrões cearenses) frio de 15 graus.

Grandes nomes da música instrumental nacional se fizeram presentes, a exemplo do pianista brasileiro César Camargo Mariano, que veio de Nova Iorque onde trabalha. Vale lembrar que César Camargo foi casado com a maior cantora brasileira de todos os tempos: Elis Regina. O exímio sanfoneiro Dominguinhos foi o grande homenageado do festival, fazendo um show explorando mais seu lado instrumental.

A principal atração internacional foi o fenomenal gaitista belga Toots Thielemans que se apresentou em Guaramiranga na terça-feira, mas que deixei para ver no Teatro José de Alencar, em Fortaleza, na próxima quinta-feira.

Toots, de 86 anos, um entusiasta da música brasileira, é tido como o principal nome ainda vivo desse gênero musical cultuado pelos ouvintes mais exigentes.

Na segunda foto, ao lado de Luciano, vemos o trompetista de Salvador/Ba, Joatan Nascimento, um dos principais solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia, o qual também acompanha artistas consagrados da MPB como Caetano Veloso. Joatan participa do CD RIO NOVO lançado oficialmente nesse Festival, mas que para nós já havia sido lançado na Festa de Confraternização da nossa querida AFA. Pra mim, Joatan é a grande referência da "música de verdade" que vem da Bahia. É virtuoso tanto no jazz quanto no clássico.

É importante registrar esse fato neste Blog para que nossa família e amigos recebam essa importante informação, que deverá motivar os demais, sobretudo os mais jovens, a se aperfeiçoarem naquilo que fazem para que um dia também tenham destaque pelo menos semelhante e assim, com enorme satisfação, igualmente publicarmos aqui.
Além de Joatan no trompete, acompanharam Luciano que tocou guitarra semiacústica, os seguintes músicos: Daniel Alencar (bateria), Jerônimo Neto (baixo acústico), Adriano Oliveira e Edson Távora Filho (pianos acústico e elétrico) e Bob Mesquita (sax/flauta).
Sérgio Almeida Franco, Fortaleza/Ce






























Nenhum comentário: