domingo, 15 de fevereiro de 2009

Muito além da Sala de Aula…

Autor: César Souza, Blog do Coach

Um humilde mestre de obra, em um canteiro de construção civil, uma vez me revelou na sua linguagem simples mas brilhante: - “Chefe, a gente aprende por sucção, e não por recalque”. Traduzindo: temos de focar mais na aprendizagem (sucção) que no ensino (recalque).

O máximo que um programa formal de treinamento de executivos pode fazer é provocar os participantes para debater a realidade do mundo empresarial em que vivem.

O verdadeiro aprendizado sobre liderança está muito além da sala de aula. Ocorre no dia a dia, no trabalho, em casa, na comunidade, no cinema, no clube, no lazer, nos momentos de leitura e reflexão. Na sala de aula dos programas formais, o máximo que pode ser oferecido são instrumentos que o ajudem a refletir sobre sua própria circunstância. E a buscar alternativas sobre como mudá-la.

Que é preciso adquirir novas competências a fim de garantir uma carreira de sucesso não é nenhuma novidade. O que nem todos têm certeza é sobre quais são realmente as tão sonhadas competências que as empresas de fato valorizam. E sobre onde e como aprendê-las.

Para complicar mais ainda as coisas, as empresas nem sempre conseguem disponibilizar o treinamento naquilo que as diferenciam. Verdadeiras fortunas são gastas sem conseguir produzir os resultados desejados. Continuam desvinculados das estratégias e da solução dos desafios que afligem as empresas.


Mas, o que fazer?

Nenhum comentário: