quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Pós-graduação: Stricto sensu ou lato sensu ? Qual a diferença ?

Educação continuada. Esse parece ser o binômio da vez entre os profissionais que desejam se manter sempre atualizados. É cada vez mais comum, por exemplo, que, logo após concluir a graduação, o recém-formado já se faça a pergunta: “Qual o melhor momento para iniciar uma pós-graduação?”.


Seja pelo interesse em dar continuidade aos estudos superiores ou mesmo por uma exigência atual do mercado de trabalho, a verdade é que essa modalidade de ensino está mais presente do que nunca. Praticamente, todas as instituições de ensino a oferecem, porém muitos não sabem por qual curso optar.


“A pós-graduação é o grau de ensino superior para aqueles que já concluíram curso de graduação (licenciatura ou bacharelado), seqüencial ou tecnológico e que visa aperfeiçoar pessoal docente para o ensino de nível superior, estimular o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica, além de proporcionar o treinamento de técnicos e gestores de alto padrão”, explica a coordenadora da área na Unifacs, de Salvador, professora Maria Ângela.


“Em primeiro lugar, é preciso definir se você quer optar por uma pós lato sensu ou stricto sensu. Se você ainda não sabe como fazer essa opção, responda à seguinte pergunta: o que eu quero ser? Se a resposta for: profissional de mercado, ele deve optar pelo curso lato, não deve fazer um mestrado”, orienta a professora.


De acordo com a coordenadora do núcleo de pós-graduação das Faculdades Jorge Amado, Ana Paula Varandas, os cursos lato sensu, que significam em sentido largo, amplo, compreendem as especializações e os MBAs (Master in Business Administration), sigla já aceita pelo MEC. Os cursos nesta modalidade correspondem à especialização ou aperfeiçoamento e possuem caráter eminentemente prático, com o objetivo principal dar continuidade à formação acadêmica e profissional. Têm duração máxima de 2 anos, carga horária mínima de 360 horas e custam em média, na Bahia, entre R$ 3 mil e R$ 8 mil.


Já os cursos stricto sensu, que significam em sentido restrito, têm foco não só na formação de docentes mas, principalmente, na formação de pesquisadores ou cientistas. São os Mestrados e Doutorados. O primeiro visa aprofundar a formação tanto do profissional que atua no mercado de trabalho (mestrado profissional) quanto do pesquisador que se dedica à produção científica e à docência (mestrado acadêmico).

Nenhum comentário: