domingo, 28 de outubro de 2007

Dicionário de Profissões: Administração

O administrador trabalha em praticamente todos os departamentos de uma organização. É responsável pelo planejamento de estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia da companhia. Gere recursos financeiros, materiais e humanos e lida com questões de mercado. Conduz as relações entre a empresa e os funcionários, administrando os processos de admissão, treinamento e demissão.

Organiza planos de carreira e programas de benefícios. Controla os estoques de matéria-prima e insumos, gerenciando os processos de compra. No setor financeiro, cuida de custos, orçamentos e fluxo de caixa. Pode se envolver, ainda, com a publicidade e o marketing. O administrador trabalha nos mais diversos setores – de hospitais, fábricas e escolas a organizações não -governamentais, empresas públicas e aquelas dedicadas ao comércio eletrônico.

O curso

A partir do segundo semestre de 2007, as instituições de ensino não terão mais a opção de oferecer o curso de Administração com ênfase em determinada área – administração financeira ou de recursos humanos, por exemplo. Uma resolução do MEC, datada de 2005, extinguiu as habilitações e estabeleceu que as faculdades só podem oferecer a formação geral em administração. Especialização, só na pós-graduação.

Em geral, os dois primeiros anos são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos.

O curso dura, em média, quatro anos, e o dia-a-dia não se limita às aulas expositivas. O aluno cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. Algumas escolas exigem uma monografia de conclusão de curso, além do estágio supervisionado.

Fonte: Guia do Estudante – Editora Abril

Nenhum comentário: