segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Dicas para Turbinar o Currículo


Ser claro e objetivo é a principal sugestão de especialistas para se destacar

PREPARAÇÃO DOS DADOS
Defina seu campo de atuação e personalize seu currículo para a empresa em que quer trabalhar Faça um detalhamento da experiência, destacando os aspectos mais importantes: resultados Dispense informações pessoais como dinamismo. A hora de falar sobre si é na entrevista Cuidado com erros gramaticais e de ortografia - eles são eliminatórios O currículo deve ter, no máximo, duas laudas em papel A4 branco.

PRIMEIRA IMPRESSÃO
Para o nome, recomendam-se fontes como Verdana e Arial e tamanho 12 Os dados de contato, como telefone e endereço (com bairro e CEP), devem estar atualizados. Recomenda-se fonte tamanho 10.

IDADE
Se considerar que a idade é um ponto positivo para o cargo pretendido, deixe-a no início. Caso contrário, não a mencione.

FOTO
Coloque a foto somente se a aparência for importante para o cargo, como no caso de modelos. Nunca anexe imagens na praia ou em festas.

OBJETIVO PROFISSIONAL
Escolha apenas uma área de atuação e escreva-a com fonte 14.

RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES
Pode-se escrever um texto sucinto (duas ou três linhas) no qual estejam descritas as experiências profissionais e os requisitos almejados pela empresa.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Inicie pelo último emprego, colocando as datas de início e de saída Descreva as atividades exercidas (utilizando verbos de ação em primeira pessoa) e os resultados alcançados - numéricos, no caso de possibilidade de mensuração, como na área de vendas .

FORMAÇÃO
Coloque, em primeiro lugar, a última e mais relevante formação, com datas de início e de término. Mencione o nome da instituição.

INFORMÁTICA
Inclua conhecimentos de softwares como Word ou aqueles específicos da área de atuação.

IDIOMAS
Escreva o nível de conhecimento do idioma. Destaque viagens internacionais e cursos no exterior, mencionando as datas em que foram realizados.

PRETENSÃO SALARIAL
É preferível não mencionar.

NA INTERNET
Se possível, ofereça um endereço na internet em que a empresa possa ver seu currículo mais detalhado.

DATA
Escreva a data de criação do documento.

Fontes: Marcelo Abrieli, da Curriculum.com, e Lizete de Araújo, da ABRH; e consultores

Nenhum comentário: