terça-feira, 23 de agosto de 2011

A cultura da pobreza


Miséria não é sinônimo de violência. A classe dominante e a mídia formadora de opinião, criam essa idéia de que as pessoas matam, roubam e cometem outros crimes, estando somente vinculados a sua condição de vida.

Isso se trata mais de uma questão cultural e histórica, do que exclusivamente uma questão relacionada ao capital. Podemos pegar como exemplo alguns paises da África que mesmo durante a ajuda humanitária eles sentam e dividem calmamente a comida, sendo que o nível de miserabilidade é extremo e o de violência por parte da população é mínimo.

No caso do Brasil, se trata da herança maldita e as conseqüências que Portugal gerou para nossa população, através de sua oligarquia e injustiças como a escravidão e o extermínio dos negros e dos índios.

Na época colonial foram enviados para o Brasil os parias dos lusitanos como agiotas, assassinos, prostitutas entre outros que foram expulsos de sua terra natal.

Podemos afirmar que muitos aspectos de nossa cultura começaram errado e assim permaneceram até os dias de hoje, como se fosse algo natural e que não devesse ser questionado.

Muitos políticos cometem crimes de colarinho branco (cometido por uma pessoa respeitável) e poucas vezes são cobrados e punidos. Sendo que eles são o grande câncer da sociedade. A pobreza é apenas uma fagulha de todos os males, o que falta no Brasil é respeito pela vida.

Essa miopia social afunda cada vez mais o Brasil em desgraça, e a população deve cobrar todos os tipos de melhorias. Se nada for feito, se a classe dominante não tomar alguma atitude plausível para ajudar o coletivo e entendendo esse complexo aspecto cultural, os problemas só tendem a crescer e piorar.

Fonte: http://sagaz.wordpress.com

Um comentário:

Sérgio Almeida Franco disse...

Na minha opinião, acredito que no Brasil o que alimenta a violência e também a corrupção é a certeza da impunidade. E esta quando encobre os atos da elite fomentam ainda mais o crime nas classes menos favorecidas, pois tais pessoas, de baixo nível de educação, estão apenas seguindo maus exemplos.