terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O que há de tão especial nos vinhos tintos?


Há realmente substâncias comprovadamente benéficas. Estamos falando de um tipo especial de antioxidante, o resveratrol. A ele são dedicados muitos dos louvores dos efeitos benéficos do vinho tinto como o aumento do colesterol protetor (HDL colesterol), redução do mau colesterol (LDL colesterol), redução da formação de coágulos e dilatação dos vasos sanguíneos. Todos esses efeitos estão envolvidos na prevenção das doenças cardiovasculares.

Apesar das descrições dos possíveis efeitos protetores do vinho tinto, a maioria dos estudos foi realizada em animais que receberam uma dosagem de resveratrol muito superior do que aquelas que poderiam ser alcançadas por pessoas bebendo muito além da moderação.

O resveratrol é apenas um dos antioxidantes do grupo dos polifenóis presentes no vinho tinto. Esses antioxidantes também são encontrados nas frutas vermelhas, no suco de uva, nos chocolates amargos, no alho e na cebola, conferindo a todos eles uma referência em proteção cardiovascular. O consumo sugerido para atender as recomendações de polifenóis seria 30mg/dia, ou seja, uma taça pequena de vinho tinto, 100g de cebola, 200g de frutas vermelhas, 60g de chocolate ou cerca de 2 litros de chá por dia.

Dentre todos esses alimentos, o vinho tinto talvez seja o mais estudado e com resultados mais promissores, demonstrando um provável benefício na proteção cardiovascular. Infelizmente, o consumo diário de qualquer bebida alcoólica traz consigo os riscos do abuso e da dependência, com todos os seus resultados trágicos para as famílias e para a sociedade, tornando os seus benefícios difíceis de serem avaliados, frente aos seus riscos inerentes.
Fonte: Site Comer sem Culpa

Nenhum comentário: