terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dicas de Português

A suspeita e o somatório
Por Thaís Nicoleti


“A suspeita é que houve erro na somatória de pontos.”

A frase em questão suscita duas questões gramaticais. Uma delas refere-se ao nome que se dá, em matemática, ao conjunto de somas ou à soma dos resultados de várias somas: somatória ou somatório?

Segundo a tradição, a palavra é masculina, como “relatório”, “interrogatório”, “repertório” etc., tanto que os nossos dicionários mais modernos (últimas edições de “Houaiss” e “Aurélio”) assim (e somente assim) a continuam grafando.

É sabido, porém, que popularmente a forma “somatória” é muito comum – talvez por associação ao gênero feminino de “soma” (a soma, a somatória). O fato é que o “Vocabulário Ortográfico”, da Academia Brasileira de Letras, dá guarida ao termo feminino, o que torna desnecessário corrigir essa grafia para “somatório”, como muito já se fez.

O segundo problema a comentar está no modo verbal. O substantivo “suspeita”, dado o seu valor semântico, requer na oração complementar o modo subjuntivo, que melhor exprime a ideia de incerteza: “a suspeita é quetenha havido er ro” A forma “houve”, do modo indicativo, exprime certeza: “ofato é que houve erro”.

É bom lembrar que certos mecanismos de redundância, como a concordância e o emprego do modo verbal que reafirma o valor semântico dos nomes, pertencem ao sistema da língua portuguesa, são característicos, portanto, do nosso idioma.

Abaixo o fragmento corrigido:

A suspeita é que tenha havido erro no somatório de pontos.

Nenhum comentário: