sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ovo: opção inteligente


Por Bartira Betini
Fonte: Revista Vitta, ed. 4

Ele já foi considerado o vilão da história, responsável pelo aumento do colesterol e suas consequências. Recentemente, foi absolvido e voltou balanceada. O ovo é um alimento com diversos nutrientes a fazer parte de uma alimentação essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo: vitaminas A, B e D, além de ferro, fósforo, zinco e selênio.

Outro destaque é sua grande quantidade de colina, um nutriente essencial principalmente para as grávidas, pois se relaciona com o desenvolvimento cerebral e celular, sendo importantíssimo neste período em que a mulher está gerando um novo ser.

Emagrece e sacia o apetite

Um estudo realizado com mulheres na Universidade de Louisiana, nos Estados Unidos, mostrou a relação do consumo de ovo com a perda de gordura, inclusive abdominal. Para as que consumiam ovos, a redução foi 83% superior. Além disso, estas mulheres mostraram muito mais energia em relação às que não consumiam ovos.

Outro estudo, realizado na Wane State University, em Michigan (EUA), mostrou que enriquecer o café da manhã com ovo deixa você com menos fome nas próximas refeições. Com isso, o consumo de calorias é menor até o fim do dia.

Nutritivo e saboroso

O ovo pode ser consumido de diversas formas: frito, cozido, omelete, mexido ou enriquecendo alguma receita, como bolos, molhos, pães, suflês etc. Ele é um dos alimentos mais nutritivos da natureza e excelente fonte de proteína de alta qualidade. Quase todos os nutrientes de que o corpo necessita podem ser encontrados no ovo. “Ele possui 13 vitaminas essenciais, além de minerais, proteínas de alta qualidade e antioxidantes. Tudo isso com apenas 70 calorias. O pacote de benefícios do ovo é extenso. Ele é uma escolha nutritiva. A ciência afirma: 'o ovo é benéfico à saúde'”, explica Gislenne Rocha, nutricionista do ABC Paulista.

Ovo aumenta o colesterol?

“De jeito nenhum. Um estudo recente mostrou que esta crença popular não tem fundamento. O ovo não provoca aumento de colestrol por si só. A quantidade de colesterol presente nos ovos não pode ser considerada a causa da elevação do colesterol. Alguns outros hábitos, como o consumo excessivo de gordura saturada e trans, consumo excessivo de álcool, fumo, falta de atividade física, são de fato relacionados ao aumento do colesterol”, explica Raquel Pegoraro, nutricionista de São Paulo. Gislenne Rocha cita outros estudos que sugerem o consumo de pelo menos um ovo por dia, podendo ser até dois, sem afetar a concentração de colesterol sanguíneo.

Bom substituto

O ovo pode substituir qualquer carne, seja branca ou vermelha, pois é uma proteína do mesmo grupo destes alimentos, ou seja, possui composição nutricional semelhante. Um ovo de 50g tem aproximadamente 74kcal. Não há nenhum problema em consumir ovos todos os dias e também não há nenhuma restrição semanal.

Mas, como todo alimento em excesso, ele também engorda. “A dica é sempre consumir a porção adequada a cada necessidade energética. Pensando em uma dieta de 2 mil calorias, o consumo de dois ovos no almoço, por exemplo, é o ideal”, explica Raquel Pegoraro.

Salmonela: previna-se!

· Compre sempre ovos com a casca intacta e limpa;

· Respeite a data de validade;


· Não lave os ovos antes de colocá-los na geladeira para sua conservação;

· Não quebre o ovo nas bordas dos recipientes onde eles serão colocados;

· Não separe as claras das gemas com a própria casca do ovo;

· Não deixe os ovos, nem os alimentos que contenham ovo, mais de duas horas à temperatura ambiente

Nenhum comentário: