segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Exames de rotina reduzem mortalidade feminina em 80%


O exame além de diminuir em até 80% a mortalidade pelo câncer de colo de útero, diminui também as sequelas deixadas pelo câncer de mama

No Brasil, para 2010, são esperados 18.430 novos casos de câncer de colo de útero, com um risco estimado de 18 casos a cada 100 mil mulheres. Já o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos nesse grupo. Entre as brasileiras, são esperados 49.400 novos casos em 2010, com risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres.

A boa notícia fica por conta dos exames de prevenção. Estima-se uma redução de até 80% na mortalidade causada pelo câncer de colo de útero a partir do rastreamento (realização do exame preventivo) em todas as mulheres entre 25 e 65 anos e o tratamento das lesões precursoras deste tipo de tumor. Para tanto é necessário garantir a organização, a integralidade e a qualidade do programa de rastreamento, bem como do tratamento das pacientes.

Embora seja considerado um câncer de bom prognóstico, trata-se da maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente entre 40 e 69 anos, com mais de 11 mil mortes/ano (2007). Isso porque na maioria dos casos a doença é diagnosticada tardiamente. Quanto mais cedo o tumor for descoberto, maiores são as chances de eficácia do tratamento e com menos seqüelas.

Como prevenir?

Toda mulher que já tenha iniciado sua vida sexual, principalmente as que têm entre 25 e 59 anos, devem realizar regularmente o exame preventivo ginecológico. E a cada vez que a mulher, de qualquer idade, for ao ginecologista, ela deve ser submetida ao exame clínico das mamas. O grupo entre 50 e 69 anos deve fazer, ainda, uma mamografia a cada dois anos.

Quais são as causas do câncer?

Sabe-se hoje que o surgimento do câncer do colo do útero está associado à infecção por um dos 15 tipos oncogênicos do HPV, o papiloma vírus humano. Outros fatores de risco são tabagismo, baixa ingestão de vitaminas, ter múltiplos parceiros sexuais, iniciação sexual precoce e uso de pílulas anticoncepcionais.

Câncer de mama

Com intuito de detectar as lesões malignas da mama deve ser feito o exame clínico das mamas (feito por médico ou profissional de saúde treinado) para mulheres de todas as faixas etárias. Para mulheres acima de 40 anos, esse exame deve ser realizado anualmente. Para aquelas entre 50 e 69 anos, recomenda-se a realização de uma mamografia a cada dois anos. Mulheres submetidas a esses exames devem ter acesso garantido aos demais procedimentos de investigação diagnóstica e de tratamento, quando necessário.

Fonte: http://www.bonde.com.br

Nenhum comentário: