quarta-feira, 3 de março de 2010

O verde está em alta

Comer kiwi todos os dias é um reforço e tanto contra doenças do coração e câncer. Inclua a fruta no cardápio e comprove seus benefícios

por Jamille Menezes - Revista Vida Natural




Durante muito tempo, a laranja foi considerada campeã quando se falava em vitamina C. Até que outras frutas começaram a ser mais bem estudadas e derrubaram seu império. O kiwi é uma delas. Embora sua aparência não seja das mais belas, para não dizer que é esquisita mesmo, o que esta fruta marrom e com pelos na casca tem de pouco atraente em seu visual, compensa em valor nutricional e benefícios ao organismo.

De acordo com a nutricionista Cinthia Sobral, professora do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, o kiwi é rico em vitamina C e potássio, dois importantes nutrientes. Segundo ela, o primeiro é considerado um antioxidante natural, com ação fundamental na neutralização dos radicais livres. "A vitamina C protege as células e o DNA do dano oxidativo causado pelos radicais livres, formados durante a produção de energia", explica. Outra boa notícia desse composto é que ele favorece a absorção do ferro, quando consumido junto. Para os atletas, sua propriedade antioxidante previne as lesões musculares.

Quanto ao potássio, a nutricionista conta que o mineral é importante para ajudar no controle da pressão arterial, pois facilita a dilatação dos vasos sanguíneos. O kiwi também apresenta uma quantidade razoável de fibras alimentares, em especial na polpa, que é rica em pectina. Segundo Cinthia Sobral, esta fibra regula o funcionamento intestinal e aumenta a saciedade (ótimo para quem faz dieta).

Nenhum comentário: