quarta-feira, 31 de março de 2010

30 minutos do seu dia


Esse é o tempo que você precisa reservar para cuidar melhor da saúde do corpo e da mente.

POR MARCELA CARLINI - Revista Viva Saúde

O que você faz em meia hora? Pensando na rotina frenética, pode-se dizer que neste tempo não conseguimos fazer muita coisa. Para os sortudos, que trabalham perto de casa, é o período que se leva para chegar ao escritório. Também dá para tomar um café da manhã mais reforçado, ou engolir um almoço rapidinho. Há quem utilize meia hora do dia cuidando da beleza, mas o máximo que dá para fazer é uma escova nos cabelos. Também é possível pagar uma conta, varrer o quintal, preparar um bolo, levar o cachorro para dar uma voltinha, enfim, em 30 minutos não dá para mudar o mundo, mas é possível mudar sua vida se você dedicar esse mísero tempo para praticar alguma atividade física.

Segundo a professora da academia Body Systems e personal trainer, Marcia Angeli, quando pensamos em diminuir os riscos de desenvolver doenças crônicas, melhorar o humor e ter mais energia, 30 minutos diários de exercícios físicos ajudam a tornar um sedentário em uma pessoa fisicamente ativa e, com isso, obter melhora da saúde do corpo e da mente.

Para o cardiologista e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Flávio Cure Palheiro, a prática de atividade física beneficia diversos órgãos e sistemas do organismo, melhora a condição cardiovascular, músculo- -esquelética, evita doenças, garante perda de peso, aumento de massa magra e tudo isso fornece um melhor desempenho corporal.

O especialista afirma, também, que a execução de um plano de atividade física diminui a pressão arterial, o nível de triglicérides (gorduras), o aumento dos níveis do colesterol bom (HDL) e a provável diminuição do colesterol ruim (LDL). Assim, a pessoa que se exercita regularmente sofre uma adaptação em seu organismo, sua frequência cardíaca e sua pressão arterial não sobem do mesmo modo que na pessoa sedentária.

ADEUS, SEDENTARISMO

Marcia Angeli lembra que o sedentarismo é definido como a falta e/ou ausência e/ou diminuição de atividades físicas. Considerado como a doença do século, ele é resultado direto do conforto da vida moderna (carro, escada rolante, elevador). E muitas pessoas dizem sofrer de “falta de tempo” para a prática de atividade física.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% das pessoas do mundo são sedentárias e estão sujeitas a desenvolver doenças cardíacas e obesidade. Ainda com dados da OMS, a falta de atividade física é responsável por 54% do risco de mortes por infarto cardíaco, 50% por acidente vascular cerebral (AVC) e 37% por câncer.

O indivíduo sedentário tem maior probabilidade de desenvolver problemas do aparelho cardiorrespiratório e circulatório, e mais predisposição a vários tipos de câncer, como o de cólon, pâncreas, rim e mama. Aumenta também o risco de desenvolver osteoporose, lombalgia, impotência e enfraquecimento do sistema imunológico.

Doenças do sistema endócrino, como o diabetes do tipo 2 e a obesidade, poderiam ser combatidas com a prática regular de exercícios. A doença de Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla são outras patologias que podem estar associadas à falta de exercícios.

PREPARE O SEU PLANO

Flávio Cure Palheiro lembra que entre os grupos mais sujeitos ao sedentarismo estão os idosos, as mulheres, pessoas de nível socioeconômico mais baixo e os incapacitados. Ao apresentar o Plano Nacional de Atividade Física em 2009, no Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defendeu a ideia dos 30 minutos diários. Segundo ele, o objetivo não é formar atletas, mas lembrar a população do quão importante é fazer uma caminhada todos os dias.

Durante o evento, o secretário municipal de Saúde do Rio, o cardiologista Hans Dohmann, reforçou a recomendação. Disse que meia hora de exercícios “tem mais efeitos que os remédios” na prevenção de infartos e AVC.

Para conscientizar a todos, a OMS comemora em 10 de março o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo. Mas não é preciso esperar até lá para tomar um rumo diferente em sua vida. A funcionária pública Maria José Morandi incluiu os exercícios físicos em sua rotina há três anos e não consegue mais parar. “No início eram atividades leves e espaçadas, mas com o tempo senti necessidade de fazer musculação todos os dias”. Com 48 anos, Maria José reserva pelo menos meia hora do dia para ir à academia e praticar o plano criado por seu personal. Ela confessa que seu corpo e sua saúde são outros: “Tenho mais disposição para tudo. Não sinto dores nas costas, estou menos ansiosa e meu corpo está cada dia mais bonito”, comemora.

Nenhum comentário: