quinta-feira, 8 de outubro de 2009

OBRAS RARAS

Imagem retirada do site: http://images.google.com.br/
A USP lançou um site que disponibiliza 3.000 livros para download. Ao entrar no http://www.brasiliana.usp.br/ o internauta encontra livros raros, documentos históricos, manuscritos e imagens que são parte do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, doada à universidade.
Conta inclusive com o primeiro livro impresso no Brasil.
"Este livro raríssimo é, aparentemente, o único realmente publicado no Brasil no século XVIII. Apesar do seu texto inocente, provocou violenta reação em Portugal. Seu impressor, Isidoro da Fonseca, foi preso e enviado para Lisboa e sua oficina foi apreendida. O simples fato de se poder imprimir no Brasil já constituía perigo de sedição". José Mindlin.
Da primeira tiragem deste pequeno livro, só há notícias de três: o da Biblioteca do Itamaraty, a da New York Public Library e o da coleção Rubens Borba de Morais, hoje sob a guarda da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Por essas que Rubens Borba dizia que evitava "mostrá-lo a bibliófilos novos". Completando, jocoso, "não gosto de provocar em colegas o desejo de encurtar as 'horas breves de meu contentamento". Fonte: http://www.brasiliana.usp.br/galeria/2

Nenhum comentário: