domingo, 27 de setembro de 2009

ANIVERSÁRIO DA SAC – 67 ANOS








No dia 18/09 último, estando em Fortaleza, tive a rara satisfação de assistir na companhia da minha Tia Socorro, à festa de aniversário da SAC -Sociedade de Assistência aos Cegos, instituição que é uma dádiva para os cearenses e um orgulho para nossa família, já que é dirigida pela nossa querida Josélia e que por tantos anos foi conduzida com extrema dedicação e competência pelo nosso saudoso Waldo, seu esposo, desaparecido em circunstâncias trágicas há quase três anos. A obra deixada por Waldo marcou definitivamente a história da oftalmologia cearense. Não é exagero afirmar que ela pode ser dividida em duas partes : antes e depois de Waldo Pessoa de Almeida. Na SAC isso é muito fácil se constatar.

Já fiz algumas visitas a essa importante instituição. E a cada nova visita me surpreendo com o resultado do trabalho que lá é desenvolvido. Estou para ver equipe de trabalho tão dedicada. Há fatos que de tão exemplares tornam-se até curiosos, a exemplo de colaboradores que pedem desculpas a seus superiores por terem de trabalhar nos fins de semana, então fora de seu horário de trabalho, em virtude de haver trabalhos acumulados e assim poderem atualizar eventuais tarefas. Bem curioso é esse pedido de desculpa, hein? Francamente, não é o que costumamos ver regularmente em ambientes de trabalho por esse mundo a fora, onde pessoas ficam o tempo todo olhando o relógio torcendo que chegue logo a hora de irem para casa.
















A programação desse dia festivo foi pontuada de eventos interessantíssimos e todos despertaram o total interesse dos presentes, mesmo de visitantes pouco freqüentes como é o meu caso e o de Socorro.
Foi emocionante ver a solenidade de posse dos novos acadêmicos da ALASAC – Academia de Letras e Artes da SAC. Nessa Academia têm cátedra tanto os deficientes visuais que são autores de obras literárias quanto artistas cegos de um modo geral, daí a inclusão das Artes em seus objetivos. Até lançamento de livro tivemos a oportunidade de presenciar nesse dia. Foi um livro de Ortografia dos irmãos Olímpio e Murilo Araújo, o primeiro um deficiente visual. C0mprei-o e recomendo como recomendo também o livro de poesias do Prof. Paulo Roberto Cândido de Oliveira, da SAC, o "Viagem ao Ceu Particular" que também adquiri na ocasião.















Visitamos a Sala Escura. Trata-se de um ambiente totalmente desprovido de qualquer iluminação que serve de laboratório para as aulas práticas que são ministradas na SAC. Posso afirmar que ao ter estado nessa sala, pude perceber um pouco das enormes dificuldades que os deficientes passam em sua realidade do dia a dia. Fui conduzido por um simpático aluno da SAC inteiramente cego, fruto de um acidente jogando futebol que lhe provocou um descolamento irreversível de retina. Mas naquele ambiente, pelo menos entre nós dois, naquela manhã de sexta-feira, as coisas se inverteram drasticamente, pois ele, à sua maneira de aplicado aluno da SAC, se movimentava com desenvoltura naquele ambiente onde eu não via nada além da escuridão. Conheci poucas pessoas em minha existência com tanta alegria de viver quanto aquele rapaz de quarenta anos dono de uma simpatia tão contagiante, mesmo sendo cego há cerca de cinco anos. E quanto à Sala Escura, não exagero ao dizer que após conhecê-la tive de rever alguns conceitos.

Impressionante também foi a dança de Hip Hop dos alunos deficientes visuais. A performance dançante que aquele grupo de mais de vinte garotos e garotas fez sobre aquele palco relativamente pequeno foi de arrepiar. O espetáculo dançante que vimos já seria muito difícil até para as pessoas com visão total, imaginem sendo executado por deficientes visuais.

Sugiro a quem ainda não conhece a SAC que procure um tempinho para conhecer e ver o quanto é maravilhoso o trabalho lá realizado. Claro que os serviços médicos e sobretudo cirúrgicos que lá se realizam são de extrema importância, até porque é de lá que são gerados os recursos financeiros que sustentam a casa. Porém, é impressionante a grandeza do trabalho ligado à saúde e educação, em especial aos aspectos de reabilitação psicológica de pessoas que não têm visão, sobretudo os que adquirem a cegueira quando adultos.

No meio de tanta festa com as pessoas transbordando tal alegria, é gratificante constatar o quanto nossa Josélia é querida por todos os que fazem a SAC, tanto pelos demais dirigentes, pelos funcionários e muito especialmente pelos alunos. E é evidente como naquele ambiente tão nobre se percebe em todos os lugares a grandeza da obra deixada pelo Waldo. A conclusão que se pode tirar é que a forma trágica como ele se foi, aliada à grandiosidade de seu trabalho, sem dúvida fez com que os colaboradores se desdobrassem para dar continuidade a essa obra de rara qualidade.


Visite o site da SAC : http://www.sac.org.br/

4 comentários:

Ana Paula disse...

Família,

Bom Dia!

Fui tomada por uma imensa emoção ao ler a matéria de Sérgio postou e ao acessar o site do SAC. A semeadura feita pelo Tio Waldo foi e é maravilhosa. Os frutos são colhidos quando as sementes são plantadas com Amor e Dedicação. PARABÉNS! Ana Paula e Carlos Almir

Anônimo disse...

Estivemos no SAC no dia dos namorados, onde fomos homenageados em virtude do artigo "Segredos do Amor", publicado no Diário do Nordeste.Ficamos encantados. Realmente lá se respira o amor e a dedicação. Deus abençoe a todos.
Carmen e Aldemir

Anônimo disse...

O trabalho feito pelo Waldo durante tantos anos, e sou testemunha, pois conviví mais de perto com ele durante minha infância e adolescência e pude ver sua dedicação e amor a esse trabalho, que tantos benefícios trouxe para os deficientes visuais. Tão necessitados desse pai,desse homem que mesmo já tendo feito tanto ainda tinha muito pra oferecer a sociedade.
Vera

Anônimo disse...

Em nome de todos que fazem a SAC, agradeço sensibilizada as palavras carinhosas com que nosso querido Sergio descreveu a comemoração do 67ºaniversário desta entidade.
Os homens de boa vontade que nesta instituição, empenharam suas vidas para minimizar as barreiras que impedem a inclusão, ensinaram pra nós,seus seguidores que SAC é a certeza de que Só o Amor Constroi...
Josélia