quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Quem canta seus males espanta


Saber se expressar e tocar a vida com uma atitude positiva é fundamental para promover mudanças internas


por Eugênio Mussak


É claro que as primeiras manifestações musicais não deixaram vestígios sonoros, por isso não podemos saber exatamente quando nasceu a música ou mesmo quando o ser humano começou a usar sua voz para produzir melodia. Entretanto, há registros rupestres de que o homem das cavernas já produzia alguma música que, quando associada à dança,servia para reverenciar os deuses, ganhando assim um sentido religioso.

As vitórias na guerra, o bom resultado na caça, as descobertas e os nascimentos eram celebrados com as mãos e os pés batendo ritmadamente, criando algo parecido com música, capaz de agradar aos deuses, a quem se devia agradecer para garantir a continuidade das benesses. Com o tempo surgiram madeiras trabalhadas sobre as quais se batia para obter o ritmo, dando origem aos instrumentos musicais, ao mesmo tempo que surgiam locais ritualísticos ­ os primeiros templos. Desde o começo, o som esteve ligado a um resultado já obtido, e nesse caso seria para agradecer, ou a um resultado desejado, quando então a música ajudava a alcançar algo. Portanto, parece que a música acompanhou a evolução do ser humano em função de suas necessidades e desejos.

Mas, indiscutivelmente, foram os gregos que criaram as bases da cultura musical no Ocidente. A começar pela própria palavra “música”, que deriva de mousiké, que significa “a arte das musas”, que eram as nove deusas responsáveis por inspirar a criatividade dos homens. Quando cantava, um grego estava estabelecendo uma comunicação com o divino, tornando-se, ele mesmo, um semideus.Assim sendo, seu canto servia para alcançar as coisas desejadas e também para afastar o indesejado. Daí dizermos que quem canta seus males espanta.


Como os passarinhos
Certa vez, conversando com um amigo que tem como passatempo observar pássaros livres na natureza, perguntei: “Você gosta de olhar os passarinhos cantando de felizes?” Meu amigo respondeu: “Não, eu gosto de observar os passarinhos felizes por estarem cantando”. Essa inversão na frase resume uma questão filosófica de razoável complexidade. Afinal, o passarinho canta porque é feliz ou é feliz porque canta? Meu amigo, que é o especialista, garante que a segunda frase é a verdadeira.

É claro que se trata de uma metáfora, cujo objetivo é alertar para a relação entre a atitude e o estado de espírito. O passarinho nem sequer conhece o conceito de felicidade ­ cantar é seu instinto ligado ao acasalamento, ao reconhecimento do grupo e à sobrevivência, é o que dizem os biólogos.Mas, como nem só de ciência vivemos, apelamos à poesia. Por isso preferimos acreditar na relação entre a maravilha do canto e o caráter livre, leve e feliz do passarinho. A nós, pesados bípedes presos à terra, só nos resta apreciar e almejar sua beleza e, às vezes, tentar imitar seu som ou, como fazem alguns mais invejosos, prender o passarinho em uma gaiola para manter seu canto próximo, criando o paradoxo de apreciar o símbolo da liberdade colocando-o em uma jaula.
Observada mais de perto, a metáfora do passarinho é muito forte e muito válida, pois nos ajuda a perceber que há uma íntima relação entre o que fazemos e o que sentimos. Quando afirmamos que quem canta seus males espanta, tanto podemos estar falando do canto em si, que sem dúvida pode mudar tudo, como podemos estar nos referindo à atitude, da qual derivam todas as mudanças.O que interessa é o resultado prático. A esse propósito,disse Thoreau: “Ser filósofo não é meramente ter pensamentos sutis, nem mesmo fundar uma escola. É resolver alguns problemas da vida, não na teoria, mas na prática”. Portanto, trata-se de uma idéia filosófica essa de imitar o passarinho e fazer algo feliz para então ser feliz.

Nenhum comentário: