terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Frases Irretocáveis

"Antigamente as mulheres cozinhavam igual à mãe...Hoje, estão bebendo igual ao pai!"

FRASE DA DÉCADA

(IRRETOCÁVEL)
"Antigamente os cartazes nas ruas, com rostos de criminosos, ofereciam recompensas; hoje em dia, pedem votos".

Enviado por Joseoly Moreira, Fortaleza/Ce
O que fazer quando o ambiente no trabalho está insuportável? Dividir o ambiente de trabalho com funcionários irresponsáveis, que não dispensam uma fofoca e estão sempre alerta para tudo o que acontece, com exceção das tarefas, pode se tornar uma situação desagradável. O que fazer com tamanho desconforto? Abrir um canal de comunicação com os colegas e o chefe ou pedir demissão o quanto antes? “Quando as coisas chegam em um nível de impessoalidade, tudo fica mais difícil. O correto nestes casos é abrir o diálogo, conversar com os funcionários que o aborrecem”, afirma a gerente de Planejamento de Carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Melina Graf. Ainda assim, explica a especialista, tudo irá depender da maturidade desses funcionários em receberem o chamado do profissional cuja paciência vem sofrendo com estes problemas. "Se o fofoqueiro for um amigo, ele até poderá escutar. No entanto, na maioria das vezes, esses funcionários só dão ouvidos a alguém de nível hierárquico superior". Papo com o chefe - Independentemente de o cenário na empresa não estar favorável, muitos profissionais podem optar por lidar com essa situação. Tudo isso em nome da felicidade que as tarefas e o cargo proporcionam. "Quando você está feliz no trabalho, você consegue tomar frente com ocasiões desse teor. Mas, se nada for feito, cabe uma séria conversa com o chefe", avalia Melina. De fato, se ainda assim o cenário continuar o mesmo, o profissional terá de tomar uma decisão: administrar essa situação ou buscar novos ares no mercado de trabalho. Situações - Conviver e ter um relacionamento amistoso com todos são boas atitudes a tomar, mas isso não significa se envolver em questões pessoais dos colegas de trabalho. "Se alguém contar uma fofoca, você deve ignorar e não se envolver. Não existem regras definidas, tudo dependerá da postura e do cargo de cada uma dessas pessoas irresponsáveis", opina Melina. Como tudo na vida gera resultados bons e ruins, o profissional que vem sendo afetado pelos abusos dos demais colegas pode ser taxado como excluído e virar assunto das rodas de fofocas. A dica nessa situação é simples: seja discreto e tenha jogo de cintura para saber dividir as coisas. Uma coisa, sobretudo, é certa. Quem não compartilha desse ambiente de fofoca não pode fazê-lo paralelamente ou acabará ficando marcado como mais um fofoqueiro da empresa. Fonte:cra-pe.blogspot.com

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Muito antigo, mas serve para os dias de hoje

"Se você tivesse dois apartamentos de luxo, doaria um para o partido?" - "Sim" - respondeu o militante. - "E se você tivesse dois carros de luxo, doaria um para o partido?" - "Sim" - novamente respondeu o valoroso militante. - "E se tivesse um milhão na conta bancária, doaria 500 mil para o partido?" - "É claro que doaria" - respondeu o orgulhoso companheiro. - "E se você tivesse duas galinhas, doaria uma para o partido?" - "Não" - respondeu o camarada. - "Mas porque você doaria um apartamento de luxo se tivesse dois, um carro de luxo se tivesse dois e 500 mil se tivesse um milhão, mas não doaria uma galinha se tivesse duas?" - "Porque as galinhas eu tenho." Enviado por Arlindo Almeida/Fortaleza

domingo, 29 de janeiro de 2012

Ministério das Comunicações pode interromper a transmissão do BBB

Vejam essa notícia. Até que ficamos animados que alguma coisa boa está para acontecer, com a suspensão desse programa tão nefasto que a TV brasileira lamentavelmente apresenta. Mas como se trata da "rede grobo", duvido que essa interrupção venha acontecer".


O Ministério das Comunicações informa que a interrupção dos serviços é uma das sanções que pode ser aplicada à TV Globo por causa da difusão de imagens de suposto estupro no programa Big Brother Brasil. O Ministério vai verificar se as imagens transmitidas estiveram "em desacordo com as finalidades educativas e culturais da radiodifusão", conforme exigem o Código Brasileiro de Telecomunicações e o Regulamento dos Serviços de Radiodifusão.

Nessa apuração, o primeiro passo será "identificar se o possível estupro foi veiculado na TV Globo". Já foi solicitada à TV Globo a gravação da programação veiculada nos dias 14 e 15 de janeiro de 2012, para degravação, destaca o Ministério, em nota.

Será avaliado, ainda, se as imagens transmitidas também estiveram em desacordo "com a manutenção de um elevado sentido moral e cívico, não permitindo a transmissão de espetáculos, trechos musicais cantados, quadros, anedotas ou palavras contrárias à moral familiar e aos bons costumes, expondo pessoas a situações que, de alguma forma, redundem em constrangimento, ainda que seu objetivo seja jornalístico". Se a situação de descumprimento das regras da radiodifusão for encontrada, o Ministério vai instaurar Processo de Apuração de Infração, e as sanções podem envolver multa e até mesmo a interrupção dos serviços.

No caso da tevê aberta, a fiscalização cabe ao Ministério. Quanto à tevê por assinatura, a fiscalização é da Agência Nacional de Telecomunicações(Anatel), nos termos da Lei Geral de Telecomunicações (LGT). Por isso, paralelamente, foi solicitado à Anatel que também faça também a verificação da veiculação dessas imagens nos canais de TV paga. O Ministério lembra que a emissora é outorgada concessionária do serviço de radiodifusão de sons e imagens.

Fonte : G1

Juventude, velhice

Danuza Leão


Com algum cuidado com a vaidade e a sorte de ter uma boa saúde, os anos passam e a vida (quase) não muda

Vi na Folha, terça-feira última, um belo caderno especial com o nome "Sem medo de envelhecer", e como costumo me meter em coisas para as quais não fui chamada, vou dar minha opinião.

Só que, sinceramente, não conheço bem o assunto. Vivo da mesma maneira que vivi a vida inteira; quase nada mudou. Deixei de fazer alguma coisa que fazia antes? Poucas, que não me fazem falta (a natureza é sábia), mas sei que fiquei mais impaciente com as pessoas. De resto, tudo igual, praticamente.

Tenho observado que, dependendo do país, a velhice é encarada de maneira diferente. Na Europa, por exemplo, não se refere a uma pessoa dizendo que ela é velha -nem jovem; essas palavras não são usadas quando se fala sobre alguém, seja homem, seja mulher. Ao falar, eles podem dizer eventualmente "deve ter em volta de 50" (ou 60, ou 70), e só.

O Brasil é difícil para quem não é mais uma gatinha -com os homens é diferente, é claro-, e a cada ano surge uma "safra" nova, palavra, aliás, bem deselegante; quando um novo verão se anuncia, algumas, que conseguiram alguma notoriedade no anterior, pela beleza, pelo frescor da juventude, deixam de ser famosas. Só permanecem na crista da onda as que têm um algo mais.

Com algum cuidado com a vaidade e a sorte de ter uma boa saúde, os anos passam e a vida (quase) não muda.

Todos podem -e devem- continuar trabalhando, indo à praia, viajando, dançando, comendo, bebendo, namorando, e muitos são mais felizes do que na plena juventude.

Porque sabem o que querem, não perdem tempo com o que não interessa; as mulheres, como já não têm tantas ilusões, sabem que podem ser felizes sem a necessidade de um amor, um companheiro, um marido; um homem, enfim.

Se encontrarem, ótimo, mas quando olham para trás e lembram do quanto sofreram quando se acharam apaixonadas -um homem era necessário para que uma mulher pudesse existir-, devem pensar: "ah, quanto tempo perdido".

Hoje, homens e mulheres numa faixa de idade mais alta podem fazer tudo o que querem, sem precisar nem mesmo de um amigo/a, porque são mais seguros, coisa que ninguém é quando jovem. A não ser quando desistem e passam a viver não suas próprias vidas, mas as dos filhos, e depois, as dos netos. Aí é a aposentadoria da vida, uma escolha pessoal.

A cultura brasileira é cruel no quesito idade. Dizer que uma pessoa é -ou parece- jovem é um elogio, e chamar de velho é uma maneira de insultar, geralmente usada quando não encontram outra coisa para dizer àqueles de quem não gostam, com quem não concordam.

A rigor, o assunto nem deveria existir -a não ser, é claro, para ajudar os que não podem viver com independência, precisando de cuidados especiais, o que pode acontecer com gente de qualquer idade, gente que teve a má sorte de ter problemas de saúde.

Nessa minha última viagem, percebi que em Paris, por exemplo, ninguém é apontado como gay; que seja um homem (ou mulher) que tem relações amorosas com pessoas do mesmo sexo, disso não se fala -tanto como não se fala se alguém é jovem ou não. As pessoas são como são, e ninguém perde tempo "carimbando" ninguém; simplesmente não tem importância.

Mas aqui, ai da mulher que é ou foi bonita, quando os anos vão chegando. Essas não são perdoadas, e a idade que têm é assunto de discussão, se têm dois anos a mais ou a menos.

Por isso, resolvi aumentar a minha, e se me perguntam, digo que acabei de completar 91 anos; assim, corro o risco de ouvir um "mas que incrível, não parece", o que é sempre bom de ouvir.

E como estou saindo de férias, mando um beijo e até março.

danuza.leao@uol.com.br

sábado, 28 de janeiro de 2012

Artistas do passado

Prazeres da "melhor idade"

Ruy Castro - Folha de São Paulo

RIO DE JANEIRO - A voz em Congonhas anunciou: "Clientes com necessidades especiais, crianças de colo, melhor idade, gestantes e portadores do cartão tal terão preferência etc.". Num rápido exercício intelectual, concluí que, não tendo necessidades especiais, nem sendo criança de colo, gestante ou portador do dito cartão, só me restava a "melhor idade" -algo entre os 60 anos e a morte.

Para os que ainda não chegaram a ela, "melhor idade" é quando você pensa duas vezes antes de se abaixar para pegar o lápis que deixou cair e, se ninguém estiver olhando, chuta-o para debaixo da mesa. Ou, tendo atravessado a rua fora da faixa, arrepende-se no meio do caminho porque o sinal abriu e agora terá de correr para salvar a vida. Ou quando o singelo ato de dar o laço no pé esquerdo do sapato equivale, segundo o João Ubaldo Ribeiro, a uma modalidade olímpica.

Privilégios da "melhor idade" são o ressecamento da pele, a osteoporose, as placas de gordura no coração, a pressão lembrando placar de basquete americano, a falência dos neurônios, as baixas de visão e audição, a falta de ar, a queda de cabelo, a tendência à obesidade e as disfunções sexuais. Ou seja, nós, da "melhor idade", estamos com tudo, e os demais podem ir lamber sabão.

Outra característica da "melhor idade" é a disponibilidade de seus membros para tomar as montanhas de Rivotril, Lexotan e Frontal que seus médicos lhes receitam e depois não conseguem retirar.

Outro dia, bem cedo, um jovem casal cruzou comigo no Leblon. Talvez vendo em mim um pterodáctilo da clássica boemia carioca, o rapaz perguntou: "Voltando da farra, Ruy?". Respondi, eufórico: "Que nada! Estou voltando da farmácia!". E esta, de fato, é uma grande vantagem da "melhor idade": você extrai prazer de qualquer lugar a que ainda consiga ir.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Brincando de Papai Mamãe

Joãozinho chega da escola e
vai direto à geladeira pegar o sorvete.

Sua mãe entra na
cozinha e dá aquela bronca:
-Nada disso, Joãozinho. Isso não é hora de tomar sorvete. Está quase na hora do almoço... Vá lá fora brincar!

-Mas, mamãe, não tem ninguém para brincar comigo!

A
mãe entra no jogo dele e diz:
-Tá bom, então eu vou brincar
com você. Do que é que nós vamos brincar?

-Quero brincar de
papai-e-mamãe.

Tentando não mostrar surpresa ela
responde:
-Tá certo. O que é que eu devo fazer?
-Vá para seu quarto, vista o baby-doll e se deite.

Pensando que vai ser bem fácil controlar a situação, a mãe
sobe as escadas.

Joãozinho vai até o quartinho e pega
um velho chapéu do pai. Sobe as escadas e vai até o quarto da mãe. A
mãe levanta a cabeça e pergunta:
-E o que eu faço agora?

Com um jeito autoritário, fazendo a voz grossa, Joãozinho
diz:
-Desça logo, muié, e dê sorvete ao garoto!

ADMITA: VOCÊ PENSOU NAQUILO, NÉ?

Vai Orar, Alma pecadora ! Já


Enviado por Luciano Almeida Franco, Fortaleza/CE

A Longevidade ao Alcance de Todos



Uma fórmula simples para viver mais e melhor

Ter uma vida longa e saudável não é nenhum mistério e está ao alcance de qualquer pessoa disposta a seguir uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos regulares, evitar o estresse, e usar suplementos nutrientes e antioxidantes eficazes. Quem afirma é a especialista em geriatria e longevidade Dra. Odilza Vital, que, há pelo menos 30 anos, vem defendendo a nutrição biomolecular.

De acordo com a médica, a principal preocupação dos especialistas da área não é apenas a idade cronológica - que está registrada na certidão de nascimento - mas sim a biológica, que é a soma de todas as alterações psicológicas que ocorrem durante a vida. Na proporção em que nossos tecidos são mais ou menos afetados, nossos órgãos começam a deteriorar e nosso sistema imunológico declina. O envelhecimento biológico varia de pessoa para pessoa, mas há muito o que fazer ou deixar de fazer para retardar esse processo de envelhecimento.

Na vida moderna são adquiridos diversos hábitos que contribuem para o envelhecimento precoce: uma alimentação rica em radicais livres, em gordura saturada, excesso de bebida alcoólica, fumo, excesso de sol e estresse.

Em um programa de antienvelhecimento, Dra. Odilza Vital não só alerta os pacientes para evitar esses fatores agravantes do envelhecimento, como também os estimula a praticarem a meditação, induzindo-os, muitas vezes, a buscarem uma religião.

"Procuro analisar o paciente através de uma visão holística, levando em consideração o equilíbrio do corpo, mente e espírito. A pessoa não precisa travar uma batalha contra a certidão de nascimento, mas pode seguir um programa para evitar o processo de envelhecimento precoce", afirma.

Seu parceiro em trabalhos desenvolvidos no Brasil, o médico americano Mitchel Kurk, autor do livro "Pare de envelhecer e revitalize sua vida", publicado há algum tempo no país, também segue essa mesma linha de medicina preventiva. Ele também recomenda atividade física e meditação para combater o estresse, um dos principais inimigos da longevidade e que, segundo ele, desencadeia a maioria das perturbações físicas e psíquicas do organismo. "São duas armas poderosas para uma vida revitalizada", garante.

Como retardar o envelhecimento com a ajuda de suplementos

Dra. Odilza Vital lembra que o uso adequado de suplementos alimentares é fundamental para alcançar uma vida mais longa. Há mais de oito anos ela já recomenda para pacientes o extrato de pycnogenol, substância extraída da casca do pinheiro e cujos benefícios foram apresentados apenas recentemente no congresso sobre nutrição funcional e medicina ortomolecular em São Paulo. A endocrinologista explica que o pycnogenol potencializa a ação das vitaminas C e E inibindo a formação de coágulos nas artérias, além de prevenir a arteriosclerose por sua ação vasodilatadora.

Ela lembra que outra substância - o licopeno, extraído de tomates - tem também importante função antienvelhecimento ao proteger a próstata e o aparelho cardiovascular. Novidade no Brasil, o licopeno é usado em Israel com comprovada eficiência. O licopeno, esclarece Odilza, é sempre melhor absorvido pelo organismo junto com óleos, à semelhança da vitamina E, sendo assim recomendado o uso regular de azeite extravirgem.

Hoje já se sabe, acrescenta a endocrinologista, que uma vida saudável deve sempre combinar micronutrientes com uma dieta à base de vegetais, frutas e proteínas. Ela indica aos seus pacientes unha de gato, alho, salsa, temperos verdes, que são anticancerígenos, e afirma: "Quanto mais próximo você estiver da natureza, melhor você vai se sentir".

Saiba como viver melhor

A médica fornece algumas sugestões, que são tão simples, que às vezes colocamos de lado, como os bons hábitos da alimentação, a prática de exercícios, entre outros.

Evite margarina e gordura hidronizada, que obstruem as artérias. O ideal é que se coma muito peixe. A carne vermelha em quantidade moderada, diferente do que muitos pensam, não mata ninguém. Ela é prejudicial porque geralmente é contaminada por hormônios ingeridos pelos animais. A grama que o gado come invariavelmente também já contém vários agrotóxicos, que são prejudiciais à saúde. Já o queijo amarelo, ao contrário do que pensa a grande maioria das pessoas, muitas vezes tem menos gordura que o queijo branco.

A médica lembra ainda que as frutas e legumes devem ser bem limpos e, se possível, lavados com água filtrada. Além disso, ela recomenda fazer exercícios diários e caminhadas regulares, com duração de no mínimo 30 minutos. Os exercícios e as caminhadas ao ar livre ajudam a absorver a vitamina D3, o cálcio no intestino, além de ajudar na produção de endorfina que previne a depressão e estimula o sistema imunológico.

O iogurte também é um outro grande amigo da longevidade. As pessoas intolerantes à lactose - chamado açúcar do leite, por exemplo, podem tomar iogurte, que é bastante digerível. Além disso, ele é rico em cálcio. O iogurte também possui ainda bactérias da família lactobacillus, que são benéficas para o organismo, além de ser capazes de proteger o aparelho intestinal contra infecções.

As chamadas ervas tônicas também aumentam o vigor e a energia do organismo. Alguns exemplos são a centáurea européia (Erythraea centaurium), a falsa raiz do unicórnio (Chamaelirium luteum), genciana (Gentiana lutea), a mirra (Commiphora myrrha) e o álamo branco (Populus tremuloides). A médica indica ainda a ligústica (ligusticum linneaus), conhecida na medicina chinesa por revigorar a circulação sangüínea e a energia vital das pessoas

Fonte: Site Boa Saúde

Capacidade intelectual ajuda a viver mais





Pessoas mais inteligentes estão menos sujeitas à exposição de riscos

Recentemente, pesquisadores fizeram uma descoberta surpreendente e polêmica: quanto mais baixo o nível intelectual de uma pessoa, maior o risco de ela ter vida mais curta, desenvolver doenças físicas e mentais e morrer de problemas cardiovasculares ou de causas violentas. Na edição de fevereiro a série sobre longevidade traz artigo dos psicólogos Ian J. Deary e Alexander Weiss e do epidemiologista G. David Batty, pesquisadores da Universidade de Edimburgo.

Os autores apresentam pesquisas com resultados curiosos: baixos níveis de inteligência parecem ampliar o perigo de uma pessoa sofrer danos físicos. Em estudos longitudinais, quanto menor a pontuação nos testes de capacidade intelectual, maior era a probabilidade de os voluntários cometerem suicídio, morrerem por homicídio ou desenvolverem doenças letais que poderiam ter sido evitadas. A descoberta permitiu explorar a relação entre capacidade intelectual e hospitalização por agressão, e foi constatado que homens mais inteligentes estavam menos sujeitos a sofrer violência física. Da mesma forma, o risco de se envolver em luta ou briga era, pelo menos, oito vezes maior para os que obtiveram menores pontuações nos testes. Dados de ferimentos não intencionais – como os provocados por acidentes de trânsito – também seguiram essa tendência, dobrando o risco para pessoas na extremidade da curva de distribuição de inteligência em comparação com os que estavam no topo da curva.


Fonte: Site Mente e Cérebro

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Mitos e verdades sobre sorvetes

Por Fernanda de Almeida


Não se pode tomar sorvete quando se está fazendo dieta.
MITO - sorvetes de frutas são permitidos em pequenas quantidades, e existem sorvetes que têm baixa caloria e se encaixam em uma dieta para a redução de peso.



- Ele é contraindicado quando se está resfriado ou gripado, ou quando se tem dor de garganta.
VERDADE - todo alimento gelado provoca vasoconstrição dos vasos da faringe e da laringe, e pode ser irritativo. Como reduz temporariamente o fluxo de sangue na região, pode aumentar a proliferação de bactérias anaeróbias.



- É melhor evitá-lo no inverno.
MITO - os países que mais consomem sorvete são países de clima frio na maior parte do ano, principalmente os europeus. Médicos afirmam que não há nenhum estudo que mostre que o sorvete pode ser prejudicial nessa estação do ano.



- É proibido para diabéticos.
MITO - os diabéticos podem consumir os sorvetes dietéticos (sem açúcar), com moderação.



- Os de soja são mais saudáveis.
VERDADE - além dos benefícios característicos do sorvete, ainda contêm proteína de soja, que ajuda a reduzir a taxa do colesterol ruim (LDL).


- Os de iogurte têm menos calorias.
VERDADE - Os iogurtes do tipo frozen possuem menos calorias que os sorvetes tradicionais, porque sua formulação tem baixos teores de gordura e açúcares e também por serem feitos de iogurte e não de leite ou creme de leite.



- Os industriais têm pouca qualidade.
MITO - as indústrias têm substituído ingredientes artificiais por corantes e aromatizantes naturais, pois estão conscientes de que os consumidores estão cada vez mais optando por alimentos saudáveis.



- Não pode substituir uma refeição.
MITO - não há problema, desde que as outras sejam feitas normalmente. Isso porque o alimento é rico em proteínas, açúcares, gordura vegetal ou animal, vitaminas, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais. Mas os especialistas advertem que o ideal é consumi-lo como sobremesa.


- Crianças devem tomar só sorvetes caseiros.
MITO - há sorvetes industriais tão saudáveis quanto os caseiros. Por isso, prefira os sabores de fruta, que são mais saudáveis, e compare rótulos para escolher os menos gordurosos e calóricos.



- Um sunday pode ter mais calorias e gorduras do que uma refeição.
VERDADE - um sunday completo pode chegar a mais de 500 kcal, o que é mais que um prato de salada com carne magra e arroz integral.


- Quando o sorvete é light, ele pode ser tomado à vontade.
MITO - os sorvetes light somente são reduzidos em até 25% do teor de gordura ou açúcar. Não é porque o alimento é classificado de light que pode ser consumido à vontade.



- Picolés são menos calóricos que sorvetes de massa.
VERDADE - normalmente os picolés à base de frutas são menos calóricos que os sorvetes cremosos, que são fabricados com leite e creme de leite.



- Em alguns pós-operatórios, o consumo de sorvete é indicado.
VERDADE - em tratamentos como a quimioterapia, ou em cirurgias para retirada de tonsilas, refluxo gastroesofágico, cirurgias ortodônticas etc., o consumo de produtos gelados e líquidos é recomendado. Além do valor nutritivo, por ser gelado, o sorvete é analgésico.

Fonte: Site Blog Minha Saúde

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Vamos rir um pouco

Um homem vagueava por um parque, meditando nos mistérios da vida e nos seus problemas pessoais, mas não conseguia encontrar respostas. Decidiu pedir ajuda a Deus.
— Deus, estás aí, Deus? — perguntou.
— Sim, que se passa, meu filho? — respondeu Deus.
— Posso fazer umas perguntinhas? — perguntou ele.
— Claro, meu filho. Diz.
— Deus, o que é para Ti um milhão de anos?
Deus respondeu:
— Um milhão de anos para mim é apenas um segundo.
O homem perguntou:
— Deus, o que vale para Ti um milhão de euros?
Respondeu Deus:
— Um milhão de euros para mim vale apenas um centavo.
O homem franziu as sobrancelhas e fez a última pergunta.
— Deus, podes dar-me um centavo?
— Claro, espera só um segundo

Água de coco traz diversos benefícios à saúde





















Ela hidrata, possui antioxidantes e não engorda tanto quanto se pensa

Escrito por:
Wilson Rondó
Medicina Ortomolecular e Nutrologia

Especialista Minha Vida

Há bem pouco tempo, nutricionistas, nutrólogos e todo o tipo de profissionais envolvidos com a área de alimentação - inclusive eu - recomendavam moderação no consumo de água de coco, uma das bebidas mais populares nessa época do ano em que faz mais calor. Estávamos preocupados por ela conter frutose e gorduras saturadas, substâncias que podem engordar e trazer alguns problemas à nossa saúde, e por que achávamos que seus benefícios não compensavam os seus malefícios.

Confesso que mudei e já indico a água de coco para meus pacientes sem restrições. Novas informações e pesquisas me levaram a mudar de opinião em relação a essa bebida, em especial sobre a reabilitação da gordura saturada, que deixou de ser demônio depois de reconhecidas suas qualidades.

A água de coco é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência.Mistura especial
A água de coco apresenta uma associação de substâncias que a tornam especial mesmo quando comparada com bebidas produzidas pelo homen. Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Seu conteúdo eletrolítico (mineral iônico) semelhante ao plasma humano garantiu-lhe o reconhecimento internacional como melhor reidratante oral.

Ou seja: um super sport drink incomparável a qualquer outro produto criado pelo homem com essa finalidade. É tão compatível com o corpo humano, que pode até ser injetado na veia, o que foi bastante comum durante a 1ª e a 2ª Guerras Mudiais, bem como na guerra do Vietnã, onde a falta de recursos fez os militares aprenderem sobre as qualidades únicas da água de coco quase sem querer.

Por mais que a característica hidrante dessa bebida seja a mais famosa, os benefícios que ela traz à saúde não param por aí. A água de coco, promove o equilíbrio da química corpórea, beneficiando a saúde como um todo. Ela reduz a pressão arterial e risco de doença cardíaca, previne aterosclerose, facilita as funções renais, protege contra vários tipos de câncer, facilita a digestão, o controle do níveis de glicemia no sangue, a circulação sanguínea, deixa o sistema imunológico mais ativo, possui propriedades anti-envelhecimento e ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde.

Beba água de coco: é tudo de bom!

Super saúde!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Dicas e cuidados na hora de escolher uma casa nova e se mudar

Em algum momento de nossas vidas, vamos nos deparar com a seguinte situação: procurar uma casa nova para morar. Seja para alugar ou comprar, é um trabalho que exigirá paciência, tempo e sola de sapato, para ver e rever vários imóveis, até achar aquele que será seu novo "Lar Doce Lar" . Será um local, onde iremos prepará-lo com "Harmonia e Equilíbrio", para vivermos em Paz e Alegria, seja com a família ou sozinhos. Independentemente, se esta nova casa ou apartamento for própria ou alugada, ou se for para morar com alguém ou sozinho, a preocupação com a "Harmonia e Equilíbrio", deve começar já na hora da escolha. Como consultores de Feng Shui, elaboramos uma série de dicas, recomendações e cuidados, que devemos ter na hora de escolher. Muitas das recomendações que seguem abaixo são válidas para imóveis já ocupados por outros moradores, ou seja, "usados". Mas, mesmo para aqueles que irão adquirir ou alugar imóveis sem uso, vale a pena ver e conhecer um pouco mais. Cuidados e recomendações na hora da escolha "A primeira impressão é a que fica". Ela é fundamental. Quando você for visitar os imóveis, preste muita atençao em sua intuição. Se não se sentir bem ou ficar estranho ao entrar no imóvel, pesquise bem o porquê da sensação. Volte novamente ao local. Se não sentir "firmeza", esqueça o negócio. Muitas vezes, não saberemos o motivo. Mas, que tem algo errado, com certeza, tem. Imóveis com preço de venda ou aluguel muito baixo do mercado, pode ser uma pechincha, mas certamente deve gerar certas dúvidas. "O barato hoje, sai caro amanhã". Pesquise, seja um bom detetive, converse com os vizinhos, encontre os antigos moradores. Verifique. Olhe e analise a documentação, vasculhe o máximo. Se não encontrar nada, então aproveite a pechincha. Procure saber da reputação do imóvel interessado. Numa boa conversa com a vizinhança, você saberá se a casa é afamada, ou não. Procure saber se ela tem uma imagem ruim, do tipo "assombrada", que todos que ali moram tem azar na vida, que só vivem lá pessoas estranhas ou baderneiros, ou encrenqueiros. Se a casa tiver uma fama, pense muito bem antes de mudar. Procure saber o histórico dos antigos moradores. Saber quem morou. Como era a família, sua reputação. A índole. Seu padrão energético, econômico e social é muito importante. Você irá notar que muitas casas tem fama de trazer sorte, alegria e progresso para os moradores. È uma casa muito harmoniosa e boa de se morar. Enquanto outras, temos histórias de desarmonia, desemprego, separações, tristeza, brigas e até tragédias. E, estas situações quando repetidas, irão influenciar os novos moradores. Uma das formas de quebrar este "padrão energético" é fazer uma boa reforma, ou seja, mudar todas as características do imóvel: pintura, fachada, cômodos etc. Preste muita atenção na vizinhança da nova casa. Certos vizinhos não são bem-vindos, pois sua influência é muito negativa. Evite ter como vizinho de porta, ou de parede: igrejas, hospitais, delegacias, presídios, velórios, funerárias, cemitérios, bares em que sempre há confusão, matadouro, boate, lixão etc. Estes não são locais de boas vibrações para sua casa. Muita atenção com torres de alta-tensão, torres de transmissão e recepção de TV e Rádio, antenas e torres de celular. São prejuciais as pessoas que estão muito próximas. Observe a casa em seus mínimos detalhes. Na conservação geral, por exemplo. Um imóvel mal conservado, com mofo, goteira, infiltração, rachaduras nos passa uma energia de abandono, estagnação e melancolia. Só entre nesta casa, depois de uma reforma completa. Preste muita atenção nos canos de água e esgoto da casa. Qualquer vazamento é sinal de perda de energia da casa. Esta perda poderá afetar sua vida nas seguintes áreas: prosperidade e dinheiro, problema de saúde, relacionamento amoroso e familiar, dificuldade no trabalho, desânimo e auto-estima, reconhecimento e prestígio, falta de projetos futuros etc. Verifique a fiação elétrica. Ela é importante, pois conduz eletricidade para sua casa, a energia. Se ela estiver em péssimo estado, com fios descapados, ela irá tirar energia da casa. Não esqueça de antes de entrar na casa para morar, fazer um boa limpeza energética de todos os ambientes. Boa Sorte! Vera Caballero & Franco Guizzetti Consultores e Profº de Feng Shui, Oráculos, Yoga e Bioenergias.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Sobre Elis

É a maior cantora brasileira de todos os tempos. Parecia ter um instrumento na garganta, comparável a Ella Fitzgerald ou Sarah Vaughan duas das maiores divas do jazz. Elis surgiu para a música na fase mais rica e generosa que nossa música experimentou. Foi quando surgiram Edu Lobo, Chico Buarque, Caetano, Gil, Milton Nascimento, João Bosco entre outros, uma safra de compositores jamais igualada, todos eles gravados por Elis. Tom e Vinícius, um pouco mais veteranos, faziam enorme sucesso e conquistavam o mundo, levando o melhor de nossa música para fora, com muitas de suas composições na voz de Elis.

Ouvindo as gravações de Elis nos dias atuais, temos a impressão de que a gravação foi feita ontem, dada a modernidade de sua voz e o capricho dos arranjos de César Camargo, um dos maiores músicos brasileiros, o qual tem muito reconhecimento mundo a fora

E Elis ainda tinha a virtude de lançar novos talentos. Os cearenses Belchior e Fagner, até então ilustres desconhecidos no cenário brasileiro, por exemplo, foram lançados por ela. “Mucuripe” e “Como Nossos Pais” de ambos foram algumas das músicas que alcançaram enorme sucesso na voz maravilhosa da "Pimentinha".

A bata
Lá pelos idos de 1972 estando de férias no Rio, Ita e eu encontramos Fagner num apartamento na Rua Barata Ribeiro em Copacabana, onde moravam amigos cearenses. Fagner falou que naquela semana Elis iria estrear um show no Teatro Ipanema, incluindo a sua "Mucuripe" no repertório. Ita usava uma bonita bata do rico artesanato cearense pela qual Fagner se encantou. Pediu emprestado essa bata, dizendo que a vestiria no show de Elis. A bata jamais foi devolvida... Mas isso é outra história. O fato é que "Mucuripe" ganhou as paradas de sucesso, tanto na voz de Elis como na interpretação de Fagner.


O cortejo
Lembro como se fosse hoje. Eu acabava de chegar de Fortaleza, numa viagem de carro, naquele distante janeiro de 1982, com a Ita e os três meninos ainda bem pequenos. Ao acordar no dia seguinte, liguei o rádio numa estação daqui de Salvador no noticiário quando soube da súbita morte de Elis. Quase não acreditei, sentindo a perda daquela cantora de quem eu era um ardoroso fã. Quando moramos em São Paulo, vi três vezes “Falso Brilhante” no Teatro Bandeirantes, um show antológico com Elis acompanhada de músicos excepcionais, entre eles o pianista e arranjador César Camargo Mariano, com quem Elis foi casada. Desse casamento nasceu Maria Rita, cujo timbre de voz lembra muito o da mãe.

Por uma tremenda coincidência, eu tinha uma viagem a São Paulo a negócios no dia seguinte. Ao pousar em Congonhas (nessa época ainda não existia o Aeroporto de Guarulhos), tomei um taxi. No Parque do Ibirapuera, fiquei retido no trânsito para dar passagem a um cortejo que passsava pela Avenida 23 de Maio, do qual até então eu desconhecia a razão. Tal foi minha surpresa ao entender o que se passava. Era justamente o cortejo fúnebre que levava o corpo de Elis em um carro do Corpo de Bombeiros à sua última morada. Assim, por uns dez minutos prestei minha última homenagem àquela que continua sendo a maior cantora brasileira de todos os tempos.

Agora cliquem na setinha e ouçam na Voz de Elis, “Velha roupa Colorida”, de Belchior.

video

Sérgio Almeida Franco, de Salvador/Ba

Elís, quanta saudade

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PARA REFLETIR

"Meu apelo por uma revolução espiritual não é um apelo por uma revolução religiosa." "As melhores coisas da vida, não podem ser vistas nem tocadas, mas sim sentidas pelo coração" "Se conseguirmos deixar de lado as diferenças, creio que poderemos nos comunicar, trocar idéias e compartilhar experiências com facilidade" "Se o seu coração é absoluto e sincero, você naturalmente se sente satisfeito e confiante, não tem nenhuma razão para sentir medo dos outros". "Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior." "Fale a verdade, seja ela qual for, clara e objetivamente, usando um toque de voz tranqüilo e agradável, liberto de qualquer preconceito ou hostilidade". "Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo; agora construa os alicerces" Dalai Lama

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Benefícios da vitamina B6

A piridoxina tem um papel importante na prevenção de doenças cardíacas. Sem quantidade suficiente de piridoxina, forma-se no corpo um composto chamado homocisteína. A homocisteína danifica os revestimentos dos vasos sangüíneos, abrindo caminho para a formação de placas quando o corpo tenta curar a lesão. A vitamina B6 previne essa formação, diminuindo, assim, o risco de infarto. A piridoxina baixa a pressão arterial e os níveis de colesterol no sangue e impede que as plaquetas se agreguem iniciando a formação do coágulo. Todas essas propriedades trabalham para evitar a doença cardíaca. Se as pessoas tiverem deficiência de vitamina B6, podem ficar mais suscetíveis à síndrome do túnel do carpo. Essa síndrome caracteriza-se por dor e formigamento nos pulsos após movimentos repetitivos ou esforço freqüente do pulso. A falta da vitamina pode ter um papel importante na sensibilidade ao glutamato monossódico, um intensificador de sabor. Essa sensibilidade pode provocar cefaléia, dor e formigamento das extremidades superiores, náusea e vômito. Nessas duas síndromes, a suplementação de piridoxina só alivia os sintomas quando as pessoas já tinham carência da vitamina. Sujeito a cálculos renais? A piridoxina, associada ao magnésio, previne a formação de cálculos. São necessários, geralmente, três meses de suplementação para que os níveis desses nutrientes no sangue sejam suficientes para impedir a formação dos cálculos. A vitamina B6 há muito tempo tem sido citada como uma cura para a TPM (tensão pré-menstrual). Os resultados de um estudo discordam com a questão do alívio dos sintomas, mas a maioria dos estudos confirma que as mulheres que tomam suplementos de vitamina B6 apresentam menos inchaço, dor nas mamas e acnes pré-menstruais, um problema em que nascem espinhas cerca de uma semana antes do início do ciclo. Existem fortes evidências de que a suplementação de piridoxina, começando dez dias antes do período menstrual, previne a formação da maioria das espinhas. Esse efeito deve-se ao papel da vitamina no controle dos hormônios e das prostaglandinas. Manchas na pele normalmente são causadas por um desequilíbrio hormonal, que a vitamina B6 ajuda a regular. A depressão é outro problema que pode ser conseqüência do baixo consumo de vitamina B6. Devido ao papel da piridoxina na produção de serotonina e de outros neurotransmissores, a suplementação geralmente ajuda as pessoas depressivas a se sentirem melhor, e seu humor melhora significativamente. Ela também pode ajudar a melhorar a memória nos idosos. As mulheres que fazem reposição hormonal ou tomam pílulas anticoncepcionais, normalmente, queixam-se de depressão e apresentam com freqüência deficiência de vitamina B6. A suplementação também melhora esses casos. O baixo consumo de piridoxina pode diminuir a imunidade. Vários componentes do sistema imunológico ficam um tanto preguiçosos, e os níveis críticos de prostaglandina diminuem com a ausência de vitamina B6 adequada, tornando uma pessoa mais suscetível a doenças. Os asmáticos podem se beneficiar com os suplementos de piridoxina. Estudos clínicos feitos do nutriente mostram que a gravidade e a freqüência da respiração ofegante e dos ataques de asma diminuem durante a suplementação de vitamina B6. Qualquer pessoa com dificuldade para respirar que esteja tomando o medicamento teofilina pode pensar na suplementação dessa vitamina. A teofilina interfere no metabolismo da vitamina B6. A suplementação não apenas normaliza os níveis no sangue, como também ajuda a impedir a cefaléia, ansiedade e náusea que geralmente acompanham o uso desse medicamento. A náusea e o vômito que acompanham com freqüência as primeiras fases da gestação, às vezes, respondem bem ao tratamento com piridoxina. Essa vitamina ocorre naturalmente em todos os alimentos, mas é abundante em carnes, grãos integrais e alguns outros alimentos. Fonte:http://saude.hsw.uol.com.br

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aula De Matemática

Pra que dividir sem raciocinar Na vida é sempre bom multiplicar E por A mais B Eu quero demonstrar Que gosto imensamente de você Por uma fração infinitesimal, Você criou um caso de cálculo integral E para resolver este problema Eu tenho um teorema banal Quando dois meios se encontram desaparece a fração E se achamos a unidade Está resolvida a questão Pra finalizar, vamos recordar Que menos por menos dá mais amor Se vão as paralelas Ao infinito se encontrar Por que demoram tanto os corações a se integrar? Se infinitamente, incomensuravelmente, Eu estou perdidamente apaixonado por você Tom Jobim

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Quero ser uma pessoa tão boa quanto meu cachorro pensa que eu sou
O Teu carro tem um som especial e eu posso reconhecê-lo entre mil. Os Teus passos têm um timbre de magia - eles são música prá mim - A Tua voz é o sinal maior do meu momento feliz e às vezes Tu nem precisas falar: eu "ouço" a Tua tristeza. Se vejo Tua alegria, e como isso me faz feliz ! Eu não sei o que é cheiro bom ou mau: só sei que o Teu cheiro é o melhor. De algumas presenças eu gosto, de outras, não... Mas a Tua presença é a que movimenta os meus sentidos. Tu acordado me despertas,Tu dormindo és o meu Deus em repouso e eu velo Teu sono. O Teu olhar é um raio de luz quando percebo o Teu despertar. As Tuas mãos sobre mim têm a leveza da paz. E quando Tu sais tudo é vazio outra vez ... Eu volto a esperar sempre e sempre Pelo som do Teu carro, Pelos Teus passos, Pela Tua voz, Pelo Teu estado - sempre inconstante - de humor, Pelo Teu cheiro, Pelo Teu repouso sob minha vigília, Pelo Teu olhar, Pelas Tuas mãos. E até consigo ser feliz assim ! Eu sou aquele que te espera. Eu sou o teu cão. Fonte: www.petfeliz.com.br
"Se tiver de me esquecer, me esqueça. Mas bem devagarinho." Mário Quintana

domingo, 15 de janeiro de 2012

O ESPETÁCULO DA VIDA
Que você seja um grande empreendedor. Quando empreender, não tenha medo de falhar. Quando falhar, não tenha receio de chorar. Quando chorar, repense a sua vida, mas não recue. Dê sempre uma nova chance para si mesmo. Encontre um oásis em seu deserto. Os perdedores vêem os raios. Os vencedores vêem a chuva e a oportunidade de cultivar. Os perdedores paralisam-se diante das perdas e dos fracassos. Os vencedores começam tudo de novo. Saiba que o maior carrasco do ser humano é ele mesmo. Não seja escravo dos seus pensamentos negativos. Liberte-se da pior prisão do mundo: o cárcere da emoção. O destino raramente é inevitável, mas sim uma escolha. Escolha ser um ser humano consciente, livre e inteligente. Sua vida é mais importante do que todo o ouro do mundo. Mais bela que as estrelas: obra-prima do Autor da vida. Apesar dos seus defeitos, você não é um número na multidão. Ninguém é igual a você no palco da vida. Você é um ser humano insubstituível. Jamais desista das pessoas que ama. Jamais desista de ser feliz. Lute sempre pelos seus sonhos. Seja profundamente apaixonado pela vida. Pois a vida é um espetáculo imperdível. Augusto Cury

sábado, 14 de janeiro de 2012

COMO SER FELIZ




Por Rabino Simon Jacobson


"O ser humano jamais pode ser feliz se não nutrir sua alma como faz com o corpo" - O Rebe

Como é sua vida?

Se você é como a maioria das pessoas, é feito de incontáveis pedacinhos de atividade fragmentada: exercício, trabalho, conversas, diversão, sono. Adicione as peças dia após dia, ano após ano, e terminará com uma vida inteira dividida em milhões de fragmentos, sem nenhuma conexão. A fragmentação perturba nossa paz de espírito, criando tensão e ansiedade ocultas. No decorrer do tempo, os fragmentos se acumulam e começam a sufocar sua alma, o interior que você anseia por focalizar, seu propósito e direção. Portanto, não é de se admirar que, após quarenta ou cinquenta anos mourejando através de dias tão confusos, acordamos e de repente nos perguntamos: "É isso a vida? Serei eu realmente feliz?"

Uma vida feliz é sinônimo de uma vida significativa, e todos queremos viver vidas que tenham um significado. Esforçamo-nos constantemente para deixar nossa marca na humanidade, para contribuir com algo de valor a nosso mundo.

Ao reconhecer que dentro de seu corpo há uma alma Divina, uma alma que dá um propósito a sua vida e a eleva acima das atividades mundanas da vida diária, você começa a pôr em ordem as peças de sua vida fragmentada. Você enxerga sua vida de uma perspectiva mais ampla, santificando cada momento de sua existência - não apenas enquanto está estudando ou rezando ou fazendo atos de caridade, mas mesmo enquanto está comendo e dormindo, em casa ou no trabalho, viajando ou em férias. Ao invés de continuar suas atividades diárias de forma mecânica, você descobre a Divindade dentro delas.

A chave para a felicidade: unir o corpo e a alma

Para ser uma pessoa completa e saudável, seu corpo e alma devem trabalhar em perfeita harmonia. Isso significa unir o corpo e a alma para cumprirem a missão para a qual fomos colocados na terra: levar uma vida produtiva, significativa e virtuosa tornando este mundo físico uma morada para D'us.

O corpo e a alma, entretanto, estão em constante conflito: o corpo basicamente procurando satisfazer suas necessidades, e a alma buscando transcendência e unidade. O primeiro passo para lidar com este conflito é reconhecer que ele existe, e estar consciente de duas forças distintas. Acreditar que somos uma única entidade leva à confusão e ao desespero. Um dia somos virtuosos, e no próximo, egoístas; um dia estamos motivados, no dia seguinte, procrastinamos.

A única forma de unir corpo e alma é aceitar que D'us está muito acima de nosso limitado ser. A alma, devido à sua natureza transcendente, pode elevar-se acima do egoísmo mais facilmente que o corpo, e pode disciplinar o corpo, através do estudo e da prece, a reconhecer sua verdadeira missão. Somente então o corpo pode elevar-se à sua verdadeira proeminência - quando serve como um veículo para a alma, em vez de agir sob sua própria força, com seus desejos e necessidades egoístas. Assim que o corpo reconhece o domínio da alma e faz as pazes com sua irmã gêmea, a tensão pode ser adequadamente manejada.

A felicidade exige ação

Não é suficiente reconhecer sua alma, você deve efetivá-la tornando-a parceira do corpo para ajudar o próximo em caso de necessidade, para ouvir um amigo que está sofrendo, para ajudar a fornecer comida ou roupas a alguém que não pode comprar. Estes tornam-se mais que simples atos bons; tornam-se a nutrição vital para sua alma e um meio de colocar seu corpo físico num bom uso espiritual. A verdadeira felicidade é a fusão do corpo e alma dedicados a uma causa maior, uma causa que beneficia a humanidade e dá significado e paz interior ao indivíduo neste processo.

Quando você acorda pela manhã, enquanto ainda está na cama, pense por um momento: O que significa estar acordado e vivo? Inicie cada dia com uma prece; agradeça a D'us pelo novo dia. Reconheça sua alma. Pense sobre o que gostaria de fazer para que o dia de hoje seja um dia mais significativo. Se você treinar-se para fazer isso a cada manhã, imediatamente começará a enxergar sua vida de maneira nova e mais aguçada.

Você deveria terminar seu dia da mesma forma que o começa. Ao se preparar para dormir, revise o dia e como você utilizou suas oportunidades. Reconheça que D'us o colocou aqui para um propósito, e que todas suas atividades deveriam expressar este propósito. Durma com a resolução de que, não importa quão bom - ou mau - foi o dia de hoje, amanhã será melhor. Ao fazê-lo, seu sono será mais pacífico, e seu despertar mais significativo.

"Toda pessoa tem um corpo e uma alma," diz o Rebe. "É como um pássaro e suas asas. Imagine se a ave não tivesse consciência de que suas asas lhe permitem voar, elas seriam apenas uma fardo de peso extra. Mas assim que adeja as asas, eleva-se rumo ao céu. Todos nós temos asas - nossa alma - que pode elevar-nos tão alto quanto precisamos ir. Tudo que temos de fazer é aprender a usá-las."


Fonte:www.chabad.org.br

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Benefícios e riscos do ácido acetil salicílico na prevenção de infartos e derrames.

O ácido acetil salicílico (AAS) é prescrito de forma rotineira para indivíduos com alto risco cardiovascular, no entanto seu uso não deve ser indiscriminado em pessoas que ainda não sofreram infarto do coração ou derrame cerebral.

De acordo com um estudo meta-análise que envolveu mais de 95 mil pessoas, apesar do AAS comprovadamente reduzir a chance de um infarto ou derrame, o medicamento deve ser reservado aos pacientes em que esse risco é maior do que o de ter sangramentos.

O risco de eventos cardiovasculares (infartos e derrames) caiu de 0,57% para 0,51% por ano com o uso do AAS, mas, por outro lado, o remédio aumentou a chance de sangramentos importantes de 0,07% para 0,10% por ano, o que, segundo o estudo, é estatisticamente significante.

Sabe-se que o uso do AAS traz o risco de graves hemorragias digestivas, do estômago ou do intestino grosso, que podem ocorrer de forma rápida ou lenta, e até mesmo imperceptível.

Mas existem situações em que o AAS continua sendo indispensável. É o caso dos quadros de angina. Nesses pacientes, o medicamento pode ser determinante para evitar que o trombo que causa dor provoque uma obstrução e evolua para um infarto do miocárdio.

O que ninguém discute é o valor do AAS na chamada prevenção secundária, isto é, quando o paciente já sofreu um infarto ou AVC. Nesses casos, todos devem usar o remédio para evitar um segundo evento. Hoje costuma-se receitar uma dose diária de 100 mg.

Fonte: www.bancodesaude.com.br

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

É bom ser bom

Atitudes do bem

Chega de rótulos
Basta de rotular as pessoas, como negras, gordas, calvos, velhos e etc. Basta de discriminar por classes sociais, sexo ou religião. A partir de hoje, vamos respeitar todas as diferenças. Somos todos seres-humanos e o que nos difere é nosso caráter e postura. Conheça as pessoas antes de criar pré-conceitos sobre elas.
Guardar rancor é beber veneno...
Essa lição só é possível aprender com o tempo, com a maturidade e com experiências que temos com algumas pessoas. Mas com certeza, seja qual a contrariedade que lhe fizeram o rancor só faz mal a nós mesmos. (Guardar rancor é tomar veneno e querer que a outra pessoa morra).
Diminua o ritmo
Diminua o seu ritmo, simplifique as coisas em seu dia a dia e seja gentil com você mesmo e com os outros.
Obrigado
Em algumas filosofias é quase um dever de convívio social. E não é uma questão de educação apenas, é uma questão de gentileza e gratidão. Dizer obrigado fortaleça laços e demonstra um sentimento mais que nobre. Pratique dizer Obrigado, mesmo para as coisas simples.

Fonte:www.ebomserbom.com.br

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O que me dói

O que me dói não é
O que há no coração
Mas essas coisas lindas
Que nunca existirão...
São as formas sem forma
Que passam sem que a dor
As possa conhecer
Ou as sonhar o amor.

São como se a tristeza
Fosse árvore e, uma a uma,
Caíssem suas folhas
Entre o vestígio e a bruma.

Fernando Pessoa

domingo, 8 de janeiro de 2012

Uma aula de história para os banqueiros...

Vejam que texto brilhante. Não é à toa que ele chegou ao cargo mais importante do planeta.


Barack Obama, quando exerceu a advogacia em 1995.

Se acham que já viram de tudo, não deixem de ler esta carta, de fina ironia e historicidade exaustiva, em resposta a um mero pedido de empréstimo bancário para uma organização americana sem fins lucrativos, realizado no ano de 1995 .

PEDIDO DE EMPRÉSTIMO BANCÁRIO
Um advogado de nome Barack Hussein Obama II, na época, 1995,
líder comunitário, membro fundador da mesa diretora da organização
sem fins lucrativos Public Allies, membro da mesa diretora da fundação
filantrópica Woods Fund of Chicago, advogado na defesa de direitos
civis e professor de direito constitucional na escola de direito da
Universidade de Chicago, Estado de Illinois (e atual presidente dos
Estados Unidos da América) numa certa ocasião pediu um empréstimo
em nome de um cliente que perdera sua casa num furacão e queria
reconstruí-la.
Foi-lhe comunicado que o empréstimo seria concedido logo que ele
pudesse apresentar o título de propriedade original da parcela da
propriedade que estava a ser oferecida como garantia.
O advogado Obama levou três meses para seguir a pista do título de
propriedade datado de 1803.
Depois de enviar as informações para o Banco, recebeu a seguinte
resposta:
"Após a análise do seu pedido de empréstimo, notamos que foi
apresentada uma certidão do registro predial.
Cumpre-nos elogiar a forma minuciosa do pedido, mas é preciso
salientar que o senhor tem apenas o título de propriedade desde 1803.
Para que a solicitação seja aprovada, será necessário apresentá-lo
com o registro anterior a essa data."
Irritado, o advogado Obama respondeu da seguinte forma:
"Recebemos a vossa carta respeitante ao processo nº.189156.
Verificamos que os senhores desejam que seja apresentado o título de
propriedade para além dos 194 anos abrangidos pelo presente registro.
De fato, desconhecíamos que qualquer pessoa que fez a escolaridade
neste país, particularmente aqueles que trabalham na área da
propriedade, não soubesse que a Luisiana foi comprada, pelos EUA à
França, em 1803.
Para esclarecimento dos desinformados burocratas desse Banco,
informamos que o título da terra da Luisiana, antes dos EUA terem a
sua propriedade, foi obtido a partir da França, que a tinha adquirido por
direito de conquista da Espanha.
A terra entrou na posse da Espanha por direito de descoberta feita no
ano 1492 por um navegador e explorador dos mares chamado
Cristóvão Colombo, casado com dona Filipa, filha de um navegador de
nome Perestrelo.
Este Colombo era pessoa respeitada por reis e papas e até ouso
aconselhar-vos a ler sua biografia para avaliar a seriedade de seus
feitos e intenções. Esse homem parece ter nascido em 1451 em
Gênova, uma cidade que naquela época era governada por
mercadores e banqueiros, conquistada por Napoleão Bonaparte em
1797 e atualmente parte da Região da Ligúria, República Italiana.
À ele, Colombo, havia sido concedido o privilégio de procurar uma nova
rota para a Índia pela rainha Isabel de Espanha.
A boa rainha Isabel, sendo uma mulher piedosa e quase tão cautelosa
com os títulos de propriedade como o vosso Banco, tomou a precaução
de garantir a bênção do Papa, ao mesmo tempo em que vendia as
suas jóias para financiar a expedição de Colombo.
Presentemente, o Papa – isso, temos a certeza de que os senhores
sabem - é o emissário de Jesus Cristo, o Filho de Deus, e Deus - é
comumente aceito - criou este mundo a partir do nada com as palavras
Divinas: Fiat lux que significa "Faça-se a luz", em língua latina.
Portanto, creio que é seguro presumir que Deus também foi possuidor
da região chamada Luisiana por que antes, nada havia.
Deus, portanto, seria o primitivo proprietário e as suas origens
remontam a antes do início dos tempos, tanto quanto sabemos e o
Banco também.
Esperamos que, para vossa inteira satisfação, os senhores consigam
encontrar o pedido de crédito original feito por Deus.
Senhores, se perdurar algumas dúvidas quanto a origem e feitos do
descobridor destas terras, posso adiantar-lhes que desta dúvida,
certeza mesmo, só Deus a terá por que Inúmeros historiadores e
investigadores, concluíram baseados em documentos que, Cristóvão
Colombo, nasceu em Cuba (Portugal) e, não em Gênova (Itália), como
está oficializado:
Segundo eles,
Em primeiro lugar, Christovam Colon, foi o nome que Salvador
Gonçalves Zarco, escolheu para persuadir os Reis Católicos de
Espanha, a financiar-lhe a viagem à Rota das Índias, pelo Ocidente,
escondendo assim a sua verdadeira identidade.
Segundo, este pseudônimo não aparece por acaso, porque Cristóvão
está associado a São Cristóvão, que é o protetor dos Viajantes (existe
inclusive uma ilha batizada de São Cristóvão).
Cristóvão, que também deriva de Cristo, que propaga a fé, por onde
anda, acresce que Cristo, está associado a Salvador (1º nome
verdadeiro do ilustre navegador).
Colon, porque é a abreviatura de colono e derivado do símbolo das
suas assinaturas"." ( Duas aspas, com dois pontos no meio).
Terceiro, Salvador Gonçalves Zarco, está devidamente comprovado,
nasceu em Cuba ( Portugal) e, é filho ilegítimo do Duque de Beja e de
Isabel Gonçalves Zarco.
Quarto, era prática usual na época, os navegadores darem às
primeiras terras descobertas, nomes religiosos, no caso dele, foi São
Salvador (Bahamas), por coincidência ou talvez não, deriva do seu
primeiro nome verdadeiro, a segunda batizou de Cuba (Terra Natal) e,
seguidamente Hispaniola (Haiti e República Dominicana), porque
estava ao serviço da Coroa Espanhola.
Quinto, a "paixão" pelos mares, estava no sangue da família Zarco,
nomeadamente em, João Gonçalves Zarco, descobridor de Porto
Santo (1418), com Tristão Vaz Teixeira e da Ilha da Madeira (1419),
com o sogro de "Christovam Colon", Bartolomeu Perestrelo.
Por fim, em sexto, existem ilhas nas Caraíbas, com referência a Cuba
(além da mencionada Cuba; São Vicente, na época existia a Capela de
São Vicente, da então aldeia de Cuba).
Posteriormente (Sec-XVI), foi edificada a atual Igreja Matriz de São
Vicente.
São coincidências (pseudônimo, nome das ilhas, família nobre e ligada
ao mar, habitou e casou em Porto Santo, ilha que fica na Rota das
Índias pelo Ocidente), mais do que suficientes, para estarmos em
presença de Salvador Gonçalves Zarco e, conseqüentemente do
português Christovam Colon.
Christovam Colon, morreu em Valladolid (Espanha) em 1506, tendo os
seus ossos sido transladados, para Sevilha em 1509, contudo em
1544, foram para a Catedral de São Domingos, na época colônia
espanhola, satisfazendo a pretensão testamental do prestigiado
navegador.
A odisséia das ossadas não ficaria por aqui, porque em 1795, os
espanhóis tiveram de deixar São Domingos, tendo os ossos sido
transferidos para Cuba (Havana), para em 1898, depois da
independência daquela ilha, sido depositados na Catedral de Sevilha.
Coincidência ou não, em 1877, os dominicanos, ao reconstruírem a
Catedral de São Domingos, encontraram um pequeno túmulo, com
ossos e intitulado “Almirante Christovam Colon".
Existem na Ilha da Madeira e nos Açores, pessoas da famílias Zarco,
descendentes diretos de João Gonçalves Zarco e, conseqüentemente
da mãe (Isabel Gonçalves Zarco) de Christovam Colon, disponíveis
para darem uma amostra do seu cabelo aos cientistas, para analisar o
seu DNA e, para comparar os seus resultados nas ossadas do
navegador, se, efetivamente forem as pretensões deste Banco para
certificar-se da origem do navegador.
Quanto a Deus, ainda não tenho sua biografia, somente sei que caso a
conseguisse, até o maior e mais potente computador do planeta não
seria suficiente para comportar um resumo do resumo da mesma, por
isso sugiro-vos educadamente e após muito pensar, que, por serem
banqueiros e, portanto poderosos, tentem por vossos meios.
Agora, que está tudo esclarecido, será que podemos ter o nosso
empréstimo? "
Barack Hussein Obama II
Advogado
*O empréstimo, claro, foi concedido.*

Temperos são fortes aliados na hora de queimar gorduras



Temperos antigordurinhas

Eles aceleram o metabolismo, queimam gordura e dão um sabor especial às receitas

Fonte: Revista SHAPE
Por Fernanda Cury

Só de olhar para um prato de comida você já imagina as gordurinhas acumulando na sua silhueta? Pois saiba que certos itens, além de saborosos, queimam os excessos. Isso mesmo! A ciência anda empenhada em descobrir ingredientes potentes que ajudam a eliminar os quilos extras, com benefícios à saúde, é claro. E o resultado de tantas pesquisas e estudos não poderia ser melhor: descobriram que vários temperos contribuem para secar as gordurinhas.

Como eles agem? “Alguns exigem mais energia do organismo para serem digeridos. Por isso, estimulam o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado e aumentam a temperatura corporal, facilitando a queima de gordura”, explica o nutrólogo do Instituto Nutre, Euclésio Bragança, de São Paulo.

Mas as vantagens não param por aí, não. Eles também promovem rapidamente a saciedade, evitando que você devore um pote de sorvete ou ataque aquela barra de chocolate.

Há ainda os que varrem as toxinas do organismo e evitam o acúmulo do tecido adiposo. Conheça agora os temperos queimadores de gordura, que vão dar mais sabor às suas receitas com poder emagrecedor. Aposte nesses aliados para chegar ao verão sequinha, sequinha!


CÚRCUMA - Por que vale a pena apostar? A curcumina, pigmento que dá a cor amarelada à cúrcuma, açafrão da terra ou curry (condimento muito utilizado na culinária indiana), é eficiente na queima de gordura corporal.
Curcuma-Shutterstock_Images

MOSTARDA - Por que vale a pena apostar? Funciona como um poderoso termogênico. Pesquisadores britânicos adicionaram 1/2 colher (chá) de mostarda nas refeições de um grupo de pessoas e comprovaram que o metabolismo delas acelerou em até 25%, especialmente nas 3 horas posteriores à ingestão.


VINAGRE DE MAÇÃ - Por que vale a pena apostar? “O produto que resulta da fermentação do vinho, de frutas ou cereais está sendo aclamado como agente exterminador de gordura. E isso vale para todos os tipos. Esse tempero deixa a digestão mais lenta, o que aumenta a queima de calorias”, conta Roseli Rossi.
Vinagre-Shutterstock_Images

GENGIBRE - Por que vale a pena apostar? “Esse é um tempero termogênico, ou seja, estimula o organismo a gastar mais energia”, conta a nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional, Roseli Rossi, de São Paulo.
Gengibre-Shutterstock_Images

CANELA - Por que vale a pena apostar? Segundo pesquisa da Universidade Joseph Fourier, na França, graças ao princípio ativo aldeído cinâmico, a canela, assim como o gengibre, é um eficiente termogênico: aumenta a temperatura corporal e exige maior demanda.
Canela-Shutterstock_Images

ÓLEO DE CÁRTAMO - Por que vale a pena apostar? Um produto natural que auxilia na queima de gordura, diminui o apetite e combate o colesterol ruim.
Oleo-Shutterstock_Images

LIMÃO - Por que vale a pena apostar? Pode-se dizer que é o ácido cítrico que dá ao limão os principais poderes emagrecedores. As frutas da mesma família, como a laranja e a mexerica, também carregam esse ácido. Mas o limão é campeão. E essa substância é realmente mágica.
Limao-Shutterstock_Images

SALSINHA - Por que vale a pena apostar? A salsinha, rica em clorofila e potássio, é um eficiente diurético, auxiliando na eliminação dos líquidos, prevenindo e evitando o inchaço.
Salsinha-Shutterstock_Images


PIMENTAS - Por que vale a pena apostar? Um trabalho da Universidade Laval, em Quebec, no Canadá, com cientistas do Centro de Ciências Alimentícias de Wageningen, na Holanda, mostrou que a pimenta estimula a queima de estoques de gordura. Isso graças à capsaicina, substância presente na parte esbranquiçada, onde ficam as sementes.

Saiba mais!

CÚRCUMA - organismo a mil
Segundo um estudo do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), a ingestão de compostos bioativos presentes na curcumina contribui para o consumo extra de calorias e de gorduras totais e saturadas. Pesquisadores da Universidade de Tufts (EUA) explicam ainda que o condimento evita a formação de vasos que alimentam o tecido gorduroso. Outra boa razão para incluir a cúrcuma no prato, na opinião de Andréia Naves, é sua propriedade antioxidante e anti-inflamatória, atuando na prevenção, inclusive, da compulsão alimentar. Isso porque, durante um processo inflamatório, existe uma deficiência na absorção de nutrientes que atuariam sobre a ansiedade, o apetite e o estresse, desencadeando os episódios de compulsão. “Recorrer ao tempero diminui os episódios de gula e fica mais difícil ultrapassar o limite calórico diário”, diz a nutricionista.
Quanto consumir 1 colher (café) do pó por dia. “Acrescente preferencialmente ao final dos preparos, para garantir seus benefícios, pois com o cozimento o composto perde o poder antioxidante. E utilize associada à pimenta-do-reino, para que sua absorção seja ainda melhor”, ensina Andréia.
Dica de consumo Guarde num vidro e use 1/2 colher (chá) por dia, ao fazer arroz, a sopa, no molho da salada, ou acrescente diretamente sobre a comida. Polvilhe o tempero ao final do preparo do alimento, nas principais refeições. No arroz, além de ganhar um gostinho especial, fica lindo!
Contraindicação Desde que consumida com moderação (como no caso da culinária), não há nenhum risco, pelo contrário: estudos conduzidos no Centro de Pesquisa do Câncer de Cork, na Irlanda, verificaram que a cúrcuma é capaz de matar células cancerígenas do esôfago, ou seja, é benéfica para quem possui câncer na garganta.

MOSTARDA - gás no metabolismo
“O nome mostarda deriva do latim mustum ardens, que significa ‘estar queimando’.
Quanto consumir 1 colher (sobremesa) 2 vezes ao dia. Pode ser a versão amarela ou a escura. Ainda melhor se tiver wasabi ou raiz forte na composição, pois o efeito é potencializado. Não exagere na dose, pois o molho contém açúcar.
Dica de consumo Misture-a ao tempero de saladas, carnes e aves. Além de dar um sabor especial ao prato, pode substituir o sal.
Contraindicação Não há.

VINAGRE DE MAÇÃ - fome zero
Um estudo sueco observou que pessoas que comeram um pedaço de pão molhado em vinagre antes das refeições emagreceram mais rapidamente. A conclusão dos pesquisadores é de que o ácido acético faz com que alimentos demorem mais para passar do estômago para o intestino, deixando você saciada por mais tempo. O vinagre também ajudaria a diminuir o açúcar do sangue, que aumenta quando você come carboidratos refinados. De acordo com cientistas do estado americano do Arizona, acrescentar 2 colheres (chá) de vinagre em uma refeição com carboidratos pode reduzir o índice glicêmico em 20%. Isso porque o ácido acético retarda o esvaziamento do estômago, reduzindo a velocidade com que o carboidrato entra na corrente sanguínea e, consequentemente, o acúmulo de gordura!
Quanto consumir Cerca de 3 colheres (café) por dia.
Dica de consumo Tome um copo de água morna (200 ml) misturado com 1 e ½ colher (chá) de vinagre de maçã não refinado (produto obtido através da fermentação natural da fruta) pela manhã e antes do almoço, durante 2 meses. “Essa mistura pode diminuir a circunferência abdominal em até 4 centímetros em 4 meses”, conta o nutrólogo e cardiologista Sérgio Puppin (RJ). Mas depois desse período o organismo cria resistência. “Por isso, vale a pena interromper a sequência a cada 3 semanas, descansando uma”, ensina o médico. Se preferir, use o vinagre no tempero de saladas, por exemplo.
Contraindicação O ácido acético é capaz de agredir as mucosas da parede estomacal. Em excesso, pode provocar gastrite ou úlcera. Já nas versões maçã e balsâmico, a acidez é um pouco menor. Mesmo assim, é bom não exagerar.

GENGIBRE - temperatura nas alturas
“Um estudo chinês mostra que o consumo diário de gengibre acelera o metabolismo em 20%, aumentando a queima de gordura”, diz o nutrólogo e cardiologista Sérgio Puppin, do Rio de Janeiro. Isso porque o gingerol, um dos princípios ativos, aumenta a temperatura corporal e exige maior demanda de calorias do organismo. Andréia Neves lembra ainda que a raiz é um poderoso antiinflamatório. Não é à toa que as farmácias vendem balas de gengibre para tratar dores de garganta.
Quanto consumir O ideal é 1 porção de 15 gramas.
Dica de consumo Para evitar perda de suas propriedades, é melhor ingerir o gengibre cru. “Fica ótimo se adicionado ao suco (de abacaxi, por exemplo) ou ralado como tempero na comida”, conta Roseli. Vale ainda comprá-lo em pó e acrescentá-lo a todo tipo de preparação. Esta versão também pode ser feita em casa: corte o gengibre em fatias bem finas e deixe-as secando na sombra por 1 semana; bata no liquidificador até virar pó. Consuma 1 colher (café) por dia. Ele dura até 6 meses num recipiente fechado.
Contraindicação Segundo Francine, qualquer pessoa pode consumir gengibre numa boa.

CANELA - saciou geral
Quer saber outra qualidade da especiaria? Ela diminui a fome! “A canela ajuda a equilibrar os níveis de insulina no organismo. Como o excesso desse hormônio no sangue dá a falsa sensação de que precisamos comer mais, com pitadas de canela você sente menos necessidade de lambiscar durante o dia”, explica a nutricionista Francine Souza Gomes Schmidt, de Curitiba.
Quanto consumir O ideal é 1 colher (chá) de canela por dia.
Dica de consumo Polvilhe a canela em pó sobre as frutas, como banana e maçã. Ou, se preferir, adicione-a ao leite quentinho, fica uma delícia!
Contraindicação Pode causar alergia em pessoas que são hipersensíveis, alerta Andréia.

ÓLEO DE CÁRTAMO - bye bye, excessos
Com essas promessas tentadoras, o óleo de cártamo, a cápsula mágica do momento, vem ganhando adeptas entre as mulheres que buscam uma silhueta mais enxuta. “Ele tem alta concentração de ácido linolênico, que atua principalmente na queima da gordura abdominal”, explica Roseli. Segundo o nutrólogo Euclésio, pesquisadores do Departamento de Ciência e Tecnologia Bioquímica, da Universidade Nacional de Taiwan, constataram que o óleo de cártamo tem o poder de elevar a taxa de catabolismo das gorduras, pois aumenta a atividade da lipoproteína lipase, que tem a função de quebrar as moléculas de gordura. Quanto consumir De 2 a 3 cápsulas de 100 mg por dia.
Dica de consumo Geralmente é oferecido em forma de cápsulas.
Contraindicação Segundo Roseli Rossi, o óleo de cártamo não tem nenhum efeito colateral.

LIMÃO - xô, gordura
“O ácido cítrico tem ação adstringente, agindo como se fosse um detergente que dissolve toxinas e gorduras. O sabor azedo dá a ideia de que a fruta é capaz de aumentar a acidez no organismo. Mas não é o que acontece: o limão tem ação alcalinizante (outro mérito do ácido cítrico) e, por isso, deixa o pH do sangue e de outros líquidos corporais menos ácidos. Isso favorece o funcionamento do metabolismo e do organismo como um todo, facilitando a perda e a manutenção do peso. Por ter ação antisséptica (de novo, por causa do ácido cítrico), ele ainda combate os microrganismos inimigos que provocam fermentação no estômago e no intestino. Ou seja, é um alimento que pode evitar o acúmulo de gases. E se o seu intestino anda preguiçoso, é mais um motivo para você aderir à fruta, que, segundo a química ConceiçãoTrucom, autora do livro O poder de cura do limão (Editora Alaúde), tem um leve efeito laxativo.
Quanto consumir Três limões por dia são suficientes para você perder peso de maneira segura.
Dica de consumo “Esprema 1 limão num copo d’água, como se fosse uma limonada sem açúcar. Beba em jejum, 30 minutos antes do café da manhã, para que a ‘faxina’ não seja prejudicada por nenhum alimento sólido. Repita a receita de 10 a 15 minutos antes do almoço e do jantar”, ensina Sérgio. Mas se preferir, use a fruta para temperar salada, peixe, carne assada e lentilha.
Contraindicação Dependendo do organismo, a ingestão exagerada de limão pode agredir o estômago.

SALSINHA - faxina interna
Uma dos grandes obstáculos do processo de emagrecimento é o acúmulo de substâncias inflamatórias que o próprio tecido adiposo produz. A salsinha ajuda na eliminação dessas toxinas e auxilia na perda de peso”, explica Roseli.
Quanto consumir À vontade. Para ter efeito, no entanto, é preciso ingerir pelo menos meio maço por dia.
Dica de consumo Picada, adicionada em saladas ou no preparo de pratos quentes, como massas, assados, cozidos e risotos. Também pode ser usada em forma de chá (no mínimo 3 xícaras ao dia).
Contraindicação Não há.

PIMENTAS - têm poder de fogo!
Elas estimulam a queima de estoques de gordura. Isso graças à capsaicina, substância presente na parte esbranquiçada, onde ficam as sementes. O mecanismo é simples. Para quebrar os nutrientes dos alimentos e absorvêlos, o aparelho digestivo trabalha duro e gasta muito combustível. A capsaicina estimula o organismo a se abastecer usando os depósitos gordurosos. Esse processo aumenta a temperatura corporal e, para diminuí-la, lá se vão mais calorias. “Um trabalho do Instituto Politécnico de Oxford (EUA) mostrou que a pimenta aumenta o metabolismo em 20%, além de retirar gorduras das artérias”, conta a nutricionista Francine Souza Gomes Schmidt, do Paraná. E ela ainda reduz a fome porque estimula o sistema nervoso a liberar noradrenalina e adrenalina, que atuam na diminuição do apetite. O condimento também age sobre a colecistoquinina, hormônio relacionado à saciedade.
Quanto consumir Até 3 g por dia. Isso equivale de 5 a 10 gotinhas do molho de pimenta nas refeições, algumas rodelas in natura ou cozidas. A mais indicada é a pimenta vermelha (caiena). Quanto mais ela arder na boca, melhor será o resultado.
Dica de consumo Tempero de carnes, massas e saladas, na forma de molhos, conservas ou crua. Quem não consegue comer por causa do sabor, pode consumir em cápsulas.
Contraindicação Hemorroidas e gastrite. Pode irritar as mucosas e as paredes das veias, provocando ardor.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Recomeçar (Volver a Comenzar)

Tânia Mara

Despertar, sob a luz de um novo dia e renovar
Encontrando nova força para Amar
Em tempos difíceis

Descobrir
Sem querer o quanto é frágil
Decidir
Escolhendo cada passo onde ir
Num futuro incerto

Não é fácil, prosseguir apagando da memória
Tudo aquilo que fez a nossa história
Nossa vida de novo começar

Eu canto ao vento
Que beija os meus cabelos num alento
Eu canto ao mar
Que apaga os meus sentidos, e me faz
Recomeçar

Decidi avançar o meu caminho
Sem deixar
Que o passado, o destino, possam destruir
Uma vida honesta

Revirar
Alegrias e lamentos
Entender, que só mesmo o próprio tempo
Nos dará, todas as respostas

Não é fácil, prosseguir apagando da memória
Tudo aquilo que fez a nossa história
Nossa vida de novo começar

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Acreditar em Deus faz bem para a saúde, reconhece a ciência

O médico Andrew Newberg autor do livro Why God Won`t Go Way (“Por que Deus não vai embora”), por meio de tomografias computadorizadas pesquisa como a oração e a meditação se manifestam no cérebro. Para o médico americano, especializado na neurofisiologia da experiência religiosa, a religião faz bem para a saúde e a explicação desta afirmação está na arquitetura neurológica do cérebro humano.

Andrew acredita que um médico terá mais chances de conquistar a confiança de um paciente, e consequentemente ser bem-sucedido nos tratamentos, se mortrar-se firmado em sua crença, por esta razão, julga necessário cursos de teologia e de princípios das religiões para os profissionais da área de saúde.

“Acho que a religião nunca se separou completamente da medicina (…). A saúde e o bem-estar de um paciente dependem bastante da capacidade do médico de lidar com sua fé e religiosidade, e não apenas com seu quadro clínico. Os dois aspectos estão interligados.”

A pesquisa:

O estudo revela que as experiências religiosas envolvem emoção e conhecimento, distribuindo-se por várias estruturas. Sendo estas estruturas:

Lobo Frontal: Parte do cérebro que determina nossas vontades;
Região do Lobo Parietal: responsável por controlar nosso senso próprio;
Sistema Límbico e Hipotálamo: responsáveis pelas reações emotivas.

O efeito dessas experiências ligadas a religião e fé, podem ser percebidos nas mudanças hormonais e nos sistemas imunológico e nervoso autônomo, que levam a diminuição dos batimentos cardíacos, pressão sanguínea e estresse. Um grande número de estudos aponta que a religiosidade resulta em benefícios para a saúde.

Há evidências de que pessoas que praticam o ato de oração meditação estão associadas a quadros de redução da tensão muscular e de menor incidência de doenças coronarianas, apresentando redução da ansiedade, da depressão e da irritabilidade, e aprimoramento da capacidade de aprendizagem, da memória e da estabilidade emocional..

Uma pesquisa com um grupo de pacientes operados do coração mostrou que a incidência de mortes durante o período de recuperação era maior entre os que não praticavam nenhuma fé. Outro estudo, feito com mulheres negras com câncer de mama, mostrou que as que não pertenciam a nenhuma religião tinham tendência a viver menos.

Para o médico americano não há uma afirmação “se foi Deus quem criou o cérebro ou se é o nosso cérebro que cria Deus”. “Pode-se dizer que o cérebro humano tem duas funções básicas a serem consideradas sob as perspectivas biológica e evolucionária: auto-preservação e auto-transcendência”, relata ele. Nessas funções básicas é segundo ele estão interligadas a razão da fé e crença em um ‘Ser maior’.

A auto-preservação:

É a função de sobrevivência do indivíduo. Para nos manter vivos, o cérebro nos afasta dos perigos. A religião também tem funções importantes nesse sentido: promove comportamentos de vida sustentáveis e ajuda a desenvolver e manter sociedades e famílias voltadas para nossa proteção.

A Autotranscendência:

é nossa necessidade natural de passar de um estágio para outro, sendo a religião a expressão máxima de trancedencia, estimulando a evoluir cada vez mais como ser humano, para alcançar no final da vida o desejado encontro com Deus (segundo o cristianismo).

Fonte: www.gospelmais.com.br

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A Diferença entre ENGENHOSIDADE e INTELIGÊNCIA

1 - UMA CANETA PARA O ESPAÇO.

Quando, antes dos anos 60, a NASA iniciou o envio de astronautas para o
espaço, advertiram que as suas canetas não funcionariam à gravidade
zero, dado que a tinta não desceria à superfície onde se desejaria
escrever.

Ao fim de 6 anos de testes e investigações, que exigiu um gasto de 12
milhões de dólares, conseguiram desenvolver uma esferográfica que
funcionava em gravidade zero, debaixo de água, sobre qualquer
superfície incluindo vidro e num leque de temperaturas que iam desde
abaixo de zero até 300 graus centígrados.

Os Russos, por seu lado, descartaram as canetas e, simplesmente deram
lápis às suas tripulações para que pudessem escrever sem problemas.

2 - O EMPACOTADOR DE SABONETES:

Em 1970, um cidadão japonês enviou uma carta a uma fábrica de
sabonetes de Tókio, reclamando ter adquirido uma caixa de sabonetes
que, ao abri-la, estava vazia. A reclamação colocou em marcha todo um
programa de gestão administrativa e operacional; os engenheiros da
fábrica receberam instruções para desenhar um sistema que impedisse
que este problema voltasse a repetir-se. Depois de muita discussão, os
engenheiros chegaram ao acordo de que o problema tinha sido desencadeado
na cadeia de empacotamento dos sabonetes, onde uma caixinha em movimento
não foi cheia com o sabonete respectivo.

Por indicação dos engenheiros desenhou-se e instalou-se uma
sofisticada máquina de raios "X" com monitores de alta resolução,
operada por dois trabalhadores encarregados de vigiar todas as caixas de
sabonete que saíam da linha de empacotamento para que, dessa maneira se
assegurasse de que nenhuma ficaria vazia. O custo dessa máquina superou
os 250,000 dólares.

Quando a máquina de raios "X" começou a falhar ao fim de 5 meses de
operação nos três turnos da empresa, um trabalhador da área de
empacotamento pediu emprestado um ventilador de 50 dólares e o apontou
para o final da passadeira transportadora. À medida que as caixinhas
avançavam nessa direção, as que estavam vazias saíam voando da linha
de empacotamento, por estarem mais leves.

ESTÁ É A DIFERENÇA ENTRE INTELIGÊNCIA E ENGENHOSIDADE.

Enviado por Arlindo Almeida/Fortaleza

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Use protetor solar: Brasil pode ter 134 mil casos de câncer de pele em 2012

Inca recomenda uso de protetor solar nas férias; Brasil pode ter 134 mil casos de câncer de pele em 2012

Paula Laboissière
Da Agência Brasil, em Brasília

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que o Brasil deve registrar este ano 134.170 novos casos de câncer de pele – 62.680 em homens e 71.490 em mulheres. A doença responde por 25% do total de tumores malignos detectados no país e é o tipo de câncer mais comum em pessoas com mais de 40 anos. A recomendação é que as pessoas estejam atentas para o uso do protetor solar, sobretudo durante o período de férias de verão.

A orientação, de acordo com o Inca, é aplicar o filtro solar meia hora antes de sair de casa e reapliá-lo a cada duas horas. O protetor também deve ser reforçado após mergulhos ou em casos de suor intenso. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas do câncer de pele.

Outro conselho é o uso de roupas confeccionadas com tecidos que têm proteção solar, produzidos com tecnologia especial. Alguns desses materiais, segundo o órgão, chegam a bloquear 98% dos raios ultravioleta.

Em relação ao fator de proteção solar (FPS), a indicação é utilizar, no mínimo, filtro solar número 15. É preciso ainda evitar a exposição ao sol entre as 10h e as 16h, além de usar chapéus, guarda-sol e óculos escuros.

Pessoas que trabalham em exposição direta ao sol, como salva-vidas, pescadores e vendedores ambulantes de praia, estão mais suscetíveis à doença e devem redobrar os cuidados.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ARILDO FAZ ANIVERSÁRIO


Feliz Aniversário

Alguma coisa está acontecendo,
olhei para o céu, cadê as estrelas???
o sol sumiu;
a lua partiu.........

Sumiram as rosas dos jardins,
Sumiram os peixinhos do mar,
E o vento deve estar soprando em outro lugar......

Em busca de ajuda,
procurei os anjinhos,
e nem eles consegui encontar.
Quando de repente um deles,
eu vi tentando escapar.......

Não exitei, e fui logo perguntando:
Anjinho, anjinho: -O que está acontecendo???
E o anjinho mesmo que apressado,
respondeu ao meu chamado:
-Meu rapaz, você não tem do que se preocupar,
todos saíram para comemorar,
o aniversário da pessoa mais linda.......deste lugar......

Fernando Finatti

Arildo, Feliz Aniversário,e um GRANDE ABRAÇO de todos que fazem a AFA.
Deus o Abençõe!


A Diretoria

domingo, 1 de janeiro de 2012

ANIVERSARIANTES DE JANEIRO


Janeiro

02 Arildo Santos Almeida sócio
02- Carmen Tereza-Monteiro sócia
06-Raul-sócio
08- Ana Cristina Paiva Mendes
14- Alfrânia Chagas Almeida
22-José Luciano Almeida Franco
29-Déa de Almeida Azicoff
31-Priscila-sócia


FAZER ANIVERSÁRIO
Fazer aniversário é ter a certeza de que ao menos uma vez ao ano a vida será vista de uma maneira diferente.
Fazer aniversário é brincar de crescer e quem sabe mais tarde virar "gente".
É sorrir sem ter motivo ou chorar pela mesma coisa.
É ter de novo a certeza de que os sonhos ainda poderão se realizar.
É reconhecer que amigos se importam com a sua importância.
É contar o tempo que se viveu e o que se deixou de viver.
É luz na escuridão.
É lembrar da vitória de um dia ter sido embrião.
É aprender a valorizar o tempo.
É contar com a presença dos ausentes.
É tornar novo o que se fez velho.
É fazer do novo o sempre.
Enfim,fazer aniversário é contar, os minutos, as horas os dias meses e anos,e muito mais que tudo isso,
Fazer aniversário é saber que só se nasce uma vez e que por isso a oportunidade de viver é única e isso torna o valor da vida sem valor, porque Fazer aniversário é viver sem preço, mas viver feliz.


Lyndcey Lee

A AFA deseja a Todos um Feliz Aniversário, com muita Paz, Amor e Saúde. Deus abençõe a Todos!

A Diretoria