quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Mitos e verdades sobre sorvetes

Por Fernanda de Almeida


Não se pode tomar sorvete quando se está fazendo dieta.
MITO - sorvetes de frutas são permitidos em pequenas quantidades, e existem sorvetes que têm baixa caloria e se encaixam em uma dieta para a redução de peso.



- Ele é contraindicado quando se está resfriado ou gripado, ou quando se tem dor de garganta.
VERDADE - todo alimento gelado provoca vasoconstrição dos vasos da faringe e da laringe, e pode ser irritativo. Como reduz temporariamente o fluxo de sangue na região, pode aumentar a proliferação de bactérias anaeróbias.



- É melhor evitá-lo no inverno.
MITO - os países que mais consomem sorvete são países de clima frio na maior parte do ano, principalmente os europeus. Médicos afirmam que não há nenhum estudo que mostre que o sorvete pode ser prejudicial nessa estação do ano.



- É proibido para diabéticos.
MITO - os diabéticos podem consumir os sorvetes dietéticos (sem açúcar), com moderação.



- Os de soja são mais saudáveis.
VERDADE - além dos benefícios característicos do sorvete, ainda contêm proteína de soja, que ajuda a reduzir a taxa do colesterol ruim (LDL).


- Os de iogurte têm menos calorias.
VERDADE - Os iogurtes do tipo frozen possuem menos calorias que os sorvetes tradicionais, porque sua formulação tem baixos teores de gordura e açúcares e também por serem feitos de iogurte e não de leite ou creme de leite.



- Os industriais têm pouca qualidade.
MITO - as indústrias têm substituído ingredientes artificiais por corantes e aromatizantes naturais, pois estão conscientes de que os consumidores estão cada vez mais optando por alimentos saudáveis.



- Não pode substituir uma refeição.
MITO - não há problema, desde que as outras sejam feitas normalmente. Isso porque o alimento é rico em proteínas, açúcares, gordura vegetal ou animal, vitaminas, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais. Mas os especialistas advertem que o ideal é consumi-lo como sobremesa.


- Crianças devem tomar só sorvetes caseiros.
MITO - há sorvetes industriais tão saudáveis quanto os caseiros. Por isso, prefira os sabores de fruta, que são mais saudáveis, e compare rótulos para escolher os menos gordurosos e calóricos.



- Um sunday pode ter mais calorias e gorduras do que uma refeição.
VERDADE - um sunday completo pode chegar a mais de 500 kcal, o que é mais que um prato de salada com carne magra e arroz integral.


- Quando o sorvete é light, ele pode ser tomado à vontade.
MITO - os sorvetes light somente são reduzidos em até 25% do teor de gordura ou açúcar. Não é porque o alimento é classificado de light que pode ser consumido à vontade.



- Picolés são menos calóricos que sorvetes de massa.
VERDADE - normalmente os picolés à base de frutas são menos calóricos que os sorvetes cremosos, que são fabricados com leite e creme de leite.



- Em alguns pós-operatórios, o consumo de sorvete é indicado.
VERDADE - em tratamentos como a quimioterapia, ou em cirurgias para retirada de tonsilas, refluxo gastroesofágico, cirurgias ortodônticas etc., o consumo de produtos gelados e líquidos é recomendado. Além do valor nutritivo, por ser gelado, o sorvete é analgésico.

Fonte: Site Blog Minha Saúde

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei desta postagem feita pelo primo Sérgio.
Arlindo

Guto Monteiro disse...

Também gostei e fiquei com a conciência mais tranquila.kkkkkk