sábado, 26 de novembro de 2011

Qual a força da boa vontade?



Por Sílvia Somenzi


A boa vontade é preciosa quando se quer resolver, porque ela é aplicável a qualquer circunstância e contexto, seja onde você estiver e o quê esteja fazendo.

Se você já se deparou com àquela situação de impasse, onde ninguém quer se movimentar (nem para frente ou para trás), por entender que significa demonstração de fraqueza ou recuo no posicionamento, ou quando você está envolvido em um grupo que precisa colaborar para atingir seus objetivos porém não há colaboração para manter o timing e a velocidade adequados ao compartilhamento de informações e retornos, então você entende muito bem que se as pessoas (inclusive você) tivessem boa vontade e a demonstrasse em suas atitudes os resultados seriam bem diferentes e muito provavelmente bem sucedidos.

Boa vontade significa ajudar, mas ajudar para valer, querendo resolver e com o intuito de colaborar com os outros e com os resultados, não por obrigação mas porque se entende que é importante estar aberto ao apoio e a troca que o apoio proporciona.

Ninguém vai longe sem boa vontade, e precisa da boa vontade alheia, seja qual for o seu grupo de trabalho, as pessoas que você interage ou as empresas que você está relacionado.

Cada um sabe muito bem avaliar o quanto colabora e também o quanto recebe a colaboração dos outros em seus processos.

O que ocorre é que muitas vezes as pessoas demonstram que não se importam com a boa vontade dos outros em fazer acontecer e pode parecer que o esforço que se faz não é respeitado e este pode se tornar um gatilho para a desistência.

Nunca deixe ninguém ter esse tipo de influência sobre você muito menos para mudar o seu posicionamento.

O que se deve fazer é deixar de considerar este exemplos inadequados de atitude como parte do seu processo e, manter-se em fazendo o que tem de fazer, porque esta é a atitude de quem segue em frente e faz o que deve.

A intimidação é uma arma que só funciona para àqueles que não mantém as suas convicções. Quando alguém tentar usar isso manipulando os seus movimentos, não deixe e nunca retorne da mesma forma, porque a melhor solução é você continuar o seu caminho e justamente por não se afetar é que consolida ainda mais o seu posicionamento aonde quer que esteja.

Muitas são as ações que fortalecem um posicionamento, mas manter a boa vontade como uma prática diária, derruba qualquer atitude negativa que venha em sua direção.

No mundo dos negócios, a atitude conta e muito para o crescimento. Foi-se o tempo onde se manter alheio ao que ocorre ou se entender acima do que ocorre resolvia ou excluía alguém da responsabilidade de resolver.

Para resolver é preciso querer resolver.

Quando alguém realmente quer algo, vai atrás e não se intimida.

É preciso manter-se aberto a ouvir, a trocar e a colaborar, e para isso o que é preciso é a sua boa vontade.

A força da boa vontade é percebida no respeito que você recebe por buscar resolver, seja em que circunstância estiver e por sempre pensar no bem de todos, porque nunca se escolhe um resultado, pois ele é sempre construído por todos, a 4 mãos.

Queira, de verdade.

Nenhum comentário: