segunda-feira, 6 de setembro de 2010

São mesmo protetoras as bactérias dos iogurtes?

A alegação de funcionalidade dos iogurtes se deve ao fato deles conterem microorganismos vivos, como os lactobacilos, que exerceriam múltiplos efeitos protetores, como a melhora da imunidade intestinal contra bactérias patogênicas e vírus, além da prevenção de doenças gastrintestinais inflamatórias.

As principais dúvidas quanto à funcionalidade dos iogurtes são referentes à real resistência desses microorganismos durante o trânsito gastrintestinal, à falta de regulamentação de uma quantidade mínima de cepas de bactérias probióticas que exerceriam tal efeito protetor e quanto ao chamado tempo de prateleira, durante o qual essas bactérias deveriam se manter viáveis para exercer tal efeito.

Recentemente a EMEA, Agência Européia de Medicamentos, vem realizando um trabalho de avaliação dos benefícios dos alimentos industrializados que prometem melhorar a saúde das pessoas. Os resultados preliminares não têm convencido os especialistas europeus do potencial funcional dos iogurtes probióticos.

Todas as alegações de benefícios desses produtos se baseiam em pesquisas feitas com animais ou pessoas doentes, ao passo que a grande utilização destes produtos é feita por pessoas saudáveis. Logo os iogurtes são reconhecidos como alimentos saudáveis, principalmente os desnatados, importantes fontes de cálcio e proteínas, mas ainda não há comprovação científica da funcionalidade dos mesmos.

Fonte: Blog Comer Sem Culpa

Nenhum comentário: