domingo, 12 de setembro de 2010

Além de sono, bocejo também pode ser alerta para problemas de saúde


Fadiga constante pode significar que algo de errado está acontecendo com seu corpo

Bocejo está sim relacionado ao sono, mas não é somente o sinal de uma noite mal dormida. Esse ato quase que involuntário, está associado ao baixo metabolismo do corpo, como se fosse uma forma de enganar o sono.

Mas segundo o WebMD, o bocejo pode ser também um alerta de outros problemas que podem passar despercebidos. Confira algumas razões que podem influenciar que ele apareça para você. Mas lembre-se, o ideal é procurar um médico antes de tomar alguma medicação.

Alergia alimentar
Se sua fadiga se intensifica depois das refeições, você pode ter uma intolerância leve a algo que está comendo. Pode não ser do tipo que causa coceira ou vermelhidão, mas te deixa cansado. A solução? Tente retirar do cardápio uma coisa de cada vez e observe se a fadiga some.

Infecção urinária
Você pode ter uma infecção urinária sem a coceira e a dor. “A infecção nem sempre avisa o corpo de forma óbvia”, diz especialistas do WebMD. Talvez a fadiga seja apenas um sinal do problema. A solução? Fazer exame de urina simples pode detectar a doença. Se for positivo, antibióticos podem acabar com ela.

Hipotireoidismo
Essa glândula pequena que fica na base do seu pescoço pode também ser a culpada de muitos bocejos. A tireóide controla o metabolismo, que é responsável por transformar substâncias em energia. Quando a glândula tem algum tipo de problema, você pode sentir-se lento ou engordar. A solução? Se um teste de sangue confirmar que os hormônios da sua tireóide estão baixos, existe medicamento para tratar o mal.


Desidratação
Mesmo se você trabalha sentado, seu corpo precisa de água para ter energia. Se estiver com sede, pode ser sinal de desidratação. E uma vez desidratado, as chances dos bocejos multiplicarem são enormes. A solução? Tenha uma garrafa de água sempre por perto e beba cerca de dois litros por dia.

Problema cardíaco
Quando o cansaço te pega em atividades rotineiras como limpar a casa ou lavar o carro, pode ser que seu coração não esteja tão saudável assim. Se perceber que está muito difícil terminar tarefas que antes eram fáceis, converse com um médico.

Se você sofre de fadiga sem que seja relacionada a qualquer problema de saúde, talvez a solução seja fazer exercício físico. Pesquisas apontam que adultos saudáveis, mas cansados, podem conseguir recarregar as energias com treinos leves. Fazer um exercício aeróbico (andar de bicicleta ou caminhar) por cerca de 20 minutos, três vezes por semana, pode afastar a sensação de cansaço e os bocejos.

Fonte: Revista VEJA

Nenhum comentário: