terça-feira, 23 de junho de 2009

Chocolate







Com esse friozinho, fica difícil resistir a uma xícara quente de chocolate, em meio ao cobertor e ao controle remoto para relaxar e esquentar o corpo.E quando pensamos em chocolate, começamos a nos questionar o que ele de fato pode causar a nosso organismo, além de aquecer o corpo e dar uma sensação de relaxamento maravilhoso. Pois ouvimos de uns que faz bem, por outros faz mal. Mas afinal, o que de fato é mito e o que é verdade?
Considerado o grande vilão das dietas, o chocolate é liderado como o alimento mais desejado por crianças, adolescentes e adultos. Batizado pelos gregos de “theobroma”, que significa alimento dos deuses, esta iguaria causa um verdadeiro fascínio entre as pessoas a ponto de fazer com que algumas fiquem viciadas, os chamados “chocólatras“.
O chocolate é mesmo o grande vilão da dieta?
O chocolate possui várias propriedades nutritivas, mas o excesso pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e obesidade, devido ao seu alto teor calórico e grande quantidade de gorduras, presente principalmente nos chocolates ao leite e branco.
Além disso, o excesso destes chocolates pode causar enxaqueca, irritações na pele, no estômago e no intestino.Apesar de vilão, quando consumido moderadamente o chocolate pode trazer benefícios para a saúde, pois ele é fonte de vitaminas A, B, C, D, minerais como potássio, ferro, sódio e flúor. Além disso, pode aumentar o nível da serotonina, hormônio que traz a sensação de bem-estar que ajuda a combater a depressão e a ansiedade.
O chocolate que traz mais benefícios à saúde é o amargo, feito com cacau puro e sem gorduras do leite. Este chocolate possui flavonóides, substância antioxidante que reduz o risco de doenças cardíacas. Além disso, o cacau possui ácido oléico, que protege as artérias, elevam o HDL (colesterol bom) e diminuem o LDL (colesterol ruim).
Pesquisas comprovaram que o chocolate amargo possui uma substância chamada de treobomina, que atua no sistema nervoso e muscular, favorecendo o bom funcionamento cardíaco e prevenindo a hipertensão.
O chocolate amargo ajuda até a emagrecer. Isso mesmo! Quando consumido um pedaço pequeno de chocolate amargo (acima de 60% de cacau) em jejum, este diminui a vontade de comer doces ao longo do dia e ainda ajuda a acelerar o metabolismo, facilitando a perda de peso.
Consumida com moderação, esta delícia é permitida e ainda traz benefícios para o organismo.


Fonte: Site Clube do Lar

Nenhum comentário: