Por outro lado, risadas constantes não são garantia de bom humor \
Fonte: Site Minha Vida
Você é daqueles que quando leva um tombo, logo levanta e dá risada de si mesmo? Se sim, ótimo, você está no caminho certo. Isso porque o bom humor pode manter as pessoas saudáveis e aumentar as chances de uma vida longa, segundo estudo recente da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, que avaliou mais de 53 mil pessoas durante sete anos.
Os pesquisadores descobriram, por meio de alguns testes, que os participantes que eram mais bem humorados tinham redução de até duas vezes nos riscos de morte, comparado àqueles com menor pontuação em bom humor.
Os testes realizados para medir o humor dos participantes foram três e procuraram avaliar a capacidade deles para entender o humor e de pensar de forma humorada. Os especialistas deixaram claro que o bom humor não estaria associado com risadas constantes, pois uma pessoa considerada séria pode ser mais bem-humorada do que as risonhas.
Segundo Sven Svebak, um dos pesquisadores do estudo, o humor está relacionado à forma de pensar e, frequentemente, ocorre em um processo ou em diálogos com os outros, não precisando, necessariamente, ser externalizado.
Esse estudo confirma os resultados de uma pesquisa anterior com pacientes com insuficiência renal crônica, que indicou que os bem-humorados tinham maior sobrevida. Porém, segundo os pesquisadores, o estudo novo amplia uma amostra mais significativa e envolve um grupo de pessoas que se classificam como saudáveis e outro que acredita ter saúde ruim. O efeito do senso de humor positivo foi similar em ambos os casos.
De acordo com os pesquisadores, há razões para se acreditar que o senso de humor continua a ter um efeito positivo sobre a saúde mental e a vida social, mesmo após as pessoas se aposentarem.
Saiba Mais
Para se manter em "alto astral"
Segundo a psicóloga Maria de Fátima Nogueira, professora da Faculdade de Ciências de São Paulo, o bom humor é importante para manter o corpo e a mente preparados para lidar com o sucesso, os desafios, conflitos e prazeres que a vida proporciona. O estado de ânimo negativo afeta a saúde das pessoas, criando estresse, desarmonia, desequilíbrio e impedindo-as de levar uma vida saudável.
"Para cultivar o bom humor, ninguém precisa recorrer a nada mirabolante.Técnicas simples ajudarão as pessoas a se encontrarem consigo mesmas, com sua essência e despertar, na mente e no corpo, a energia da alma. Procure ter hábitos diários e saudáveis, uma rotina de boa alimentação, sono tranquilo e horas de lazer. Caminhadas, prática esportiva, passeios, ler, cantar e ouvir música são hábitos simples, mas de ótimo resultado. Não se isole, esteja sempre conversando, se relacionando", recomenda a psicóloga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário