terça-feira, 3 de julho de 2012

Estudo associa cirurgia para redução de peso e uso excessivo de álcool


Os pesquisadores acompanharam minuciosamente 1.945 pacientes que fizeram cirurgia bariátrica, dos quais 1.360 receberam a Bypass em Y de Roux, enquanto 490 foram submetidos a uma operação laparoscópica de banda gástrica ajustável. O restante passou por outros tipos de cirurgia.
A análise, publicada online no periódico The Journal of American Medical Association, avaliou o abuso de álcool antes e depois das operações, utilizando um questionário validado com 10 itens.
Os pesquisadores descobriram que, no geral, o abuso de álcool passou de 7,6% antes da cirurgia para 9,6% depois.
Os pesquisadores também descobriram que a popular cirurgia Bypass em Y de Roux foi um forte indicador independente de abuso de álcool; aqueles que passaram por esse procedimento eram duas vezes mais propensos a abusar do álcool, comparados com os que receberam a operação de banda gástrica.
A autora, Wendy C. King, professora assistente de epidemiologia na Universidade de Pittsburgh, disse que as razões para as conclusões não são claras, mas pesquisas anteriores sugerem que, após a cirurgia bariátrica, os pacientes têm níveis mais elevados de álcool e os alcançam mais rapidamente.
"Talvez essa mudança contribua para o aumento observado nos sintomas de transtornos ligados ao uso de álcool", disse King.

Fonte: The New York Times

Nenhum comentário: