domingo, 15 de julho de 2012

Como organizar as férias das crianças


Por Elaine Camilo 

Para alguns, férias é sinônimo de descanso, no caso da criança esse tempo é usado para se divertir, praticar atividade física, fazer passeios, brincar com os amigos e ficar mais tempo com os pais. Porém, nem sempre os adultos conseguem acompanhar esse período dos pequenos longe da escola, então é preciso administrar o tempo para que ambos possam aproveitar as férias juntos.
"Os finais de semana podem ser mais bem aproveitados para atividades recreativas, ou simplesmente para passarem uma tarde juntos em casa. O ideal é que a criança se sinta bem, descansada, tenha opções para escolher o que fazer e principalmente, possa ficar mais tempo com sua família", orienta Cristiane Ferreira, Coach e educadora de uma escola pública de São Paulo.
Os dias de férias das crianças também devem ser organizados e equilibrados entre as atividades recreativas e o descanso. "Esse é o momento dos pais usarem a criatividade para atividades prazerosas dentro de casa, a ajuda das crianças é bem vinda, para ter ideias e montar um roteiro, pergunte o que elas gostariam de fazer e tente realizá-las", indica Jéssica Fogaça, psicóloga comportamental.
Não se deve fugir muito da rotina de quando a criança está na escola. "Os horários de dormir e acordar poderão ser mais flexíveis e a alimentação deve ser mantida em horários próximos daqueles que a criança está acostumada. Se a rotina continuar a mesma, a criança sentirá que não aproveitou as férias, quando a intenção é completamente contrária", indica Jéssica.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: