quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Especialistas ensinam os segredos para encarar a temporada de festas sem engordar

LUCIANA ALVAREZ -COLABORAÇÃO PARA O UOL


Durante o ano inteiro, manter a boa forma já exige sacrifícios: é preciso ter muita disciplina nos exercícios, comer menos do que se gostaria, resistir aos doces e às frituras. Quando chegam as festas natalinas, tudo parece piorar. Dezembro traz uma onda de tentações que parece irresistível. Mas é possível aproveitar bem as festas e comer de tudo, sem engordar. Parece mentira? Pois não é o que dizem especialistas na área que conversaram com o UOL Ciência e Saúde.

Sem excessos, atentos às boas substituições, podemos aproveitar os almoços e jantares do final de ano sem peso na consciência. Confira as principais dicas para passar a temporada de festas sem ganhar os incômodos quilinhos extras.




É possível evitar as calorias extras com trocas inteligentes no cardápio da ceia, substituindo itens mais gordurosos e calóricos por outros mais leves e saudáveis. Confira as sugestões do gastrônomo Fabio Pasquale, do Villagio Cozinha. Quem não abre mão da rabanada (que é frita e é feita com muito açúcar refinado e leite condensado) pode fazer sua versão light: os pedaços de pão são passados numa mistura de leite desnatado e adoçante e depois no ovo batido. Em vez de fritar, leve ao forno e na hora de polvilhar, use canela com açúcar mascavo (pouca quantidade) Letícia Moreira/Folhapress


Coma devagar
Segundo a endocrinologista Gláucia Carneiro, do laboratório de obesidade da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o principal segredo é aproveitar a reunião familiar para fazer uma refeição bem lenta, mastigando bastante. “Comer rápido engorda mais, porque a pessoa não fica saciada. Ela pode devorar a ceia inteira – e é exatamente isso que ela não deve fazer”, afirma.

Quando comemos mais lentamente, por consequência se reduz a quantidade de ingestão, explica a endocrinologista. “Quem come lentamente não tem como engordar. É uma questão química: existe um freio hormonal da fome que precisa de 20 minutos para atuar.” A médica lembra que os pratos típicos, como peru e chester, são carnes magras, pouco calóricas. Portanto, o que engorda mesmo, diz, é o exagero na quantidade. E também o abuso das sobremesas.

A mesma recomendação vale para as bebidas alcoólicas. “Tomar uma taça de champanhe não tem problema nenhum. Mas lembre-se que bebida também engorda, principalmente a cerveja”, alerta Carneiro. Uma garrafa de cerveja contém aproximadamente 280 calorias, o que equivale a quase três pães franceses – cada pãozinho de 50g tem cerca de 100 calorias.

Evite os exageros
De acordo com o endocrinologista Marcio Mancini, chefe do departamento de obesidade do Hospital das Clínicas de São Paulo, a receita para manter a saúde nessa época é desfrutar bem da ceia, mas não comer como se estivesse na ceia de Natal ou Ano Novo por duas semanas seguidas.

“Uma só refeição mais calórica não vai fazer nenhum estrago em longo prazo. O que não pode é ficar comendo muito, em geral as sobras das ceias, por vários dias seguidos”, afirma Mancini.

Evitar a tentação daqueles pratos maravilhosos por dias e dias a fio, a recomendação do médico é se planejar para que não sobre tanta comida. Outra dica de Mancini é aproveitar o tempo livre para caprichar um pouco mais nos exercícios.

Malhe um pouco mais
O mesmo conselho – de aumentar um pouco a rotina de atividades físicas – é dado pelo personal trainer Thiago Arias. “Não existe segredo: para manter o mesmo corpo ou se mantém a mesma alimentação (com a mesma ingestão de calorias), ou se come mais e se intensifica os exercícios (para gastar as calorias extra ingeridas)”, afirma.

O problema, de acordo com Arias, é que nessa época as pessoas ficam mais ocupadas, com menos tempo para dedicar aos exercícios. Muitas ainda viajam parte do mês, o que também costuma quebrar o ritmo que treino.

Ainda que se abone os exercícios por uma ou duas semanas na época das festas, Arias aconselha: não se preocupe a ponto de ficar estressado. Segundo ele, quem está acostumado a treinar o ano inteiro pode se dar ao luxo de descansar uma semana. “Parar um pouquinho não faz mal nenhum.”

Nenhum comentário: