sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Deu Branco


No Salão de Frankfurt, em setembro, a Volkswagen mostrou a cor branca em todos os lados do estande: nas paredes, no chão e, claro, na maioria dos carros. Na ocasião, o presidente da filial brasileira, Thomas Schmall, disse que uma das tendências que levaria do evento para o Brasil seria a cor dos veículos. “Vai estar em alta nos próximos anos”, afirmou. Promessa feita e cumprida: o Fox chegou às lojas em novembro e entre as cores disponíveis está o Branco Cristal. “Queremos incentivar o consumidor a olhar para a cor branca, mas é claro que o preconceito não vai acabar tão cedo”, afirma Fabrício Biondo, gerente-executivo de planejamento e marketing da VW.

O preconceito a que Biondo se refere é que em algumas cidades brasileiras, como São Paulo (SP), o branco é a cor escolhida para táxis, além dos carros de frota. Há também quem os chame de “ambulância”. Sedãs como Civic, Jetta e Fusion já começam a ser vistos nessa cor. Mas será que a hegemonia de preto e prata está ameaçada? Não, segundo Luiz Carlos Augusto, diretor da Jato Dynamics do Brasil. Ele explica que até outubro deste ano foram vendidos 9,72% de carros brancos, contra 9,47% em 2008 inteiro. “Boa parte são frotistas, sim, mas esse número tende a crescer para o consumidor final com a oferta de outros lançamentos, como Agile ou Captiva”, diz.

Nos carros de luxo e esportivos, o branco já é bem aceito. Henry Visconde, diretor da Eurobike, rede que tem as marcas BMW, Audi, Land Rover, Volvo, Porsche e Mini, garante que não há restrição por parte desse público. “Hoje 15% dos meus carros vendidos são brancos, contra 70% de preto e prata.”

A fabricante de tintas PPG é otimista sobre o futuro da nova cor. “Acreditamos que aqui, em 2015, a quantidade de modelos brancos nas ruas vai dobrar, subindo para 18%”, afirma Carlos Morelli, gerente de marketing da PPG. Os especialistas fazem questão de lembrar que a cor tem a vantagem de ser umas das mais visíveis à noite, aumentando a segurança, além de manter a temperatura da cabine menor, em relação ao preto.


AMARELOU?

Havia um tempo em que carro branco ficava amarelado com o passar dos anos. Mas desde 2000 isso ficou mais difícil, pois ele recebe duas camadas, uma de tinta e outra de verniz especial. Antes, só havia a primeira. Para evitar o perigo do amarelamento pelo sol, deve-se encerar o veículo duas vezes ao ano, pelo menos. A cera dá brilho e não deixa fixar muita sujeira.


Fonte:http://quatrorodas.abril.com.br

Nenhum comentário: