quarta-feira, 21 de setembro de 2011

EQM - Experiência de quase morte


Experiência de Quase-Morte (EQM) / Near-death Experience (NDE)

O que é Experiência de Quase-Morte (EQM)?


A experiência de quase-morte (EQM) ou near-death experience (NDE) é um tipo de projeção da consciência, forçada, compulsória, patológica, que decorre, geralmente, de traumas orgânicos causados por agentes físicos, químicos ou psicológicos. É comum a pacientes quase terminais, sobreviventes da morte clínica. Ocorrem em situações de perigo extremo, tais como: acidentes, intoxicação, traumatismo, choques durante anestesia, afogamento e outros casos médicos. Este fenômeno aparece em várias culturas ao longo da história da humanidade. A partir do Século XX recursos financeiros e tempo de pesquisa científica mundial vêm sendo empregados para explicá-lo.

Que tipos de relatos são feitos por quem experimenta a EQM / NDE?

Nos relatos parece haver uma sequência das seguintes etapas: impressão de flutuar acima do próprio corpo percebendo as pessoas ao seu redor, sensação de paz, visão panorâmica retrospectiva da própria vida, intensidade vívida de certas emoções e percepções. Pode surgir a impressão de entrar por um túnel (efeito-túnel) em cujo final surge um "ser de luz", referência variável que depende dos arquétipos religiosos, culturais ou filosóficos da pessoa. A fronteira entre as duas dimensões ? física e extrafísica ? é marcada como se fôsse o limiar entre a vida e a morte. Estas são as descrições mais características das experiências de quase-morte / EQM.

Quais as consequências psicológicas sobre o comportamento de quem experimenta o fenômeno da projeção de quase-morte?
Profundas alterações comportamentais ocorrem com os indivíduos que vivenciaram a EQM: mais de 90% das pessoas que rememoram a experiência mudam para melhor, perdem o medo da morte (tanatofobia), passam a dar mais valor à própria vida com respeito à dos demais e fazem uma reperspectivação da atual existência física (reciclagem existencial). Enfim, há um grande despertamento e amadurecimento consciencial.

Como a Medicina explica a EQM e qual o papel da Projeciologia nesta discussão? Embora a EQM ocorra durante situações traumáticas, o fenômeno natural benigno deveria ser pesquisado pela Medicina sem qualquer tipo de "pré-conceito". Desde que pesquisadores de diversos países passaram a analisar e discutir as EQMs de modo mais abrangente, a própria Medicina e as neurociências tem sido forçadas a repensar a morte e a possibilidade de sobrevivência extrafísica da consciência. No entanto, ainda hoje, há cientistas que adotam abordagens superficiais tais como a memória genética, a diminuição da oxigenação cerebral (hipóxia cortical) ou associam a experiência à imaginação e a recordações do nascimento biológico, hipóteses que não fornecem uma explicação satisfatória para o fenômeno. A Projeciologia estuda todas as formas de projeção da consciência para outras dimensões. A EQM / NDE é apenas uma delas. No Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC) há cursos sobre o tema sob a ótica universalista das neociências.

Qual seria a literatura ideal para o grande público compreender e adquirir mais informações objetivas sobre a EQM / NDE?
Nos EUA, o médico psiquiatra Dr. Raymond Moody Jr. escreveu alguns clássicos da literatura projeciológica que se tornaram best-sellers em todo mundo. Nos EUA existe uma revista científica sobre o fenômeno chamada "NEAR-DEATH Studies" cujos artigos são escritos por pesquisadores do tema. Há também um pediatra americano, Dr. Melvin Morse, que participou do IV Congresso Internacional de Projeciologia (IV CIPRO) realizado no Brasil em 2008 pelo IIPC que vem pesquisando de modo pioneiro as EQMs em crianças. O diário projetivo publicado pelo médico brasileiro Waldo Vieira (1932- ) Projeções da Consciência (1981) é a obra pioneira no Brasil. Para os estudiosos, o tratado proposto por Vieira (1986) ? Projeciologia ? Panorama das Experiências da Consciência fora do corpo Humano ? é a referência bibliográfica mundial mais completa sobre o tema, até o momento.

Qual a contribuição da Projeciologia para o estudo deste fenômeno?

A Projeciologia, nascida no Brasil a partir do trabalho de Vieira, projetor experiente e pesquisador da consciência, têm sido a mais expressiva contribuição no estudo dos fenômenos projetivos. Além do pioneirismo de uma proposta brasileira para esse campo instigante, a pesquisa historiográfica e a organização da metodologia científica para o estudo das projeções da consciência espontâneas e voluntárias sadias, vieram preencher uma lacuna existente nessa área de pesquisa, no Brasil e Exterior.


Fonte:www.iipc.org

Nenhum comentário: