segunda-feira, 25 de julho de 2011

Salto Alto Faz Bem à Saude!


Imagine uma estrutura corporal de extrema elegância: bumbum empinado, peito para frente, costas eretas e barriga pra dentro, enfim, símbolos de uma postura imponente. Essa postura pode ser conseguida se você estiver em cima de um salto alto. Durante anos acreditamos que o salto alto apenas traz malefícios, porém tenho ótimas noticias, usar salto faz bem à saúde.

Segundo Simon Costain do Gait and Posture Center de Londres, “é bom usar saltos sempre que possível”. De acordo com o pesquisador, muitos dos problemas nos pés, pernas e coluna são causados pelo uso de sapatos baixos, como as sapatilhas, chinelos e rasteirinhas. O salto teria o poder de aliviar o estresse dos joelhos e tendões, e consequentemente, garantir uma postura melhor. Já os sapatos do tipo “salto zero” transferem o estresse diretamente para a coluna.

Além disso, uma pesquisa desenvolvida pelo cirurgião vascular João Potério Filho, cientista da Unicamp, constatou que o salto alto beneficia a circulação. A tese foi comprovada graças a um novo exame para medir pressão das veias das pernas. Através do exame – feito com mulheres usando saltos de 7 cm e 10 cm -, foi constatado que o uso de salto alto diminui a pressão nas veias, o que provoca uma melhor circulação do sangue. Resultado: além de deixar suas pernas mais poderosas, o salto alto impede que elas fiquem inchadas.

Outra noticia boa. Maria Cerruto, urologista da Universidade de Verona, na Itália, publicou pesquisa na revista European Urology, na qual afirma que usar sapato com salto de até 7 centímetros de altura ajuda a fortalecer os músculos pélvicos, que estão diretamente relacionados ao orgasmo. O estudo foi realizado com 66 voluntárias, na faixa etária abaixo dos 50 anos, que ainda não estavam na menopausa, durante dois anos. Os testes foram feitos com elas em pé e paradas.

É importante ressaltar que para trazer benefícios para a saúde, o salto não pode passar de 10 cm. Alturas superiores a essa, causam o efeito oposto, como: o encurtamento nos músculos da parte de trás da perna, além de danos na coluna (aumentam as chances de se desenvolver quadros de lordose lombar), dores nos joelhos, calosidades, joanetes e unhas encravadas, no caso de sapatos de bico fino.


Fonte: http://ondica.net

Nenhum comentário: