terça-feira, 5 de julho de 2011

O que é a Aurora boreal?



Uma aurora é um dos fenômenos naturais mais belos do mundo, os povos nórdicos tentavam explicar as luzes no céu noturno, a que chamavam "luzes do norte", através de histórias que envolviam espíritos, ou lutas de deuses nos céus.

Uma aurora é um clarão multicolor, normalmente consiste numa cortina cintilante de luz azul-esverdeada, vermelha e cor-de-rosa que ocorre nos céus noturnos e que pode ser observado em regiões próximas dos pólos de Setembro a Outubro e de Março a Abril.

A aurora junto do pólo norte é denominada Aurora Boreal e a que ocorre junto do pólo sul chama-se Aurora Austral.
Uma aurora pode chegar a ter 160 km de largura e 1600 km de comprimento.
As auroras são criadas devido a fenômenos que ocorrem no Sol, que como devem saber, é uma bola brilhante principalmente constituída por átomos de hidrogênio e hélio.

A atmosfera de gases que envolve o sol está sempre em expansão em direção ao espaço, enviando átomos na direção da Terra. A este fenómeno damos o nome de vento solar, que sopra a mais de 960 km/s.

A Terra tem um campo magnético gigante o que faz com que se transforme num íman com linhas de força magnética que convergem nos pólos, ora, quando os ventos embatem nesse campo são puxadas para os pólos.

Aí as partículas vão colidir com os átomos dos gases presentes na atmosfera, transferindo-lhes energia. Os átomos vão libertar esta energia em excesso sob a forma de fotões, ou seja, luz. A cor da luz emitida pelas auroras varia de acordo com o gás, uma vez que têm cores características. O resultado vai ser um jogo de luzes coloridas no céu.

Fonte:www.ocantinhu.blogspot.com

Nenhum comentário: