terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Se você não conseguiu se preparar para o verão, comece já um programa para entrar em forma



Ceres Prado - Ciência e Saúde - UOL

Para perder gordura e ganhar músculos, é preciso conciliar treino e alimentação equilibrados

Você nem se deu conta e o ano chegou ao fim. Aquele seu plano para começar o verão com o corpo em forma foi adiado várias vezes por causa do excesso de trabalho e só agora você vai ter tempo para se cuidar? Não tem problema. O importante é colocar os planos em prática.

Para perder gordura e ganhar músculos, seu treino e sua alimentação devem ser voltados para isso. Ficar sem comer ou fazer apenas treinos aeróbios contínuos, como correr por aí, podem fazer você perder peso, mas leva embora também sua massa magra. Ou seja: você perde músculos, seu metabolismo fica mais lento e o emagrecimento não se mantém.


Dicas de alimentação

Se você quer perder peso com saúde, preservando ou aumentando a massa muscular, precisa prestar atenção ao que come. Dietas milagrosas costumam consumir sua massa muscular e prejudicar sua saúde. O exercício precisa sempre ser acompanhado de uma dieta saudável pata fazer efeito.

Se você precisa perder gordura com urgência, ou quer muito ganhar massa muscular rápido, o ideal é consultar um nutricionista para fazer um cardápio específico para o seu corpo e os seus objetivos. A nutricionista Cristiane Mara Cedrado, do site ANutricionista (http://www.anutricionista.com/), passou algumas dicas gerais de alimentação saudável para acompanhar um programa de atividade física. Elas não são uma prescrição de cardápio, mas indicações de bons hábitos e alertas para os erros comuns de quem quer emagrecer fazendo exercício.

"Muitas vezes os praticantes de atividade física valorizam muito o consumo de proteína, mas esquecem que são os carboidratos que fornecem energia rápida para o corpo", explica Cedrado. Sem energia, o corpo queima músculo para fazer as atividades, ocorre perda de massa muscular e diminuição do metabolismo, prejudicando tanto quem quer ganhar massa muscular, quanto quem deseja perder peso. Para favorecer o resultado, ela faz as recomendações abaixo:

- respeite o consumo de alimentos a cada 3 horas;

- monte pratos equilibrados contendo todos os grupos alimentares no almoço e jantar, ou seja, carboidrato, proteína, gordura de boa qualidade, vegetais e frutas;

- nunca faça uma atividade física em jejum, nem consuma apenas uma fruta antes do treino moderado/intenso;

- evite proteínas e carboidratos com muita gordura ruim (trans e saturadas). Ex: sorvete, margarina, bolachas, pão doce, bolos caseiros ou industrializados, leite integral, queijos amarelos, carnes gordas, pele de frango, frituras, churrasco, embutidos e frios gordos;

- consuma gorduras boas para ajudar a alcançar as necessidades calóricas, como: azeite de oliva, oleaginosas (como castanhas, amêndoas, nozes, amendoim), abacate, gordura de coco etc. Cuidado com a quantidade para não favorecer o ganho de peso;

- consuma de 3 a 5 porções de frutas por dia e de 4 a 5 pires de vegetais variados e coloridos por dia;

- o consumo de suplemento proteico/energético pode ser necessário, em alguns casos, dependendo do objetivo, tempo e tipo de treino de cada um. Mas, para isso, consulte sempre um nutricionista, só ele pode avaliar quando, quanto e qual suplemento é necessário.

- antes do treino é necessário consumir carboidrato (energia). É uma boa dica consumir um sanduíche de pão integral com geleia ou patê + suco de fruta (isso depende muito da intensidade do treino)

- após treino, é preciso repor proteína e carboidrato. Proteína animal é interessante (atum, carne vermelha, frango ou ovo), associado a um carboidrato de rápida absorção (batata, arroz, pão, fruta, suco).

* Ceres Prado é professora e personal trainer

Nenhum comentário: