segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Composição do Perfume


POR: Juliana Gonçalves

Um perfume é uma combinação única de notas que resultam em determinado aroma. Muito comum é sentirmos o perfume e não conseguirmos identificar todas as notas e às vezes nenhuma.

Como posso treinar o meu cérebro para sentir as notas?

A primeira impressão quando abrimos o frasco de um perfume e sentimos seu cheiro, é a introdução: são as Notas de Saída, Superior ou Cabeça do perfume. É a parte mais volátil e composta por notas mais leves, que quase escapam do frasco, são aquelas que detectamos primeiro, geralmente nos primeiros quinze minutos de evaporação. Ex.: Laranja, Lavanda, Limão, Manjericão, Louro, Tangerina, Eucalipto, etc.

Intermediariamente temos as Notas do Meio ou Coração do Perfume que carregam a importância de ser o tema da fragrância, sua personalidade. É composta de notas menos voláteis que evaporam mais lentamente e leva um tempo maior para serem percebidas, dependendo de sua edição de duas a três horas. Ex: Rosas, Gerânio, Neroli, etc.

A base do perfume, que garante a sua fixação e sua durabilidade é chamada de Notas de Fundo ou Notas de Base. É a parte menos volátil, geralmente leva de quatro a cinco horas para ser percebida, é o fixador do perfume. São notas densas como madeiras, resinas e de origem animal. Ex: Musgo, Sândalo. Âmbar, Baunilha, Almíscar, etc.

De posse desses conhecimentos podemos a cada etapa da evolução do perfume na pele, identificar as notas e de antemão saber quais são as nossas preferidas e que fixam por mais tempo.

De acordo com a concentração dos óleos essenciais podemos classificar os perfumes em: EP (extrait de parfum), EDP (eau de parfum), EDT (eau de toilette) e EDC (eau de cologne).

Parfum ou Extrait de parfum: É a forma mais concentrada.

Possui uma concentração de óleos essenciais aromáticos (essência) em torno de 15 a 35% e álcool a 96%.

Duração na pele de 12 a 20 horas. É quase impossível acharmos perfumes à venda nessas concentrações, somente edições limitadas aos fabricantes.

Eau de parfum: Possui uma concentração de óleos essências aromáticos que se situa entre 10 a 15%.

Duração na pele: 6 a 8 horas (dependendo do tipo de pele da pessoa)

Exs: Absolutely Irrésistible Givenchy e Gucci By Gucci

Eau de toilette: Ressaltam as notas frescas.

Possui uma concentração de óleos essenciais aromáticos que se situa entre 5 a 10%.

Duração na pele: 4 a 6 horas (depende do tipo de pele)

Exs: Omnia Green Jade da Bulgari e Adventure Eau Fraîche da Davidoff

Eau de Cologne: É a forma menos concentrada (mais simples) em que as notas de cabeça são acentuadas (sensação de maior frescura).

Possui uma concentração de óleos essenciais aromáticos que se situa entre 3 a 5%.

Duração na pele: passageira (pequena), ideal para uso após o banho.

Exs: Monsier Eau Du Matin Jean Paul Gaultier e J’Adore L’Eau Cologne Dior


Fonte: www.sephablog.com.br

Um comentário:

vera lúcia Pinheiro disse...

Esta matéria eu dedico a todos aqueles,que, assim como eu são apaixonados por esse produto que tanto nos encanta, traz recordações e elevam nossa auto-estima. Uma coisa que nunca esquecemos são os aromas que fizeram parte de nossas vidas, é impressionante como determinados cheiros nos levam a viajar pelo passado.
Vera