domingo, 26 de dezembro de 2010

Nordeste em franco crescimento

De acordo com o Banco do Nordeste a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do Nordeste será de 8,3%. A previsão mostra acréscimo superior ao do Brasil, cuja evolução deve ser de 7,5% neste ano.
Para 2011 e 2012, o PIB nordestino deve ter incremento de 5,4% e 5%, respectivamente, e continuar com resultados acima dos esperados para o País. Em 2011,a previsão de expansão da economia brasileira é de 5,3% e, no ano seguinte, 4,5%.
O Ceará é um dos estados cuja economia apresenta preponderância de indicadores com variações acima da média regional. O crescimento da indústria e o do volume de vendas do comércio varejista são alguns destes indicadores. Respectivamente, cresceram 12,9% e 16,9% no Ceará, contra 11% e 12,6% na região.
No que diz respeito à economia do País no terceiro trimestre de 2010, a expansão ficou no patamar de 6,7%, terceiro melhor resultado do mundo, abaixo de China (9,6%) e Suécia (6,8%). O Boletim do Banco do Nordeste destaca que esse desempenho foi superior, por exemplo, ao observado na União Europeia (2,2%) e Estados Unidos (3,2%).
É importante destacar que o Nordeste tem recebido importantes inversões em infraestrutura e no setor produtivo, a exemplo das refinarias, ferrovias e rodovias, transposição de bacias e complexos portuários, portanto, o crescimento do Nordeste tem sido estimulado pelo mercado interno.


Fonte: Blog Além da Economia

Nenhum comentário: