terça-feira, 1 de abril de 2008

Aurora Boreal

O sol entre a lua e a terra dá a impressão de ser um astro bem menor
Também conhecida como noite polar, a aurora boreal é um fenômeno ótico que transforma o céu das regiões polares num espetáculo de cores luminosas. Os dramáticos raios de luz que rasgam o céu polar são produzidos em função do choque dos ventos solares com o campo magnético da Terra.
No hemisfério Sul, o fenômeno é conhecido como aurora austral. A aurora boreal ocorre geralmente nos meses de agosto a abril e pode ser vista a olho nu durante a noite. Mas a visão de dentro da SpaceShipTwo promete ser consideravelmente melhor.
A viagem da nave espacial rumo ao espaço através da aurora boreal terá duas horas e meia de duração. O espetáculo da noite polar poderá ser admirado através de grandes janelas circulares, localizadas nas paredes e no teto da fuselagem.
A SpaceShipTwo será transportada pela nave-mãe até uma altura de 15 quilômetros e em seguida acionará a força propulsora que, num espaço de seis minutos, vai impulsionar a nave até a altitude de 110 quilômetros. Durante cerca de cinco minutos, os turistas vão poder deixar seus assentos para viver a experiência da ausência de gravidade e apreciar a visão da curvatura da Terra.
A nave inicia em seguida o retorno à atmosfera. Serão, portanto, vôos suborbitais, que atingem o espaço, mas não chegam a realizar uma evolução completa em torno do planeta. Durante o verão europeu, será possível presenciar o sol da meia-noite, fenômeno que ocorre durante dois meses nas datas próximas ao solstício de verão.
Fonte : UOL

Nenhum comentário: