Na primeira foto,o Elevador Lacerda e o Mercado Modele, tendo ao fundo trecho da Baía de Todos os Santos, a maior baía do Brasil.
Na segunda foto, temos a Ilha de Itaparica (vista parcial), que tem 36 km de comprimento com suas águas tranquilas e ótimas para um banho. Na terceira imagem, temos o mapa da Baía de Todos os Santos, que mostra, em cor escura, Salvador, que fica em uma peníssula. Por essa última imagem, percebe-se que Salvador é cercada de água por quase todos os lados.
Histórico
Foi nominada em 1501, quando uma expedição portuguesa foi enviada para reconhecer as novas terras descobertas um ano antes por Pedro Álvares Cabral. Era o dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, de acordo com a religião católica.
Comandada por Gaspar de Lemos, acompanhado por Américo Vespúcio, cartógrafo e escritor que daria nome a todo o continente, passou a nomear todos os acidentes geográficos de acordo com os santos dos dias onde os mesmos eram identificados - cabendo à baía, local mais tarde escolhido para ser fundada a cidade que seria a sede da primeira capital brasileira - Salvador.
Graças a ela, também a capitania e o futuro estado receberam o nome de Bahia.
Ilhas e Rios
Nela estão localizadas cerca de quarenta ilhas, dentre as quais a maior e mais importante é a de Itaparica. Estas são algumas das outras ilhas da baía Ilha dos Frades, Ilha de Maré e Ilha de Bom Jesus. Vinte e um rios desembocam na Baía de Todos os Santos.
Fonte: Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário