sábado, 23 de junho de 2012

São João, a maior festa da Bahia




Quem não mora na Bahia deve pensar que a maior festa dessa terra é o Carnaval.
Ledo engano!
Disparadamente, a maior festa da Bahia é o São João. Todo baiano sabe disso. E não precisa ter nenhuma festa grandiosa como acontece em Caruaru ou Campina Grande. O São João está no sangue baiano tal como o Acarajé ou a Lavagem do Bomfim.
Sem dúvida, o Carnaval é a maior festa de Salvador e, de quebra, tida como a maior festa ao ar livre do mundo. Mas é restrita a Salvador. Nada acontece no interior baiano nesse período.
O São João é festejado na Bahia toda. É impressionante como Salvador fica vazia durante os dias de São João. Vão todos para o interior.
 Para se ter uma ideia, o percurso entre Salvador a Feira de Santana, o portão do interior, que normalmente é feito em pouco mais de uma hora, na véspera do São João, a viagem é feita em pelo menos quatro horas em uma autoestrada de três pistas em cada sentido. Isso se não houver acidentes.
Quem acha que Fortaleza fica vazia no Carnaval, precisa ver como Salvador fica no São João. Totalmente vazia.
Quer uma prova? Consulte o Google com os dizeres: a maior festa da Bahia.
Agora, façamos o seguinte. Em homenagem às festas de São João, e misturando Bahia com Ceará, vamos colocar para tocar um grande sanfoneiro cearense, que recentemente se apresentou na Bahia, com grande sucesso. Com vocês Adelson Viana e com o Dominguinhos antes dando um depoimento.
Clique no link a seguir, ligue o som e deixe o forró rolar.

http://www.youtube.com/watch?v=WrDiXEtPpQ0

Nenhum comentário: