segunda-feira, 14 de maio de 2012

Exercícios de baixo risco



Por Ivonete Lucirio




Alguns exercícios físicos apresentam risco mínimo de lesão e podem ser praticados por pessoas saudáveis mesmo sem acompanhamento.


Mesmo sendo de baixo risco, essas atividades, como quaisquer outras, demandam uma preparação prévia. "É preciso estar com roupas e calçados apropriados e escolher as primeiras horas do dia ou da noite para fugir das temperaturas altas", diz João Felipe Franca. Hidratar-se antes, durante e depois também é fundamental. Outra regra de ouro: iniciar gradativamente, tanto no tempo quanto na intensidade do exercício, e interrompê-lo ao menor sinal de que há algo errado. "E, finalmente, escolher um local reto e bem iluminado para a prática", completa Timóteo Araújo. Respeitando-se esses princípios, sua saúde provavelmente estará preservada.

Caminhada ou corrida. "No caso de indivíduos saudáveis, até 60 anos de idade, esses são os exercícios mais democráticos a serem praticados", diz João Felipe. O indicado é 30 a 60 minutos de exercício moderado cinco dias por semana ou 20 a 60 minutos de exercícios mais vigorosos três dias por semana.

Alongamento. Deve ser feito ao menos dois dias por semana para melhorar a amplitude do movimento. "Cada alongamento deve ser mantido por 15 segundos, a ponto de sentir um desconforto leve", explica Domênica Camilo. "Repita quatro vezes, acumulando 60 segundos."

Dança. É uma atividade divertida com risco praticamente zero. Aumenta a flexibilidade, melhora a postura, o condicionamento e a coordenação motora, dá noção de ritmo e de espaço.

Nenhum comentário: