segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Compressa gelada sobre a testa ajuda a combater insônia




Parece receita do tempo de nossas avós: colocar um pano umedecido em água gelada sobre a testa durante poucos minutos pode nos ajudar a relaxar e a dormir melhor. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, constataram que resfriar o córtex pré-frontal, localizado logo acima da testa, torna essa região menos ativa e dribla a insônia.

Estudos anteriores já haviam relacionado a dificuldade para conseguir dormir à hiperatividade nessa área, associada ao planejamento e às preocupações. A equipe liderada pelo psiquiatra Eric Nofzinger pediu a 12 pessoas com insônia que usassem por algumas noites antes de dormir um capuz que resfriava a testa, processo chamado de hipotermia cerebral.

Mais da metade delas relatou melhora no sono. Um dos voluntários chegou a dizer que usar o capuz foi como “massagear o cérebro”. Nofzinger pretende analisar se o resfriamento tem efeito sobre sintomas de transtornos de ansiedade e humor, que também estão relacionados ao córtex pré- frontal.


Fonte: Site Mente e Cérebro

Nenhum comentário: