sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Antibióticos são ineficazes contra sinusite, diz estudo

Pacientes que tomaram o medicamento não tiveram maior alívio dos sintomas em pesquisa feita nos EUA

Especialistas dizem que outras ações, como a lavagem nasal, são mais importantes em casos leves e moderados


MARIANA VERSOLATO - FOLHA DE SÃO PAULO

Prescritos rotineiramente para tratar crises de sinusite bacteriana, os antibióticos foram colocados à prova.

Segundo um estudo publicado no "Journal of the American Medical Association", pacientes que receberam esses remédios não tiveram um alívio maior dos sintomas da sinusite do que aqueles que receberam placebo.

Nos EUA, um em cada cinco antibióticos com receita é prescrito para tratar sinusite.

Participaram do estudo 166 voluntários com sinusite aguda bacteriana sem complicações causadas pela doença e sintomas moderados e severos. Eles foram divididos em dois grupos: um tomou amoxicilina e o outro, placebo, ambos por dez dias.

Todos receberam remédios para o alívio dos sintomas, como congestão nasal.

Os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington então avaliaram a qualidade de vida e o alívio dos sintomas a cada três dias de tratamento.

Os resultados dos dois grupos foram similares. No sétimo dia, o grupo dos antibióticos disse sentir uma melhora maior, mas não houve diferença na quantidade de dias de ausência do trabalho, nos problemas para executar atividades cotidianas ou na satisfação com o tratamento.

"Há agora um grupo considerável de evidências de que os antibióticos produzem pouco ou nenhum benefício em pacientes com rinossinusite aguda. No entanto, o tratamento com antibióticos é esperado pelos pacientes e prescrito por médicos", dizem os autores no estudo.

Segundo Richard Voegels, diretor do departamento de rinologia do Hospital das Clínicas, a conclusão do estudo já é observada na prática para casos leves e moderados.

"A cura da sinusite acontece de qualquer jeito, com ou sem antibióticos. O mais importante é restabelecer a fisiologia do nariz com medidas como evitar ar seco e cigarros e fazer lavagem nasal."

Voegels diz, porém, que, em casos de sintomas graves, a cura também acontece sem os medicamentos, mas os sintomas são amenizados com os antibióticos.

"Quando o paciente está sofrendo mais, a melhora com antibióticos é nítida."

Esses medicamentos podem ser usados depois de dez dias de sinusite viral (que geralmente evolui para a bacteriana) ou após cinco dias, se houver piora dos sintomas.

"Isso significa que estamos autorizados a usar, mas não que seja necessário. É importante insistir que o paciente tome outras medidas antes, mas é difícil convencê-lo."

Segundo o otorrinolaringologista Henry Ugadin, pessoas sem doenças associadas que possam agravar a sinusite, como diabetes, com quadro inicial e poucos sintomas melhoram sem antibióticos.

"Mas, com os remédios, o alívio é mais rápido", afirma.

Voegels diz ainda que é preciso evitar exageros no uso dos antibióticos para não contribuir para a resistência bacteriana. "A maioria das sinusites é viral e não precisa desse tipo de tratamento."

Nenhum comentário: