quarta-feira, 1 de junho de 2011

Delfinoterapia (Terapia com Golfinhos)



A terapia com golfinhos, também conhecida por delfinoterapia, é uma terapia complementar que utiliza o golfinho (sendo a espécie mais utilizada o golfinho nariz-de-garrafa) como animal co-terapeuta na intervenção com pessoas portadoras de deficiência, quer seja em crianças, adultos ou idosos.
Apesar de se poder aplicar em qualquer idade, as crianças são o principal alvo deste método de tratamento invulgar, já que para elas, não se trata de um tratamento médico, mas sim de uma simples brincadeira, o que o torna bem sucedido.


A terapia com golfinhos não passa apenas por nadar com eles. Esta terapia é acompanhada por terapeutas e baseia-se em programas específicos, consoante as dificuldades e patologias de cada indivíduo.
Existem duas opções para nadar com golfinhos - com golfinhos em cativeiro ou com golfinhos selvagens. Varia de acordo com os centros que realizam a terapia com golfinhos (delfinários), resorts e parques temáticos.

Sendo os golfinhos animais bastante curiosos, investigam tudo o que lhes pareça diferente, nomeadamente qualquer diferença a nível dos tecidos humanos, isto é, através de ultra-sons, estes incríveis animais conseguem detectar desde cancros a deficiências mentais. Ao emitirem ultra-sons, estes penetram nos tecidos humanos, alterando-os de uma forma positiva, fazendo com que tecidos danificados se regenerem. Para além disto, os ultra-sons, em contacto com o ser humano, fazem com que se produzam endorfinas, substâncias produzidas pela hipófise, que diminuem a dor sentida pelo paciente e facilitam a respiração.
Os resultados desta terapia são fantásticos, já que crianças que nunca haviam dito uma palavra começaram a falar, e crianças incapacitadas fisicamente puderam, finalmente, andar.

Na terapia com golfinhos o quadro clínico atendido é muito extenso, incluindo pacientes com depressão até pacientes extremamente incapacitados. Podemos referir as seguintes patologias:
-» Atraso do desenvolvimento;
-» Transtornos de comunicação;
-» Deficiência de aprendizagem;
-» Transtornos de atenção;
-» Doenças genéticas;
-» Doenças auditivas;
-» Depressões;
-» Cancro;
-» Síndrome de Angelman;
-» Síndrome de Rett;
-» Paralisia Cerebral;
-» Síndrome de Down;
-» Autismo;
Mais recentemente, têm vindo a ser desenvolvidos estudos sobre o efeito desta terapia em grávidas. Os médicos salientam os benefícios que os ultra-sons emitidos, por estes animais, têm sobre os bebés, uma vez que estas emissões ajudam a desenvolver o seu canal auditivo e normalizam o ritmo cardíaco. Para além de todas estas vantagens, também a mãe terá um período de gestação mais calmo e saudável, ao mesmo tempo que se divertem acariciando estes simpáticos animais.

Fonte:http://amigosterapeutas.blogspot.com

Um comentário:

vera lúcia Pinheiro disse...

Sou fã incondicional desses seres maravilhosos. Tive a oportunidade, em uma visita a uma plataforma da Petrobrás, de navegar por horas, e fomos presenteados com um show de Golfinhos, tive naquele momento um sentimento de felicidade inexplicável, enquanto os Golfinhos pulavam na água eu pulava no barco, voltei a ser criança por alguns minutos. São seres incríveis.
Vera