quinta-feira, 2 de junho de 2011

O chocolate faz mal para os cães?


Muitas pessoas ainda tem dúvidas em relação ao chocolate não fazer bem para os cães. Afinal, se nós podemos comer chocolate, por que os cães também não podem?

Primeiramente porque pessoas e os cães são diferentes em diversas aspectos. Nós somos muito mais vulnerais à certas coisas do que os cães, e eles também são em relação a outras. Os cães, por exemplo, podem correr na neve descalços por um longo tempo sem que tenham nenhum problema. Já as pessoas podem correr nas mesmas circunstâncias por apenas 30 segundos e logo vão sentir seus pés começarem a doer.

No caso do chocolate, o problema está em um composto químico chamado teobromina, presente em sua composição. A teobromina é parecida com a cafeína, e é ela que causa problemas aos cães. De acordo com estudos, a teobromina é tóxica para um cachorro quando ele ingere de 100 a 150 mg por quilograma de seu peso corporal.

No entanto, existem diversas marcas e tipos de chocolates no mercado e cada uma pode apresentar quantidades diferentes de teobromina. Digamos que seja preciso 600 ml de achocolatado para intoxicar um cão de nove quilos, uma quantidade de apenas 170 gramas de chocolate amargo já pode ser letal para este mesmo cachorro.

O que temos que alertar é que a intoxicação por chocolate é mais comum do que parece e este assunto deve ser tratado com cuidado.E dependendo do tamanho do seu cachorro, uma pequena quantidade pode ser letal.

Caso você suspeite que seu cão comeu uma quantidade expressiva de chocolate, não deixe de procurar um veterinário.

Fonte:www.meupetcuritiba.com.br

Nenhum comentário: