terça-feira, 4 de novembro de 2008

Adelson Viana lança seu "Acordeom Brasileiro" pela Biscoito Fino

Adelson Viana e banda, em um dos encontros da AFA




Vejo com satisfação na página da Biscoito Fino na Web o lançamento do álbum "Acordeom Brasileiro", com o virtuoso acordeonista e amigo de Fortaleza, Adelson Viana, um dos parceiros musicais mais constantes do Luciano.

O selo Biscoito Fino é o mais sofisticado do mercado fonográfico brasileiro, com uma proposta rigorosa no que se refere à alta qualidade. É um privilégio para um artista constar do seu catálogo.

A AFA teve a oportunidade de ouvir a arte de Adelson Viana este ano em um de seus eventos ocorridos no Icaraí. Quem lá esteve, ouviu um músico refinado tocando o melhor da nossa música regional, ligada às raízes mais profundas de nossa rica cultura musical.
Está aí uma ótima sugestão para um presente.
Sérgio Almeida Franco, Salvador-Ba

Leiam a seguir trechos da apresentação do CD colhidos do site da Biscoito Fino.
Apresentação de Acordeom Brasileiro de Adelson Viana - Biscoito Fino

O acordeom foi desenvolvido por volta de 1829 em Viena, na Áustria. Sua construção foi baseada num instrumento de sopro chinês chamado Cheng, com o mesmo sistema de palhetas. No século XIX, ganhou o mundo depois de passar pela Itália, onde surgiram importantes fábricas como Paolo Soprani e Scandalli, e logo foi difundido por toda a Europa.

Popularizou-se no Brasil no final do século XIX, trazido pors imigrantes italianos. Apesar da associação bissexta à cultura nordestina, o acordeom , como se pode observar acima, tem ascedência européia. Como instrumentista, Adelson atua ao lado de Raimundo Fagner, onde faz a direção musical, tendo se apresentado também ao lado de Zeca Baleiro, Dominguinhos, Lenine, Naná Vasconcelos, Paulo Moura, Fausto Nilo, Kátia Freitas, Manassés, dentre outros artistas.
Em 1996 Adelson fundou o Vila Estúdio onde até hoje trabalha como instrumentista, arranjador e produtor musical. Em 2004, Adelson esteve na França (Brest 2004) onde participou de shows no Espaço Brasil, levando a música brasileira a um grande público presente. No mesmo ano, Adelson e o Vila Estúdio gravaram o disco Com o Pé no Forró, projeto do mineiro Toninho Horta junto com o cearense Felipe Cordeiro. Este disco foi indicado ao Grammy Latino, em 2005, na categoria “melhor álbum de MPB”.

Ficha Técnica
Gravado, Mixado e Masterizado no Vila Estúdio que é do próprio Adelson.
Arranjos: Adelson Viana
Arranjo de Metais: Spok
Artística: Raimundo Fagner
Direção Musical: Adelson Viana e João Lyra

Participações Especiais Dominguinhos e Spok Frevo Orquestra
Realização Biscoito Fino
Direção Geral: Kati Almeida Braga
Direção Artística: Olivia Hime
Produção: Joana Hime

Nenhum comentário: