Por ser uma técnica tão importante para o equilíbrio interior, aí vai mais uma mensagem sobr meditação.
Com carinho, Isabel Luísa Almeida
Encontre um lugar tranqüilo.
Para tornar o ambiente mais propício à prática da meditação e oração, pode-se compô-lo com alguma imagem sacra. O importante, porém, é que o ambiente proporcione a tranqüilidade o recolhimento necessário à prática da meditação.
Sente-se confortavelmente, de forma que suas costas fiquem bem eretas. É importante perder alguns minutos para se chegar a uma posição confortável, de forma que o corpo não possa importunar o trabalho da mente. Feche seus olhos gentilmente e comece, então, a recitar a palavra-oração, ou mantra, silenciosamente, interiormente e amorosamente, por todo o tempo que durar sua meditação: "Maranataha, Ma-ra-na-tha" .
Diga a palavra, acentuando equilibradamente e harmoniosamente, cada uma das quatro sílabas. A palavra maranatha é aramaica, a mesma língua que Jesus falava, e significa: "Vem, Senhor!" Ela é encontrada nas Escrituras, mais precisamente, no Novo Testamento. São Paulo e São João encerram, respectivamente, a Primeira Epístola aos Coríntios (1Cor 16, 22b) e o Apocalipse (Ap 22, 20). Pode-se dizer que é uma das primeiras orações da Tradição cristã.
Durante a meditação, não é necessário pensar sobre o significado da palavra. Concentre-se, apenas, em seu som, durante o tempo de sua meditação, do início ao fim. Procure não pensar em nada: imagens, sentimentos, tarefas do dia, mesmo que imagens piedosas venham à mente. Caso as distrações ocorram, simplesmente retorne ao mantra, gentilmente.
A repetição fiel da palavra maranatha deve levar em consideração a atenção e a intenção. A atenção e intenção colocadas na recitação mental da palavra favorecem nossa concentração e o trabalho de Deus em nossas almas. Medite entre vinte minutos e trinta minutos, duas vezes ao dia, pela manhã e pelo anoitecer, todos os dias de sua vida.
Dom John Main costumava dizer: "Apenas recite sua palavra". A meditação é um caminho de uma oração pura, marcada pelo silêncio, ... e simplicidade.
2 comentários:
Bebel,
Vc está prestando grande colaboração à AFA fazendo essas postagens no Blog.
Tenha certeza que a primeira beneficiada é vc mesma, pois quando se faz uma postagem, a preparação da mesma já se constitui em uma aula.
Eu mesmo aprendi muito nesses dois anos de dedicação ao Blog.
Sérgio
Sérgio,
Que bom que estou atendendo à sua expectativa. Também estou gostando de postar no blog.
Beijos,
Bebel.
Postar um comentário