Autor: Amauri Nóbrega
Calma para aqueles avessos a política. O que quero saber é se você se define como um político ou um diplomata. Existem algumas diferenças entre as duas, agora o que é melhor … ser Político ou Diplomata?
Essas duas palavras muitas vezes são vistas como sinônimos, mas eu não participo dessa idéia. Participo da idéia que temos que ser diplomatas e não políticos.
O político é mais pejorativo. Quando identificamos uma pessoa como política, o que vem à cabeça, infelizmente, é a imagem dos nossos políticos. Essa fama criada por eles acaba tornando a palavra como uma ofensa. Passa uma imagem de agressividade, arrogância, prepotência e que fará tudo ao seu alcance para conseguir o objetivo desenhado.
Já o diplomata passa uma imagem de uma pessoa mais serena, que sabe escutar. Uma pessoa conciliadora, cautelosa, que gosta de harmonia e de paz. É sensível e possui habilidades psíquicas que o ajudam a gerir conflitos com visão de ganha-ganha. A empatia é marca registrada da pessoa diplomata.
Você discorda da minha visão? Vamos por um momento deixar um pouco de lado essa discordância e analisar friamente a seguinte situação. Se em uma reunião, você vê que uma pessoa apresentou uma idéia como se fosse dele, entretanto você sabe que a idéia original é de outra pessoa, que é mais introvertida e têm medo de apresentar suas idéias. O que você faria? Se você levou mais de 10 segundos para responder, acredito que está precisando “polir” a sua “diplomacia”.
Fonte: Blog do Coach
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário