quarta-feira, 5 de setembro de 2007

À mesa com PRAZER


Já reparou que existem pessoas que conseguem cortar seu barato durante uma refeição? A comida pode estar ótima, mas, se a companhia for desagradável, é grande a possibilidade de você sair do restaurante insatisfeito. Aqui está uma lista de perfis comuns que são perfeitamente capazes de causar uma indigestão. E, se você encontrar qualquer semelhança entre as descrições abaixo e traços de sua personalidade, trate de mudar de atitude. Ou corre o risco de ver minguar seus convites para o almoço.


O ENCRENCA
Não importa onde ele está. Sempre vai achar um jeito de reclamar de alguma coisa e se indispor com um garçom ou com quem quer que esteja por perto. Na verdade, é infeliz consigo mesmo e quer descontar em quem pode menos. E você, que está junto, acaba se contaminando com o mau humor.
O SÔFREGO
Ele senta-se à mesa imaginando estar correndo uma maratona. Não conversa, responde por monossílabos. O importante, para o sôfrego, é mesmo a comida.


O APROVEITADOR
Sabe aquela pessoa que reclama que o drinque está fraco, mas, antes que o garçom coloque mais bebida, bebe tudo o que está no copo para pagar por um só e beber dois? Já pensou em alguém assim administrando sua empresa? Ou sua conta corrente em um banco? O aproveitador adora receber convites, mas jamais os retribui. Quando é convidado, trata de optar pelo prato mais caro e, na hora do acerto da despesa, quase nunca divide a conta.


O ENTOJADO
Este aqui detesta aquele tempero que é base de quase todo o tipo de comida e começa o enorme interrogatório para saber qual prato do cardápio não tem a especiaria. E os pobres acompanhantes ficam esperando a difícil decisão para fazer seus pedidos.


O TELEFONE MANÍACO-COMPULSIVO
Não importa há quanto tempo você não o vê, nem quão importante é o cliente com quem ele partilha a refeição. Este tipo não desliga o celular jamais e, a todo momento, baixa seus talheres para atender às inúmeras ligações que recebe. Me pergunto por que, então, ele não almoça na companhia de suas ligações telefônicas e nos deixa em paz para desfrutar da companhia de quem está ao lado, não é mesmo?


O FUNESTO
As notícias são sempre as ruins, a conversa é sempre pesada e este tipo também traz, atualizadas, as calorias de cada garfada que você leva à boca. Por causa de um funesto assim, nunca mais consegui comer uma deliciosa iguaria baiana sem ter uma ponta de dor na consciência. Graças a ele, sei agora que o pitéu tem nada mais que 1.000 calorias!!!


MEU CONSELHO
Assuma a atitude mais elegante e garanta uma conversa agradável à mesa. Vai ver como choverão convites. Afinal, a vida é ação e reação. Temos de cumprir nossa parcela.


Fonte: Exame Você S/A - 30 Lições de Etiquetas - Por Célia Leão

Nenhum comentário: