terça-feira, 17 de março de 2009

O que você vai ser quando crescer?





Mudanças contínuas fazem surgir profissões nem imaginadas há pouco tempo


Por Scher Soares*


Talvez pareça estranho e por que não dizer até infantil perguntar e ter de responder a uma pergunta como esta. Certamente não é a primeira vez que você é surpreendido com esta pergunta e é provável também que ainda agora você não tenha uma resposta definitiva. Aliás, talvez não ter uma resposta definitiva seja a melhor entre as possíveis respostas que você possa vir a ter. Pense bem, como poderá você idealizar em definitivo “o que vai ser quando crescer”, sem considerar as diferentes necessidades que surgirão frente às prováveis mudanças que acontecerão nos próximos anos.

Se existe algo que devemos absorver em definitivo, é a certeza de que tudo continuará mudando. E numa velocidade cada vez maior.

Será que na sua infância, o que você queria ser quando crescesse pode ser percebido hoje como algo factível? Será que o que agora você deseja ser quando “crescer” será factível à época em que você finalmente encontrar-se crescido? Quais serão as necessidades dos mercados, das organizações, dos clientes daqui a dez, 15, 20 anos? Como serão as leis? Que descobertas a medicina e a ciência terão feito? Que produtos ou serviços serão considerados necessários, úteis, essenciais, supérfluos? Que produtos ou serviços terão desaparecido ou estarão em declínio? Quantas profissões existirão e quais serão as especializações mais recomendadas? São perguntas difíceis, não? Mas, se quisermos de fato estar pelo menos um pouco preparados para esse cenário de mudanças constantes e incertezas, precisamos pensar adiante. Vejamos alguns dados:
Segundo projeções da Universidade de São Paulo (USP), 70% das profissões que dominarão o mercado em 2010 não existiam na virada do século.

Atualmente já são mais de 350 cursos registrados no MEC. De comércio exterior a quiroprática, de enologia à citologia.

A partir de 2020, as profissões terão uma vida útil média de 12 a 14 anos.

75% do PIB mundial de 2020 será formado por produtos que ainda não foram inventados.

Em 2020, o conhecimento estará duplicando a cada 83 dias. Atualmente duplica a cada quatro anos.

Administrador de comunidade virtual, engenheiro de rede, consultor de carreiras, planejador de games, gestor de patrocínios, engenheiro genético. Essas e outras profissões estão dentre muitas que são atualmente consideradas como “profissões do futuro”, que terão muita demanda em breve. Mas é preciso ter calma. Isso não quer dizer que as outras profissões desaparecerão. Na verdade, tudo está passando por um processo de mudança permanente e você, mesmo sem perceber, já faz parte desse processo.

Fazemos parte desse cenário e temos uma notável facilidade de adaptação a esse novo contexto. Vimos as máquinas de escrever sumirem e os telefones celulares surgirem. Vimos desaparecer as maquininhas de remarcar preço nos supermercados e presenciamos o nascimento das leitoras óticas. Deixamos de alugar fitas VHS e passamos a alugar filmes em DVD. Mudamos junto com o mundo à nossa volta.

O importante é imaginar, dar vazão à criatividade e manter-se alinhado com os possíveis desejos e necessidades que poderão surgir em um futuro cada vez mais próximo. Necessidades e desejos que moldarão e ditarão que elenco de profissões e profissionais deverá sumir e surgir, para que a humanidade continue mudando sempre, em sua jornada evolutiva.

E então, já decidiu o que você vai ser quando crescer? Tenha uma ótima escolha!

*Scher Soares é palestrante e consultor, tem formação em coaching e utiliza sua especialização em comportamento humano, liderança e vendas.
Site: Carreira e Empregos

Nenhum comentário: